A timidez que a Kawasaki demonstra no Brasil não é compatível com a força e presença da marca em outros mercados. Os produtos são sempre muito competitivos e a marca tem um forte apelo de esportividade que vem das pistas (asfaltadas ou não), o que coloca a “green” invariavelmente como um razoável objeto do desejo de uma parcela importante de consumidores.
Feito este preâmbulo – e a crítica à Kawasaki do Brasil, um lançamento que está próximo de acontecer no mercado brasileiro – provavelmente no segundo semestre deste ano – comprova esta afirmação. Vem aí a Kawasaki Versys 300 (lá fora ela foi apresentada como Versys-X 300, mas aqui tratamos como Versys 300), irmã menor desta família de motos que tem certa vocação aventureira, mas na verdade são desta nova categoria, as crossover.
Apresentada no último Salão de Milão (EICMA 2016), a Kawasaki aposta na Versys 300, uma receita certeira para atrair um público cada vez mais jovem, que procura por estilo e diferenciação da multidão. Este segmento, aliás, deve crescer muito nos próximos anos, já que todas as grandes marcas dedicam atenção especial a esta classe de motores “pequeno-médio”: vem aí a BMW G 310 R, que deve ser seguida da irmã R 310 GS; tem também a Suzuki V-Strom 250, apresentada no EICMA 2016, mas sem qualquer informação sobre sua chegada por aqui; além de Honda e Yamaha que já estão com seus produtos no segmento há bastante tempo, apesar de ambos – XRE 300 e XTZ 250 Ténéré – já necessitarem de uma boa atualização, sobretudo com a chegada destas novas concorrentes.
Como é essa Versys 300?
A Versys 300 vem equipada com o mesmo motor de dois cilindros paralelos – da Ninja 300 e da sua irmã naked, a Z 300. Trata-se de um consagrado motor DOHC, 8 válvulas, de exatos 296 cm³ e arrefecido a líquido, que oferece 39 cv de potência a 11.000 rpm. O conjunto recebeu diversas melhorias para resultar em mais força em baixo e médio giros.
A família de média cilindrada da Kawasaki agora fica completa, com a esportiva (Ninja 300), a naked (Z 300) e agora esta crossover Versys 300. A nova motoca promete oferecer uma posição de pilotagem confortável, digna de uma trail, um verdadeiro convite para viajar. A julgar pelas irmãs, o uso no fora-de-estrada fica bem prejudicado pelos pneus mais afeitos ao asfalto. Daí o caráter estradeiro da nova moto.
Confirmam essa vocação para a estrada e contribuem decisivamente para o conforto na Versys 300 uma generosa bolha, para proteção aerodinâmica, além de um espaçoso assento em dois níveis e com alças para ajudar o eventual garupa. Pensando ainda nesse lado aventureiro da Kawa, a Versys 300 tem um tanque com capacidade para 17 litros e aposta em um consumo próximo ao de suas irmãs, o que lhe permite autonomia perto dos 400 km.
A Kawasaki Versys 300 traz um chassi tubular fabricado em aço, suspensão dianteira com garfo telescópico de 41 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida a gás com links. Os freios são assistidos por disco simples da traseira e dianteira, com curso de 220 mm na traseira e de 290 mm na dianteira, equipada com ABS.
Como se percebe, se esta moto vier com preço competitivo – não muito maior que o das concorrentes Honda e Yamaha, certamente poderá fazer sucesso pelo bom pacote tecnológico que oferece e pela superioridade do motor. Junto com a BMW G 310 GS que poderá chegar também na mesma época, a missão de escolha de uma motocicleta pelo consumidor brasileiro ficará cada vez mais difícil, mas muito prazerosa. Bem vinda Kawasaki Versys 300!
Fonte eFotos: Kawasaki/Divulgação - RockRiders.
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