Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução de motocicletas e tornam a pilotagem mais segura. Uma dessas técnicas é o contra esterço. Com ele, a mto faz curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.
O contra esterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópio.
Das rodas, que surge em velocidades superiores a 35km/h e se torna mais intenso quando for a velocidade. Ele ocorre qporque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retornar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.
Está complicado? Não se preocupe. Não precisa entender física para que a técnica funcione.
Em velocidades baixas, pilotamos girando o guidão para a direção onde desejamos ir, mas em velocidades mais altas, ao utilizar o contra esterço, fazemos o contrário, giramos o guidão para o lado oposto ao que queremos ir. Com isto, a moto se inclina para o lado interno da curva, sozinha. Ou seja, nós giramos para o lado "errado" da curva, para que a mnoto vá para o lado "certo".
Esse efeito pode ser observado com a moto parada: com ela na vertical, vire o guidão para um lado até o batente. Ela tentar "cair" para o lado contrário. A diferença é que, quanto mais rápido a moto estiver, maior vai ser a intensidade do contra esterço e a moto fará a curva mais "no chão".
O contra esterço pode ser aplicado para vários objetivos:
-desviar a trajetória;
-direcionar a moto na curva;
-recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
-corrigir derrapagem de traseira e
-recuperar a trajetória na curva.
Acreditamos que o assunto acima é de fundamental importância para a nossa segurança em nossas viagens de moto. Que o diga o nosso amigo Motociclista Simplício (foto acima), que recentemente esteve "se aventurando" pela Transamazônica recentemente.
O presente texto é transcrito na íntegra e tem como fonte o site de viagem Moto. com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário