sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Opinião de Primeira - UM SÍMBOLO DO MP DE RONDÔNIA PROTESTA. E COM RAZÃO!

O procurador Héverton  Aguiar é uma personalidade respeitada não só em Rondônia, mas também em todo o Brasil. Suas ações, presidindo uma entidade nacional de combate à corrupção e ao crime organizado, marcaram sua carreira, a tal ponto que ele foi reconduzido ao posto. Aguiar não é mais um personagem apenas rondoniense. Ultrapassou nossas fronteiras, pelo trabalho reconhecido em várias partes do Brasil. Quem não lembra uma operação que chegou a 17 Estados, ao mesmo tempo, desmantelando esquemas de corrupção e achaque ao dinheiro público e que se tornou referência para ações semelhantes, nos últimos anos?  Pois bem. Do alto de sua experiência e conhecimento das entranhas do trabalho do MP e de seu combate à corrupção, ela mesmo, esse tenebroso mal que assola nosso país, o Procurador protestou com veemência contra a tentativa do Parlamento em criminalizar a ação de  promotores e juízes. Ao participar do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM (meio dia, de segunda a sexta na emissora e aos sábados, mesmo horário, na SICTV/Record), ele sintetizou o pensamento das pessoas de bem desse país: “o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, se mantido, representa um retrocesso imenso na luta e no combate à corrupção”! 

Não poderia ter resumido melhor, o representante rondoniense que tem elevado o nome do MP para todo o Brasil. Com as propostas que foram votadas na calada da noite pelos parlamentares, a maioria temerosa em cair nas malhas da lei, o criminoso pode colocar o representante do povo (procuradores e juízes) na cadeia. Não é algo inacreditável? O lamento e protesto de Héverton Aguiar são os mesmos que se tem ouvido de autoridades de todos os naipes, que consideram a decisão extremamente preocupante. Compreenda-se a posição de muitos parlamentares, contudo. Com as delações premiadas que vêm por aí na Operação Lava Jato, muitos dos membros do Congresso está desesperada, temendo cair nas mãos da turma do MPF e do juiz Sérgio Moro. Quem mandou fazerem falcatruas?  Agora, que aguentem....

ACIDENTE ESTÚPIDO
Triste notícia vinda de Cacoal, nessa quinta. De manhã cedo, familiares e amigos da jovem, competente e talentosa assessora do DER do Estado, Janaina Nascimento, receberam a triste notícia de que ela morreu num acidente estúpido. Saindo para o trabalho num moto táxi, ela foi vítima do desrespeito para com os usuários das vias públicas. A moto caiu num buraco. O condutor conseguiu se equilibrar, mas Janaina, na carona, foi jogada ao solo. Um caminhão caçamba que vinha em seguida a atropelou, causando sua morte na hora. Um grande talento para escrever, uma mulher jovem e estudiosa, que conhecia os meandros da política, ela acabou entrando para as estatísticas que apontam 50 mil mortes por ano, no caótico e assassino trânsito brasileiro. Esse colunista lamenta profundamente a perda de uma pessoa tão querida e compartilha a dor e a tristeza de seus amigos e familiares. 

NÃO QUER DINHEIRO!
A decisão que o governador Confúcio Moura anunciou em seu Blog essa semana, de que não quer empréstimos de jeito nenhum, foi antecipada há mais de 10 dias aqui nesse espaço. Ele não quis 130 milhões de reais oferecidos ao Estado pelo CAF, entidade sul americana que financia governos, para investimentos em obras públicas. No Blog, Confúcio confirmou; ““Eu não quero dinheiro, de lugar nenhum, que possa aumentar despesa de custeio do Estado. Com luz, gente, água, equipamentos, vigilância, limpeza e comida. Não quero. O Governo Federal é mestre....Manda dinheiro para presidio, mas, quem vai cuidar dele depois é o Estado. Não quero. Cria programa para construir mais escolas, mas não manda dinheiro para contratar pessoal. Não quero... Nós teremos, de agora em diante, trabalhar para dar conta do que já temos...O maior ajuste fiscal que poderemos fazer é segurar as despesas de custeio (manutenção), aí está a grande sabedoria!”. 

POLÍTICA NO SANGUE
Mais uma cara nova da política rondoniense fala sobre suas ideias, projetos e a forma como pretende ajudar a melhorar Porto Velho. O vereador Júnior Coutinho, eleito pelo PHS, tem a política no sangue. Seu pai foi vereador na cidade e ele, desde a infância, começou a entender e participar dessas discussões. Servidor público há 25 anos e eleito com grande apoio de seus colegas, Junior explica que pretende fazer um trabalho permanente de cobrança e fiscalização em relação ao Executivo. Ele garante que dará apoio a todas as iniciativas do prefeito Hildon Chaves  que sejam positivas para a cidade, mas será opositor se qualquer dessas iniciativas não tragam benefícios ao porto velhense. Junior Coutinho explica tudo sobre o que pretende fazer na Câmara de Vereadores a partir de fevereiro, em entrevista a Sérgio Pires. O programa Direto ao Ponto vai ao ar nesse sábado, 10h20 da manhã, na Record News, Canal 58. A partir de domingo, ela estará nos sites. No Gente de Opinião e vários outros. Veja lá!

SEM INFORMAÇÕES
Daqui a uma semana – dia 9 – acontecerá a diplomação dos candidatos eleitos em Porto Velho e Itapuã do Oeste. Ambas ocorrerão no auditório da Unopar, que pode abrigar mais de mil pessoas. O prefeito Hildon Chaves, o vice Edgar do Boi e todos os vereadores eleitos na Capital receberão seus diplomas, numa solenidade promovida pela Justiça Eleitoral. Em relação a Porto Velho, não se sabe se até lá, Hildon anunciará seu secretariado. Ele tinha anunciado inicialmente que o faria em 1º de dezembro. O dia passou e...nada. Hildon tem tido, aliás, pouco contato com a imprensa nos últimos dias, a não ser em eventos esporádicos. Durante a campanha, sempre célere em procurar jornalistas para falar sobre seus planos, o prefeito eleito mudou um pouco em relação a isso. Espera-se que ele retome os contatos, para que a mídia possa manter a comunidade informada. 

EDUCAÇÃO INTEGRAL 
A combativa deputada Lúcia Tereza, duas vezes prefeita da sua Espigão do Oeste, sempre com sucesso, está tendo mais um mandato produtivo na Assembleia. Entre outros avanços para o Estado, ela tem lutado, como presidente da Comissão Estadual de Educação, para a implantação do programa de Escola Integral”, nos educandários da rede estadual. Ela esteve essa semana tratando desse assunto com o governador Confúcio Moura. Ambos falam a mesma linguagem, nesse quesito. Lúcia Tereza já conseguiu a inclusão de pelo menos 20 escolas nesse audacioso projeto, que já está envolvendo perto de 10 mil estudantes em todo o Estado. Uma delas é a Sete de Setembro, de Espigão, uma das mais tradicionais de toda a região.

PERGUNTINHA
Agora que Renan Calheiros foi transformado em réu pelo Supremo, será que estamos a caminho de nos livrar de uma das figuras mais tenebrosas da política brasileira?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário