quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Honda comemora 40 anos da fábrica em Manaus/AM

E da Honda CG também, o veículo motorizado mais vendido do país... 

Você por acaso sabe qual é o veículo mais vendido da história no Brasil? Nem Fusca, nem Gol, nem Uno: é a Honda CG, com mais de 11 milhões de unidades entregues! Muito à frente, portanto, dos automóveis: o Gol já somou 6,2 milhões, o compacto da Fiat chegou a 3,2 milhões e o velho besouro, a 3 milhões. São 40 anos de muito sucesso e, claro, alguns tropeços.


Para se ter uma ideia do ritmo de produção, são entregues, em média, 26 mil dessas motos por mês. O Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país, tem cerca de 11.600 unidades emplacada mensalmente. Quer mais? Na fábrica de Manaus (a maior da Honda no mundo, adivinhe por qual motivo...), uma CG — cujo nome significa City Ground, ou “terreno urbano”, em tradução livre — fica pronta a cada 22 segundos. Não é por acaso, portanto, que 404 mil CGs ganharam as ruas do país em todo o ano passado (2015).

Honda 40 anos

Em paralelo, há 40 anos, durante o governo do presidente Ernesto Geisel, a Moto Honda da Amazônia dava início às suas operações no Brasil, com implementação da fábrica de motocicletas em Manaus. Na época, não havia fornecedores de peças que pudessem atender a empresa em um local tão distante do principal polo industrial do país, que estava localizado em São Paulo. Com isso, a empresa teve de fabricar praticamente quase todas as peças que seriam utilizadas nas motocicletas, e enfrentar inúmeras dificuldades de logística em um local tão distante, dos principais centros de consumo.
De acordo com a empresa, até hoje foram produzidas mais de 22 milhões de produtos entre motocicletas, scooters e motores de força, e a fábrica conquistou o mérito de ser a maior fábrica de motocicletas da Honda do mundo. A CG representa 50% do total de volume de vendas da Honda no Brasil! 
Atualmente, a unidade de Manaus é responsável pela fabricação de 26 modelos de 110 a 1000 cilindradas, além de quadriciclos e motores estacionários (geradores). A Honda opera um complexo sistema de produção que inclui o desenvolvimento de ferramentas e dispositivos necessários para a fabricação de veículos duas rodas. Com isso, a cada 15 segundos, uma motocicleta deixa a linha de produção da empresa. A convite da montadora estivemos na linha de produção da fábrica em Manaus, e é impressionante observar todo o processo.


Modelo comemorativo dos 40 anos da Honda CG


A Honda conquistou a liderança absoluta no segmento de motocicletas devido à ousadia e a dedicação de diferentes gerações de colaboradores, que fizeram da Honda, a melhor fabricante brasileira de motocicletas do país, com a melhor assistência técnica e o melhor valor de revenda.
A Honda iniciou as suas atividades em 1971 com a importação e distribuição de motocicletas. Em 1973 iniciou também a importação de produtos de força. Em 1975 o governo militar vetou a importação de motocicletas, com o objetivo de incentivar a fabricação local, e aí a empresa decidiu instalar a sua fábrica na Zona Franca de Manaus, que oferecia incentivos fiscais para as indústrias que se lá se instalassem.
Em 1981 nascia o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.


Em 2009 a primeira motocicleta bicombustível do mundo, a CG 150 Titan, é produzida na fábrica de Manaus.
Em 2010 a Moto Honda inaugurou uma nova linha de produção, que utiliza o que há de mais avançado em relação ao uso racional de recursos energéticos e amplia a capacidade de produtiva da fábrica de motocicletas.
Em 2014 a Honda atinge o marco de 20 milhões de motocicletas produzidas no País e inauguração uma Clínica de Especialidades Médicas nas dependências da fábrica. A nova estrutura possui instalações e equipamentos modernos para exames e atendimento a diversas especialidades como cardiologia, oftalmologia, ortopedia, entre outros. A CG 150 Titan CBS 2015 torna-se modelo pioneiro no mundo a utilizar sistema de freios CBS, equipamento, que traz mais segurança de frenagem.
Em 2016 a fábrica de motos da Honda em Manaus chega aos 40 anos. A empresa teria motivos para comemorar, não fosse à retração do mercado de duas rodas, cujas vendas em queda desde 2012 derrubaram pela metade a produção do setor. Longe de seu recorde anual de 1,45 milhão de motocicletas  em 2011, a Honda montará este ano menos de 800 mil unidades no Amazonas. O momento difícil do mercado acabou forçando a empresa a investir na produção própria de componentes que estavam sendo produzidos pelos fornecedores. A Honda voltou a fundir ela própria o alumínio utilizado para a produção dos motores e rodas e também passou a fabricar os tubos de aço empregados na fabricação dos chassis. Isso exigiu um investimento de R$ 75 milhões.
Para o diretor comercial da Moto Honda, Alexandre Cury, alguns segmentos têm sido menos afetados pelo momento atual. Um deles é o de scooter, que está trazendo clientes que utilizam ou utilizavam automóveis.


EXPORTAÇÃO

Muitos perguntam porque com a retração do mercado interno a Moto Honda da Amazônia não exporta mais os seus produtos, já que o câmbio nos últimos meses está na faixa de R$ 3,40. Segundo o diretor executivo da Honda, Paulo Shuiti Takeuchi, o custo Brasil e as dificuldades de logística, fazem com que os produtos feitos no país não tenham competitividade mesmo com um câmbio a R$ 4,50.
A legislação de emissões de poluentes no Brasil é similar à europeia, o que faz com as motos produzidas aqui tenham alto índice tecnológico para poluir menos e isso reflete no preço.

Fonte: Sites rondoniaaovivo.com.br e autoesporte.com.br, adaptado por Rock Riders. 



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