sexta-feira, 29 de abril de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DIA DE NOVO RECOMEÇO PARA O ANEL VIÁRIO DE JI-PARANÁ

Dos vários tipos de males que afetam nosso País, afora a campeoníssima corrupção, um efeito colateral também atinge com dureza outros órgãos vitais do país: as obras que nunca terminam. Nesse pacote de incompetências; de controles exagerados; de brigas de beleza entre autoridades e de uma burocracia que sempre vai contra os interesses do povo, centenas e centenas de obras estão paradas ou muito atrasadas, mesmo depois de terem sido gastos alguns bilhões de reais. Em Rondônia, os exemplos são óbvios e notórios. Se poderia escrever uma enciclopédia sobre essa vergonha, que atinge viadutos, áreas de lazer, escolas, postos de saúde, rodovias e muitos outros. Já tivemos aqui um recorde nacional, certamente: o viaduto sobre a BR 364 em Pimenta Bueno, que levou cerca de 22 anos para ser entregue.  Agora, na região central do Estado, há outra dessas obras recheada de sapos enterrados, que não terminam nunca e, na maioria das vezes, não há explicações claras dos motivos desse vergonhoso atraso. Trata-se do Anel Viário de Ji-Paraná, que já deveria estar pronto há pelo menos uma década e meia. Talvez até antes disso. Agora, pela enésima vez, anuncia-se a retomada dos trabalhos, interrompidos por questões sérias, mas também por inacreditáveis bobagens burocráticas.
O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, quer entrar para a história do Estado como o comandante do órgão que desenterrou os sapos do Anel Viário e, finalmente, o entregou não só a comunidade daquela região, mas também a todos os rondonienses que serão beneficiados. Quando o DER colocar os primeiros quilômetros de asfalto no  Anel Viário, aí sim se começará a acreditar que, até que enfim, poderemos imaginar que essa obra vital para Ji-Paraná, para toda a região central e para o tráfego na BR 364, que será aliviado, será entregue. Oremos, pois!
SUPERANDO A CRISE - Como Rondônia está conseguindo passar pela crise econômica problemas mais sérios, mantendo os salários dos servidores  em dia e o pagamento dos fornecedores também? O que temos de diferente? As respostas a essas questões e muitas outras, relacionadas com as finanças do Estado, são respondidas pelo secretário da Fazenda de Rondônia, Wagner Garcia, num bate papo com Sérgio Pires. A entrevista exclusiva vai ao ar no programa DIRETO AO PONTO, da SICTV/Record, a partir das 13h15 deste sábado, em rede estadual. O destaque ao agronegócio e a volta do programa Nota Legal, reformulado, também fazem parte da entrevista. Não perca!
PERDÃO AOS APAIXONADOS! - Tem que se falar claramente: quem não apoia a roubalheira, a destruição da Petrobras, a crise econômica histórica, que já desempregou 10 milhões e meio de pessoas,  os palavrões de um ex Presidente, que humilha as mulheres (daí pode|!), é coxinha e golpista. Ai de quem discordar dessa gente maluca, que prefere ver seu país destruído, a abrir mão de suas ideologias superadas e das frases feitas que ninguém mais dá bola. O Brasil, acabado por um projeto de poder que arrasou, em poucos anos, quase tudo o que conseguimos de bom nas últimas décadas, esse sim, nãoé mais importante do que seus cargos e suas crenças. A loucura destruidora ainda é defendida por esses estúpidos, doentes sociais e também apaixonados ingênuos. Só esses, os apaixonados, merecem perdão. Os outros, que se danem junto com seus líderes de pés de barro.
ESPERANDO MAMÃE! - Os números da economia brasileira continuam despencando. Foi por exemplo, o pior mês de março para o desempenho de todos os setores pesquisados, dos últimos 25 anos. Rondônia ainda está, felizmente, fora desses números assustadores, porque a economia do contra cheque ainda é fundamental para o Estado e o dinheiro dos servidores está sendo pago rigorosamente dentro do mês trabalhado. A expansão do nosso agronegócio, com índices altamente positivos e o salto na produção e venda de peixes também nos beneficia. Mesmo assim, o comércio lojista está assustado, com a queda nas vendas. Por isso, a chegada de maio e do Dia das Mães são esperados por comerciantes ansiosos em voltar a vender bem. Tanto em Porto Velho como em muitas cidades do interior...
BANCADA COESA - Depois de ser um dos únicos dois Estados brasileiros a ter toda a sua bancada federal votando a favor do impeachment da Presidente Dilma Rousseff ( a outra bancada da unanimidade foi do Amazonas), já possibilidade concreta de que Rondônia acabe tendo novamente a única bancada do Senado a votar toda pela saída de Dona Dilma. Nas demais regiões do Estado, há pelo menos um senador que está ao lado do governo ou ainda faz parte da base aliada. Em Rondônia, Ivo Cassol e Valdir Raupp, adversários políticos no Estado, dessa vez estão juntos contra a Presidente. Para surpresa geral, Acir Gurgacz, líder do PDT no Senado, avisou que atenderá o clamor dos rondonienses e seguirá no mesmo caminho. Mesmo correndo o risco de ser expulso.
BYE, BYE, PRESIDENTE! - Há quem diga, aliás, que o martelo já estaria batido no Senado. Dos 42 votos necessários, a metade mais um para pedir o afastamento da Presidente, por 180 dias, enquanto o processo de impeachment anda, os antigoverno já teriam, garantidos, ao menos 47 membros da Casa. Haveria pelo menos uma dezena de indecisos, que podem até se unir aos que querem a saída de Dilma, porque poderiam temer a reação dos seus eleitores. A verdade é que a permanência da Presidente no cargo é, hoje, defendida por uma minoria (mesmo barulhenta, mas minoria!), já que a grande maioria da população quer o fim desse governo e da crise que está correndo o país.  
PERGUNTINHA - Será que com 45 funcionários e 30 veículos pesados novos, que anuncia, serão usados, o DER finalmente vai entregar a obra do Anel Viário de Ji-Paraná ainda esse ano?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário