sábado, 13 de maio de 2017

Opinião de Primeira - “FICOU CLARO PARA MIM: ELE TINHA O CONHECIMENTO DE TUDO”!

A coisa ficou muito preta para o ex Presidente Lula. Já estava feia, mas depois do depoimento dessa sexta do ex diretor da Petrobras, Renato Duque, a situação do maior líder do PT no país se tornou daqueles de sobressaltar qualquer um. Num novo depoimento dentro da delação premiada, Duque disse textualmente que o ex Presidente sabia de tudo o que acontecia na Petrobras, incluindo, obviamente, todo o esquema de corrupção que  vem sendo denunciado na Operação Lava Jato. Ao responder a uma pergunta do juiz Sérgio Moro, num processo que envolve o ex ministro Antonio Palocci (mais um!), Renato Duque afirmou que esteve pessoalmente com Lula, quando ele era Presidente, em três ocasiões, em três anos diferentes (2012, 2013 e 2014). E afirmou: “Nessas três vezes, ficou claro, muito claro pra mim, que ele tinha o pleno conhecimento de tudo e detinha o comando”. Pra bom entendedor, meia palavra basta. O ex homem forte da Petrobras, que já tem condenações de mais de 50 anos, pelos crimes cometidos quando na diretoria da estatal, deixou claro que nada se fazia na empresa, sem o conhecimento de Lula.
Os advogados do ex Presidente, é claro, esbravejaram. Emitiram nota afirmando que tudo é mentira. E que o depoimento é baseado em fatos forjados. “Como não conseguiram produzir nenhuma prova das denúncias levianas contra o ex Presidente, depois de dois anos de investigações, quebra de sigilos e violação de telefonemas, restou aos acusadores de Lula apelar para a fabricação de depoimentos mentirosos", diz a nota dos defensores. O problema, contudo, é mais complexo. Tem gente demais mentindo, dentro do raciocínio dos advogados de Lula. Mentiram quando o chamaram de chefe do esquema de corrupção; quando denunciaram a propriedade do apartamento tríplex no Guarujá; quando surgiu o caso do sítio de Atibaia; quando outro depoimento o acusa de saber tudo sobre o esquema de corrupção na Petrobras. É muita gente, ex amigos, que decidiram mentir, todos numa vez, para acabar com Lula, o santo. Enfim, esperemos o andamento das investigações. E que a verdadeira Justiça seja feita
DUAS HORAS - O que era bom, ficou melhor ainda. Os Dinossauros estão no ar muito mais tempo. Desde a semana passada. Everton Leoni, Domingues Júnior, Beni Andrade, Jorge Peixoto e Sérgio Pires, que formam o time que conquistou a maior audiência do rádio rondoniense (e repete o feito na SICTV, aos sábados pela manhã, quando a equipe tem o acréscimo de Léo Ladeia), agora podem ser acompanhados, de segunda a sexta, na rádio Parecis FM (98.1 no dial) e em várias emissoras do Estado, por duas horas seguidas. A atração passou a ser transmitida nos dias úteis do meio dia às 14 horas, debatendo, no programa Papo de Redação, os assuntos mais importantes do dia. O bate papo, os fortes debates, as discussões e até bate bocas; os coices de Beni Andrade e a participação efetiva do ouvinte, fazem do programa o maior sucesso da mídia rondoniense. E neste sábado tem mais: a partir das 11 horas da manhã, os Dinos estão na SICTV (Canal 11, na TV Aberta), para Rondônia, o Brasil e o Mundo...
NEGOCIANDO A GRANA - Desesperadas para tentar recuperar a obrigatoriedade do imposto sindical  (chamado, de forma nojenta, de “contribuição”!), lideranças sindicais estão dispostas a apoiar os projetos do governo nas reformas trabalhista e da previdência, em troca da garantia de que o tributo aos seus cofres seja mantido, através de lei federal. A Folha de São Paulo noticiou, nessa semana, que o presidente da Central Força Sindical, o deputado Paulino da Força, teria apontado essa saída, para que as entidades classistas apoiassem as mudanças propostas por Michel Temer. Caso seja verdadeira a informação, fica provado mais uma vez que a maior preocupação dos líderes sindicais não é com seus associados, mas sim com seus cofres. Todo o ano, o imposto sindical obrigatório, que será extinto na nova lei trabalhista, enche os cofres das centrais sindicais com mais de 2 bilhões e 500 milhões de reais. E tem gente que ainda acredita que seus líderes estão mesmo é defendendo os interesses de suas categorias!!!!
MAIS HOMANAGENS À LÚCIA - Mais uma homenagem, todas elas das mais justas, foi aprovada nessa semana na Assembleia Legislativa, dedicada à memória da deputada Lúcia Tereza, falecida no final do ano passado. Além de ter a rodovia que liga a BR 364 à sua cidade, Espigão do Oeste, com o seu nome, agora ela vai receber o Título Honorífico de Honra ao Mérito in Memoriam, em alusão aos relevantes serviços prestados à Rondônia e ao Poder Legislativo. O projeto foi aprovado em votação única durante sessão plenária. A proposta foi feita exatamente pelo parlamentar que ocupa sua cadeira, o jovem deputado Anderson do Singetuperon. Segundo ele, a honraria póstuma, “tem o objetivo reconhecer o brilhante e honroso trabalho que a ilustre homenageada, Lúcia Tereza, professora, ex-prefeita, ex-deputada estadual, prestou ao nosso Estado de Rondônia e ao Poder Legislativo até o fim da sua vida”. A proposta foi aprovado por unanimidade.
MULTAS PESADAS - Até que enfim, a lei está valendo na prática. Até agora, era só no papel, porque faltava coragem para fazer com que os donos de terrenos baldios tomassem vergonha na cara e começassem a limpá-los. Centenas deles, espalhados pela Capital (e muitos em áreas nobres), se transformaram em matagais, ponto de encontro de marginais e criadouro de cobras e insetos transmissores de doenças. E isso há anos. Agora, finalmente, a Prefeitura está colocando as coisas nos seus devidos lugares. Mais de 800 proprietários de terrenos abandonados já recebem notificações, cerca de 280 só nesse mês de abril passado e, se não resolverem o problema em 30 dias, começam a receber multas. Elas iniciam em 6 mil reais e podem ser multiplicadas por até dez vezes, caso as constantes notificações não sejam atendidas. A ordem de endurecer com os Sugismundos, veio de cima: o prefeito Hildon Chaves está cobrando pessoalmente da sua equipe, para que os donos das áreas sujas resolvam a situação de imediato.
PROBLEMAS AMAZÔNICOS - Desmatamento, tráfico de drogas pela falta de fiscalização de fronteiras, a regularização fundiária e a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal: esses são os principais temas do encontro regional de governadores, que está sendo realizado em Porto Velho até o final do dia, nessa sexta. A abertura foi nessa quinta  no Palácio Rio Madeira, com o vice Daniel Pereira representando o governador Confúcio Moura. Nessa sexta, com Confúcio comandando o evento, o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, reuniu os comandantes e suas equipes de nove Estados da região. Fazem parte do bloco amazônico, os Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ao fim dos debates, foi emitido um documento com as principais resoluções do encontro de dois dias.
MANDATO TAMPÃO - Um ano e dois meses, mais ou menos. Esse é o período de tempo em que o novo Governador do Amazonas vai ficar no cargo. Ele será eleito no máximo em 40 dias, para um mandato tampão. Como mais uma vez a Justiça Eleitoral demorou longo tempo para tomar a decisão que cassou um político, no caso o governador reeleito de José Melo, do nanico PROS, a confusão está feita. Em tempo recorde, terá que haver uma campanha política e os candidatos terão pouquíssimo prazo para se apresentar ao eleitorado. O ganhador do pleito, poderá concorrer à reeleição em 2018, mas, caso reeleito, não poderá mais disputar o mesmo cargo, pela nova lei eleitoral. O PROS, partido do governador cassado, é aquele mesmo cuja direção está sendo acusada de receber milhões de reais em dinheiro público, via  Fundo Partidário, grana com que foram comprados helicóptero e avião para consumo próprio, entre outras graves denúncias.
PERGUNTINHA - Será que os parlamentares brasileiros ainda poderão votar projetos polêmicos na Câmara Federal, sem serem ameaçados e atacados pela fúria de grupos de agentes penitenciários?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário