terça-feira, 29 de novembro de 2016

SINSEPOL - Comunicado PCCS

A Diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia – SINSEPOL informa para todos seus filiados que continua trabalhando diuturnamente para que o Governo de Rondônia, desta vez, cumpra com o Acordo firmado até o final de Novembro e apresente para a Categoria o Plano de Cargo, Carreira e Subsídio – PCCS.
Desde o início do mês foram intensificadas as reuniões nos Gabinetes dos Deputados Estaduais, que também são testemunhas do compromisso firmado com os policiais civis, que vem sendo descumpridos pelo Governo de Rondônia desde Dezembro de 2015, sendo ratificado por nobres parlamentares o apoio para aprovação do PCCS.  Bem como, foi solicitado o intermédio junto ao Governo para que seja encaminhado para ALE o projeto do PCCS.
Assim como, foram realizadas cobranças pontuais com os Secretários Emerson Castro da Casa Civil, George Braga da SEPOG, Helena Bezerra da SEGEP, Delegado  Luiz Roberto Secretário Adjunto SESDEC, Delegado Eliseu Muller DGPC, Dr. Juracy Jorge da Silva da PGE, dentre outras autoridades públicas do Estado requerendo celeridade no processo de finalização do PCCS.
O presidente do SINSEPOL afirma que “a categoria deve permanecer mobilizada, que após diversos descumprimentos de prazo pelo Governo, os policiais civis estão desacreditados, o Sinsepol vem intensificando as manifestações para a aprovação do Plano, convocando todos para aderir a luta, pois, juntos vamos conseguir o encaminhamento do projeto do PCCS para ALE” – Rodrigo Marinho.
O esforço da diretoria é para que o Governo cumpra com o prazo estabelecido, informando que será realizada Assembleia Geral da categoria, no início do mês de Dezembro de 2016, conclamando todos os policiais civis a manter a união, vestir a camisa e vir para luta!!
Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito. Martin Luther  King Jr.
pccs 8
pccs 7
pccs 6
pccs 5
pccs 4
pccs 3
pccs 2
pccs 1
Fonte: Sinsepol

SINSEPOL - 1º Torneio de Tiros Sinsepol


Vamos participar, o convite está feito.


DEUS NOS FALA

Evangelho de Mateus 24, 37-44

“Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem. Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada a outra será deixada. Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.”

“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.” A arca de Noé foi uma proposta de salvação; agora é o Reino de Deus com Jesus. Duas propostas de salvação que permitem dar início a uma nova humanidade, uma humanidade renovada. Nesse sentido, a vinda de Jesus é parecida ao tempo de Noé. De fato, o povo daquele tempo se preocupava exclusivamente pela vida do dia-a-dia: comer, beber, casar-se. No entanto, Noé soube ir além desta naturalidade e, ouvindo Deus, fez uma arca para se salvar do dilúvio iminente.

Como a arca representa a salvação para Noé, para Jesus é o Reino de Deus a salvação. E este Reino de Deus é a vinda de Jesus, que tomará consigo uns e deixará outros. Porque, na verdade, a salvação é para todos, mas nem todos sabem acolhê-la, porque são demais preocupados com a vida do dia a dia. Neste sentido, o evangelista Mateus faz esta pontualização a respeito de dois homens e duas mulheres. Um entrará no Reino de Deus e o outro, não.

Qual é a atitude dos cristãos para ter certeza de fazer parte do Reino de Deus, que é a nossa salvação? Precisamos VIGIAR. Perante o destino humano, que é de suma importância para todos nós, porém, que é envolvido de imprevisibilidade, não podemos viver o presente numa vida desregrada, inconsciente e superficial.

Continua Jesus: “Por isso, também vocês estejam preparados. Porque o Filho do Homem virá na hora em que vocês menos esperarem.” É a vigilância que nos permite enxergar a vinda de Nosso Senhor, deixando o nosso egoísmo de lado. E esta vigilância é caracterizada
sobretudo pelo amor. É quem ama que consegue enxergar além do cotidiano, que transforma a noite no dia (e quantas noites imperam nas nossas vidas, e nos deixam aterrorizados!) e não teme as ciladas duma sociedade concentrada na ganância e no poder.

Quem ama não se interessa em saber qual é o dia que acontecerá a vinda definitiva do nosso Deus, porque está preocupado em amar. É paciente, tudo suporta e tudo compreende. Quem ama não tem medo que outros possam prejudicá-lo e comprometer a própria vida. E justamente, quando os seguidores de Jesus estão sofrendo por causa dele é o momento que demonstram a fidelidade ao Mestre e testemunham até o fim o seu ensino.

Quem ama tem a certeza que Deus virá e Ele o confirmará no Reino que ele apostou na sua vida. Portanto, esta espera imprevista do Nosso Senhor Jesus não nos dá medo, mas, sim, alegria e esperança. É esta esperança que nos fortalece na nossa peregrinação terrena. Vem, Senhor Jesus! Concluindo, tomo a liberdade de lhe perguntar: a preocupação demasiada da sobrevivência do cotidiano o/a desvia do ensino de Jesus? As excessivas preocupações mundanas o/a mantem longe de uma participação eclesial da vida comunitária? Qual é o seu maior desejo: ter cada vez mais ou ser cada vez mais?

Fonte: Claudio Pignhin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação.

O SENHOR NÃO TE ABANDONA

O sofrimento é a dor que mais penaliza as pessoas, sobretudo, aquela que atinge o corpo. Naturalmente, sempre estamos expostos às fragilidades, porque o nosso corpo tem limitações. O salmo 37, do Antigo Testamento das Sagradas Escrituras, nos proporciona uma reflexão sobre isso. Veja o que diz:

“Senhor, em vossa cólera, não me repreendais, em vosso furor, não me castigueis, porque as vossas flechas me atingiram, e desceu sobre mim a vossa mão. Vossa cólera nada poupou em minha carne, por causa de meu pecado nada há de intacto nos meus ossos. Porque minhas culpas se elevaram acima de minha cabeça, como pesado fardo me oprimem em demasia. São fétidas e purulentas as chagas que a minha loucura me causou. Estou abatido, extremamente recurvado, todo o dia ando cheio de tristeza. Inteiramente inflamados os meus rins; não há parte sã em minha carne. Ao extremo enfraquecido e alquebrado, agitado o coração, lanço gritos lancinantes. Senhor, diante de vós estão todos os meus desejos, e meu gemido não vos é oculto. Palpita-me o coração, abandonam-me as forças, e me falta a própria luz dos olhos. Amigos e companheiros fogem de minha chaga, e meus parentes permanecem longe. Os que odeiam a minha vida, armam-me ciladas; os que me procuram perder, ameaçam-me de morte; não cessam de planejar traições. Eu, porém, sou como um surdo: não ouço; sou como um mudo que não abre os lábios. Fiz-me como um homem que não ouve, e que não tem na boca réplicas a dar. Porque é em vós, Senhor, que eu espero; vós me atendereis, Senhor, ó meu Deus. Eis meu desejo: Não se alegrem com minha perda; não se ensoberbeçam contra mim, quando meu pé resvala; pois estou prestes a cair, e minha dor é permanente. Sim, minha culpa eu a confesso, meu pecado me atormenta. Entretanto, são vigorosos e fortes os meus inimigos, e muitos os que me odeiam sem razão. Retribuem-me o mal pelo bem, hostilizam-me porque quero fazer o bem. Não me abandoneis, Senhor. Ó meu Deus, não fiqueis longe de mim. Depressa, vinde em meu auxílio, Senhor, minha salvação!”

Para melhor entender esse salmo quero focar umas questões. O salmista diz que são “fétidas e purulentas as minhas chagas”. O vocabulário hebraico usado para indicar ‘chagas’ é a ‘lepra’. E nesse sentido que esse salmo se considera como a oração de um leproso. É bom lembrar que a lepra em Oriente daquele tempo era uma doença que carregava também um afastamento da comunidade, um total isolamento das outras pessoas. Também os evangelhos nos atestam a marginalização dos leprosos. Portanto, essa doença é a representação trágica da solidão, da expulsão da comunidade e, ao mesmo tempo, revela a impureza, o pecado do doente.

Nesse sentido, a oração se entrelaça com doença e pecado, porque a doença é vivida como um sinal do juízo de Deus. De fato, o salmo inicia com a lamentação de um doente e depois se transforma em uma confissão do pecado. O pecador-doente sente efetivamente o peso insuportável de uma terrível responsabilidade moral e a precipitação da ira de Deus. E para derrubar essa teoria da retribuição, tão fria e simplista, são necessários o testemunho de Jó, a nova perspectiva inaugurada pelos hinos do servo de Yhwè e de Jesus o Cristo. O fiel, nesse salmo, se desanima perante a tanta dor física e se sente só.

É a partir dessa lamentação que inicia a reflexão teológica sobre o pecado segundo a teoria da retribuição. Na Bíblia aparece Yhwè que castiga os pecadores. Por exemplo, no segundo livro dos Macabeus, Judas e o seu exército travaram uma guerra com Górgias, comandante da Iduméia, e o seu poderoso exército. Nesse confronto vitorioso, porém, “morreram alguns judeus, que depois descobriram porque morreram: debaixo das túnicas de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jâmnia, cujo uso a Lei vedava aos judeus.” Assim, esses soldados morreram porque se entregaram aos ídolos e Deus os puniu.

Por isso, esse salmista sente a ira de Deus e assim, para poder sarar, ele pede primeiro o perdão dos pecados. Segundo esse devoto em oração é demais crente que o arrependimento dos seus pecados lhe abrirá caminhos de salvação, na experiência do amor de Deus. E do encontro entre a criatura doente e pecadora e o Criador pode somente resultar o perdão e, portanto, segundo a famosa retribuição, também a cura. Para nós, cristãos, o amor de Deus está acima de qualquer situação, e o seu amor é doado sempre sem mérito nosso.

Assim sendo, deve-se evitar cair na armadilha de “culpar” Deus pelos males que afligem a existência humana. A única origem dos males é a responsabilidade humana. Como acreditar que Deus vai fazer guerras? Vai provocar doenças? Vai degradar a natureza, a nossa “casa comum”? A natureza, a saúde, o meio ambiente, são dádivas de Deus, frutos da Criação.

Fonte: Claudio Pighin, sacerdote, jornalista italiano naturalizado brasileiro, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação.

ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL

O Blog do Chaddad transmite ao Clube da Chapecoense os sinceros votos de condolências pelo fato ocorrido aos jogadores e assim como aos familiares e moradores da cidade de Chapecó-SC. Também os sinceros sentimentos aos jornalistas, demais passageiros e a tripulação da aeronave que perderam suas vidas. 



Opinião de Primeira - MARCHEZAN JR. FAZ OUTRO DURO ATAQUE AO MP E AO JUDICIÁRIO

“Nós debatemos o projeto anticorrupção, como se a corrupção estivesse na política e no parlamento. E a gente sabe que ela está. O nosso parlamento, a gente sabe, está cheio de quadrilhas. Em várias comissões, há quadrilhas de gente para votar montar aquele projeto, pra que alguém ganhe dinheiro em cima. Isso é notório. Porque não acho que esse parlamento aqui seja uma cópia fiel da sociedade. A sociedade é menos corrupta que o parlamento. Porque o parlamento, mais do que representa a sociedade, ele representa corporações. E essas sim, são corruptas. Achacaram o Estado e nos levaram à crise que a gente sabe. O político aqui que faz corrupção, ele o faz em conchavo com alguém que está no Executivo. E ele está sempre em conchavo também com os tribunais de contas, com o Ministério Público e com o Judiciário. Ou por que o Ministério Público não processa e o Judiciário não julga? Será que só o Sérgio Moro viu corrupção, ele e alguns juízes e alguns membros da Polícia Federal? Será que se todos os juízes fossem dedicados e honestos e combatessem essa corrupção, chegaríamos a esse ponto? Será que se todos os promotores fossem dedicados e honestos como o são os da Lava Jato, a corrupção cresceria no Brasil? Todas as críticas são apenas para a classe política. No Judiciário e no Mistério Público não se falou. Por exemplo: o CNJ já provou que é comparsa da corrupção interna no Judiciário e no Ministério Público. A gente tem até apropriação indébita, mantida por liminar. Juiz e promotor no Brasil ganham dinheiro ilegal, com o auxílio moradia, que é ilegal!.” Tem mais....

“ A maior corrupção está no salário ilegal. São 10 bilhões de reais de dinheiro ilegal. De onde? Das corporações. E não vejo na lei anticorrupção ferramenta nenhuma para combater isso”. Quem fez esse discurso tão duro, no plenário da Câmara Municipal? Foi ele mesmo. O corajoso Nelson Marchezan Júnior. Tem mais denúncias dele. Veja no linck  https://web.facebook.com/JContraCorrupcao/videos/vb.169843153170584/693247034163524/?type=2&theater .  O prefeito eleito de Porto Alegre disse tudo isso e muito mais, contra o MP e o Judiciário. Até agora, nenhuma das duas instituições responderam às pesadas críticas.

OUTRA OBRA SEM FIM
Dá pena e tristeza ver o sofrimento dos pais de alunos do Colégio Brasília, no bairro Meu Pedacinho de Chão, em Porto Velho. Desde 2010 a escola está com problemas. Em 2012 começou uma reforma que deveria durar apenas alguns meses, no máximo um ano, mas, até hoje....nada! Há mais de cinco anos os estudantes tiveram que ser deslocados para outros educandários da Capital e em alguns casos, muito distantes da sua escola de origem. Como não há transporte escolar para eles, são os pais que têm que levar e trazer seus filhos todos os dias. Eles que dêem seu jeito! Enquanto isso, a obra da Brasília está parada de novo. Pelo menos as quatro datas anteriores, marcadas para sua reabertura, jamais foram cumpridas. Agora a Seduc promete que tudo estará pronto em fevereiro do ano que vem, ou seja, daqui a três meses. Como a obra será concluída se está parada de novo? Alguém aí sabe responder????

DESRESPEITO E ESCÁRNIO
Vai começar tudo de novo! Com o saco cheio de serem enganados, engambelados e iludidos pelo pessoal da União que trata do seu assunto de maior interesse, a transposição, servidores querem ir a Brasília, outra vez, protestar e exigir solução para o caso. Os sindicatos dos professores, saúde, educação e dos policiais, são alguns que já estão se mobilizando para mais uma pressão. A turma do governo federal tem tratado Rondônia com escárnio e desrespeito, impondo cada dia novos obstáculos para liberar novos transposições. Prova disso é que dos sete mil servidores que já deveriam estar na folha de pagamento da União há muito tempo, apenas 1.455 já estão recebendo seus novos salários. A continuar nesse ritmo, só em 2024, se houver ainda algum sobrevivente, é que todos os sete mil estarão transpostos. É uma vergonha!

O PIB E O AGRONEGÓCIO
Tocantis foi o Estado brasileiro com maior crescimento do PIB, segundo dados oficiais de 2014, com 6,2 por cento. O  Piauí foi o segundo, com 5,3. Rondônia ficou entre os cinco estados que tiveram o maior crescimento do PIB, em termos percentuais, naquele ano, segundo dados oficiais divulgados apenas nessa segunda. Ficamos junto com Roraima, com um crescimento de 2,5 por cento. Naquele ano, os gigantes da produção nacional (São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná) tiveram PIB negativo. Os estados do norte e nordeste é que conseguiram, com seus números , fazer com que a média nacional do Produto Interno Brito, chegasse aos 0,5 por cento positivos. Em Rondônia, o crescimento positivo foi em função de um salto de faturamento no agronegócio. Que, aliás, continua colocando nosso Estado entre os que mais crescem, no Brasil.  

PICADAS PERIGOSAS
Porto Velho foi uma das poucas capitais que não informaram ao Ministério da Saúde sobre a situação de risco de uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Outras 17 cidades do interior estão correndo risco de terem focos do mosquito e cinco delas em piores condições. A população pode ser atingida por doenças como o zika vírus, a chikungunya e a dengue. Quase 900 cidades do país, incluindo várias capitais, com sua falta de infra estrutura, com lixo a céu aberto e sem os devidos cuidados para não permitir o surgimento de focos do aedes, estão na relação dos que podem trazer sérios riscos aos moradores. Em Porto Velho, a Prefeitura faz uma boa campanha publicitária para conscientizar a população. Ajuda, mas não resolve. Tem que se mobilizar muito mais para que as graves doenças transmitidas pelo mosquito não lotem nossos hospitais, nesse inverno amazônico. 

LUZ! MAIS LUZ!
Desmoralizados, desde que seus “companheiros” e aliados foram parar na cadeia ou estão prestes a ir para ela e, ainda, após a queda de Dilma Rousseff, representantes da esquerda tentam criar factoides para tentarem ainda ocupar algum espaço na mídia, já que estão caminhando para a extinção. Foi o que tentou, por exemplo, o ex presidente da UNE, aquele que nunca se formou em nada, o senador carioca Lindenberg Farias, ao propor o impeachment do Presidente Temer. A proposta ridícula, não chegou sequer a passar pela presidência do Senado. Lindenberg,  assim como a senadora Gleicy Hoffmann, que até hoje não explicaram as denúncias contra eles e contra sua turma, ainda tentam, desesperadamente, achar alguma luz para tentar um holofote que lhes dê espaço. Ao menos até agora, só têm conseguido é serem motivo de risos e gozação de seus companheiros de Congresso!

CORRIGINDO
Na edição de domingo dessa coluna, foi publicado que o primeiro colocado no concurso de reportagens do Ministério Público  do Estado, foi de 190 mil reais. Obviamente que houve um erro de digitação e de falta de revisão. O valor real para o jornalista de Ji-Paraná que venceu a competição foi de 10 mil reais. Pedimos desculpas pela falha. 


PERGUNTINHA 
Você acha que o ex ministro da Cultura, Marcelo Calero, agiu corretamente ou como um traidor no ninho governista, ao gravar conversas com o Presidente Michel Temer e alguns de seus então colegas de Ministério?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Jornalista - RO.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

BMW - Munique / Café da Manhã

Realizado pelos Amigos da BMW-Munique, mais um delicioso e festivo café da manhã neste último sábado (26) para os motociclistas e clientes da empresa. Como sempre o carinho é uma constante por parte dos queridos amigos da Munique. Veja as fotos.















PENSAMENTO DA SEMANA

 Dinheiro não é tudo. Há Mastercard e Visa.


Ditus, o Filósofo


Pense Nisso






E comece a agir assim!


domingo, 27 de novembro de 2016

MOMENTO JURÍDICO - Curiosidades sobre a perícia médica do INSS



1. O que é melhor: marcar a perícia pelo telefone 135 ou pela internet?
Prefira marcar pela internet do que pelo fone 135 para ter comprovação do dia marcado, pois é comum a perícia médica no INSS ser desmarcada, o sistema apresentar erros ou, eventualmente, os médicos peritos faltarem.
2. Quais benefícios previdenciários são precedidos de perícia médica?
O Auxilio Doença (se ficará incapaz para o trabalho temporariamente), a Aposentadoria por Invalidez (se ficará incapaz permanentemente, ou seja, dois anos ou mais), o Auxilio Acidente (quando há uma incapacidade parcial mas que ainda possa desempenhar com restrição a sua profissão) e a Loas (apenas para os segurados deficientes).
3. Quais os documentos mais importantes que devem ser levados a uma perícia médica do INSS?
Leve consigo exames e atestados médicos atuais, no máximo dos últimos três meses, bem como as internações e prontuários de atendimento. É bom que o segurado leve originais e cópias de todos os documentos, pois assim apenas as cópias ficarão retidas no INSS.
4. Fui mal atendida e humilhada pelo perito, quais as providências devo tomar?
Em caso de mal atendimento pelo médico perito, ou perícia realizada em poucos minutos (menos de 5 minutos pelo menos) reclame com o Chefe da Agência, assim como com qualquer outro procedimento duvidoso que o médico possa vir a cometer.
5. Quando fico sabendo a resposta da minha perícia?
O comunicado de decisão poderá sair no dia da perícia, no dia seguinte ou poucos dias depois, isso vai depender do sistema da agencia do INSS. O SEGURADO poderá obter o mesmo pela internet ou indo direto a agencia do INSS.
6. É verdade que "os peritos negam tudo"?
Mentira, 70% dos pedidos de Auxílio-Doença são deferidos mensalmente, número que sobe para mais de 80% na categoria de empregados. Apenas 30% são indeferidos, em média. Se o caso termina na Justiça, 90% dos peritos do juízo CONFIRMAM a decisão do perito do INSS.
7. O que é a Alta Programada?
A Alta Programada é um mecanismo que permite que o segurado possa retornar ao trabalho sem precisar esperar MESES por uma "perícia de alta". O segurado já toma conhecimento do prazo fim de seu benefício.
8. O período de recebimento do meu auxílio doença está chegando ao fim, contudo ainda não me sinto bem para voltar ao trabalho, o que eu posso fazer?
Caso esteja chegando ao final do prazo e o trabalhador ainda esteja incapaz por algum motivo, existe o Pedido de Prorrogação. Enquanto essa perícia de PP não é feita, o segurado continua recebendo por força de decisão judicial. E se no PP não for deferido o pleito, existe o PR e os recursos.
9. Meu benefício de auxílio doença foi cortado e a empresa não quer me aceitar de volta, isso está correto?
Na ausência da cobertura do INSS, a empresa é OBRIGADA a pagar o salário e se a mesma não aceita o empregado de volta, ela que arque com esses custos. Mas a saída mais fácil para sindicatos e patrões é tentar empurrar o indesejado funcionário para o INSS de novo, pois na Justiça demorará muito tempo.
10. O perito que me viu na perícia não é especializado na minha doença, e agora?
O perito é especialista em perícia. Não precisa ser especialista na doença, pois a função dele não é dar diagnósticos e tratamentos, é avaliar se existe incapacidade laborativa ou não.
11. Paguei uma vida inteira e meu benefício de auxílio doença foi negado, por quê?
Caso as contribuições para a previdência social se iniciem após a descoberta da doença laborativa, o segurado não fará jus ao benefício, pois dá a impressão dele só ter iniciado os pagamentos porque estava doente. Pode acontecer também do segurado ter ficado mais de 12 meses sem contribuir o que acarretou a perda da qualidade de segurado, o que também excluirá o direito a percepção do benefício, exceto em caso de acidente.
12. É verdade que se eu renovar minha CNH posso perde meu auxilio doença?
Sim. Se você esta incapacitada para o trabalho, e não pode dirigir por esse motivo, estará IMPEDIDO de renovar a CNH, pois não tem condições de dirigir, logo se for considerada apta para dirigir, significa que esta apta para trabalhar.
13. Como os segurados devem se comportar diante do Médico Perito:
a) Seja natural, responda apenas aquilo que lhe for perguntado.
b) Dê informações solicitadas, não fique falando desnecessariamente.
c) Não desabafe com o médico perito, lembre-se ele não é psicólogo, é um médico auditor, está ali para avaliar seu estado clínico e os documentos apresentados.
d) Leve Atestado Médico bem elaborado e objetivo sobre sua doença.
e) Lembre-se que palavras torpes, agressões verbais são consideradas desacato a funcionário público e isso pode te gerar problemas ainda maiores.
F) Se tiver o beneficio negado, lembre -se que existe meios administrativos e judiciais para pedir o recurso do Indeferimento do Auxílio Doença.
Liliana Rodrigues Delfino, Advogado
Sou advogada atuante nas área cíveis, família, previdenciário e consumidor, desde 2009 quando me formei pela universidade Estácio de Sá. Pós Graduada em Direito previdenciário pela Universidade Anhanguera. Filha e neta de advogados, levo o direito na Veia. Amo o que faço. facebook: https://www.facebook.com/Advocaciamaar You Tube: Liliana Delfino. Jus Brasil.