Na foto está a Meiri uma feliz compradora de uma moto de alta cilindrada |
A frota brasileira de motos cresceu 409% entre 2000 e 2010. A ABRACICLO tem destacado a participação da região nordeste do Brasil, onde houve expansão de 540% de motocicletas. O sudeste ainda lidera sobre as duas rodas e concentra, hoje, 41% da frota nacional. O estado de São Paulo tem mais de seis milhões de motos.
Para se ter uma idéia do que isso representa em 2000 eram 37 habitantes por motocicleta. Em 2010 a relação passou para 12 brasileiros para cada moto. As montadoras também têm aumentado as apostas no mercado das motocicletas flex. Hoje, as motos verdes representam 44% do total fabricado. Mais de 435 mil motos foram vendidas no Brasil no primeiro trimestre deste ano, número 9.8% maior do que no mesmo período do ano passado, sem dúvida um novo fenômeno para as autoridas se preocuparem.
Estes elementos estatísticos nos levam a uma reflexão dupla, formação do condutor e acidentalidade. Sobre a formação, inicialmente do instrutor de trãnsito, é crível salientar-se que o estado do RS é o que melhor executa os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro. O DETRAN estabelece protocolos integrados, conveniando-se com instituições de ensino superior e dando-lhes a outorga da formação do instrutor. Em Porto Alegre, a FACULDADE IDC tem o objetivo de formar neste ano de 2011 cerca de 300 novos intrutores. O destaque nesta formnação é a qualidade dos docentes, todos com plena identificação com o Trânsito.
Na formação do aluno, novo motorista, a competência cabe aos Centros de Formação de Condutores. Estas entidades, credenciados pelo DETRAN, seguem os preceitos da legislçaão federal e estuadual e dela não podem afastar-se. Somos o único estado em que todos os CFC's têm sua pista de treinamneot de motociclistas, ainda há, sem dúvida, muito o que fazer, mas nossa qualidade é a melhor do Brasil. Neste particular, o SINDICATO DOS cfc'S, fez parceria coma HONDA DO BRASIL, trazendo em duas oportunidades, seus pilotos - profissionais destacados no cenário do motociclismo, para aqui ewxecutarem cursos de qualificação dos intrutores de CFC's. Hoje, há cerca de 260 instrutores qualificados pela HONDA, tudo feito na expectativa da melhor oferta de formação de usuários de veículos duas rodas. Estes instrutores têm o dever de multiplicar seus conhecimentos.
Em relação à acidentalidade e sinistralidade no Trânsito, destacamos que acidentes com vítimas fatais em POA, no ano de 2010, conforme dados da EPTC, automóveis envolveram-se em 43% e motos com 30%. São índices preocupantres, que nos devem levar a reflexões - algo ainda não está funcionando satisfatoriamente, - é preciso o despertar para a cidadania e respeito ao próximo.
Preservar a vida é um processo educacional que tem comobase a família e deve completar-se com Educação para o Trânsito nas escolas regulares de ensino fundamental, médico e superior.
Educação é o mehor caminho, pense, reflita e faça a sua parte.
Fonte: Eduardo Cortez Baireira/Sobremtos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário