Enfim, mais um amigo nosso, desta vez o Daniel, comprou um fusca e como sempre tem uma tonelada de perguntas. Neste post resumimos o que é preciso fazer para preparar o fusca para uma grande jornada.
Quando compramos nosso fusca o requisito mínimo é que ele aguentasse longas viagens periodicamente sem dar muita manutenção, então, tínhamos em mente que toda preparação do carro teria este foco.
Nossas primeiras trocas foram a caixa de direção, para eliminar o “jogo” indesejado, o motor do limpador do parabrisa e a bateria. Algumas pessoas argumentaram que era só marretar a caixa que o jogo diminuiria, contudo o objetivo eram viagens longas, como já disseram. O mecânico informou que em média uma caixa começa a dar jogo depois de 8 a 10 mil kilometros, o nosso carro já rodou mais de 20 mil depois disso e continua sem folga na direção.
Um problema comum nos fuscas é que após um período de 2 ou 3 horas dirigindo, quando o carro é desligado, o calor irradiado pelo motos faz com que a gasolina evapore dentro da bomba de combustível, levando o diafragma a travar e neste caso a bomba de combustível para de funcionar até o resfriamento da mesma. Pra resolver isso é possível colocar um pano molhado sobre a bomba de combustível para ajudá-la a resfriar. Nós preferimos instalar um retorno de combustível (desborbulhador) para minimizar este problema. Com o desborbulhador, a bomba deixa de trabalhar com alta pressão e baixa vazão para trabalhar com baixa pressão e alta vazão. O combustível que não é recebido pelo carburador retorna diretamente para o tanque.
No dínamo fizemos só uma revisão antes de sair de Araras-SP em direção a Montevideo. Tínhamos a intenção de trocar contudo a peça estava funcionando bem. Antes de chegar em Joinville SC o induzido queimou e acabamos já trocando o dínamo pelo alternador em Florianópolis. Isso nos custou um dia a mais na viagem.
Super Lista de Dicas
Com base na nossa experiência segue uma lista das coisas para ser feitas/verificadas após comprar um fusca ou antes de colocá-lo na estrada.
Bateria
Se o carro ficou parado por muito tempo provavelmente a bateria já era: troque. Em todo caso peça para a oficina dar uma carga completa lenta nela e rode uns dias para verificar se ela descarrega rapidamente.
Bagageiro de Teto
Como o fusca possui pouco espaço, instale um bagageiro de teto, mas lembre-se de carregar uma lona e cordas, pois é ilegal em vários lugares carregar carga no teto sem envolvê-la em lona.
Bobina
É algo que uma hora vai apresentar problemas. Tenha uma sobressalente.
Bomba de Combustível
Troque assim que comprar o carro, pois quando fica parado por muito tempo a borracha pode ressecar e rachar. Não é um item caro. Tenha uma bomba sobressalente (principalmente se você não instalou um sistema de retorno de combustível no seu carro).
Cabo do Acelerador
Este é um cabo que se desgasta com o uso e pode se romper a qualquer minuto. Troque antes de sair para uma viagem longa e leve um cabo sobressalente.
Cabo da Embreagem
Este cabo é mais difícil de romper, contudo, se você vai para um lugar onde o fusca não é tão popular quanto no Brasil (ex. Argentina), é possível que você não encontre um desses na cidade onde o problema apareceu, portanto terá que esperar um ou dois dias até a peça chegar. Peça pro mecânico olhar antes de sair e leve um cabo sobressalente.
Correia Dentada
Este item é importantíssimo para ter sobressalente. Assim que comprar o carro já troque e tenha outra sobressalente no carro. A função da correia dentada, além de girar o dínamo (ou alternador) para carregar a bateria é girar a ventoinha que ajuda a resfriar o motor. Se quando você tiver andando a luz da bateria acender é parar pois se a correia quebrou você corre o risco de fundir o motor.
Não troque a correia com o motor funcionando (como alguns vídeos no youtube sugerem), além de correr o risco de se machucar gravemente, a tensão da correia não terá sido ajustada corretamente, aumentando as chances de quebra. Se não sabe trocar pergunte ao seu mecânico de confiança.
Caixa da Direção
Se existe folga na direção já troque a caixa inteira no caso de você estar pensando em colocar seu carro na estrada.
Cinto de Segurança
Procure instalar os cintos de três pontos, contudo se não tiver como tente ao menos possuir cintos diagonais (e não os horizontais).
Dínamo
O dínamo carrega muito pouco a bateria e só faz isso em alta rotação do motor. Antes de sair faça uma revisão/reparo do dínamo ou substitua pelo alternador que além de apresentar menos problemas é capaz de carregar a bateria em marcha lenta.
Engate
Se não estiver rebocando algo e quiser rodar na Argentina TIRE! Aqui não se pode ter itens que excedam o comprimento do veículo (como engates e santo-antonios).
Freios
Troque o fluído e faça uma revisão completa. Espere uns 2 ou 3 dias antes de viajar, pois quando troca o fluído é necessário voltar na oficina pra ajustar o freio antes de sair.
Limpadores de Parabrisa
Cedo ou tarde você vai ter que encarar uma chuvinha e esta é a pior hora pra descobrir que as paletas do limpador estão ressecadas. Troque as paletas e verifique o motor. Se for o caso troque também. Encontramos um produto chamado “Visão na Chuva”, é uma cera pra vidro muito legal e eficiente. Vale a pena pro fusca pois o desenho do vidro e o limpador pequeno não ajuda muito no escoamento. Nossa prova foi em um pé d’água digno de filme que pegamos próximo a San Vicente, na Argentina. Item obrigatório.
Platinado
Caso seu fusca não possua sistema de ignição eletrônica é preciso revisar o platinado antes de sair. Tenha também um sobressalente. Se você puder, o Marcelo Tonella desenvolveu e comarcializa um sistema de ignição eletrônica para carros antigos com platinado. INSTALE UM!
Pneus
Verifique se os pneus estão bons e faça o rodízio, alinhamento e balanceamento.
Válvulas
Revise sempre antes e depois de uma viagem grande. Caso você sinta que o carro deu uma “amarrada” é uma ótima oportunidade pra fazê-lo também.
[video youtube=”7dqvIhjmJxw” ]Essas foram as dicas que nós conseguimos lembrar, por favor, caso tenha mais dicas coloque nos comentários que iremos avaliar e incluir neste post (preservando os créditos). Dúvidas são bem vindas.
Fonte: Andrei Mosman - Clube da Estrada
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