terça-feira, 27 de dezembro de 2016

É BOM SABER

Sobre o Arco Íris

Arco-Íris é um fenômeno meteorológico e óptico que ocorre quando a luz solar incide sobre as gotículas de água da chuva. Como a luz solar é composta de cores diferentes, estas refletem ao curvarem-se nas gotas de água. Neste processo, as cores se separam como ocorre num prisma de vidro. Desta forma, podemos ver no céu as faixas de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Para observamos um arco-íris é necessário que estejamos localizados numa região entre o sol e a chuva. Na Bíblia (Antigo Testamento), o arco-íris representa a aliança ente Deus, Noé e todos os seres que sobreviveram ao dilúvio.

Sobre o Fogo

O fogo tem capacidade para destruir uma casa em menos de uma hora, assim como reduzir uma floresta a um aglomerado de cinzas. O fogo resulta da rápida oxidação de um material quando sujeito a um processo químico de combustão, uma sequência de reações químicas exotérmicas entre um combustível e um oxidante.

Esta combustão libera o calor, luz e cinza. Se o fogo estiver bastante quente, os gases pode tornar-se ionizados e dar origem à produção de plasma. Todos os fogos para serem mantidos requerem a existência de quatro elementos: combustível, oxidante, calor e uma reação.

A não existência de um destes fatores faz com que o fogo perca força e se extinga. Dependendo das substâncias presentes e as impurezas que contêm, a cor da chama e a intensidade do fogo podem variar.

Fonte: Jornal Alto Madeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário