quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Atleta de Porto Velho se prepara para ultramaratona na África do Sul

Liduína Nascimento
Em novembro Liduína Nascimento garantiu a vaga na Ultramaratona Comrades, que acontece todos os anos na África do Sul, após ter concluído em 4h07 os 42km de uma maratona em Curitiba, PR. Com o tempo limite de 5h para garantir a vaga na Ultramaratona Comrades, Liduína conquistou a vaga e já se prepara para estar em fevereiro em Bento Gonçalves, RS, onde disputa mais uma prova antes de ir para a África do Sul em maio.
- Tive que fazer uma maratona abaixo de 5h para consegui entrar na ultramaratona, que acontecerá na África. O meu tempo foi de 4h07. A de Bento Gonçalves era caso eu não conseguisse em Curitiba, teria mais uma opção para conseguir minha vaga – comenta Liduína.
Mesmo com a vaga garantida, a maratonista diz que a prova de Bento Gonçalves é um meio de se preparar fisicamente para a ultramaratona.
- Depois da corrida de Bento Gonçalves faço a África em julho, que é que a que me preparei durante todo esse tempo. Mas em setembro também faço a Up Rio. Vou ser a primeira da região norte a estar participando dessa competição - diz.
De volta aos treinos, o preparador de Liduína, o Sergio Lobão, fala da importância de mesclar os exercícios com a recuperação fisiológica pós maratona.
- Ela está saindo de uma maratona, então agora faremos um processo de recuperação ativa. Isso porque ela veio de uma maratona de 42km então tem um processo todo fisiológico de recuperação. O atleta sente que está bem, mas a parte fisiológica do corpo humano ainda não está totalmente recuperado, e como já existe a competição para fevereiro já estamos buscando reativar o trabalho também, com a recuperação e implementação das técnicas para a próxima corrida – diz Lobão. 
Fonte: Jheniffer Núbia, estagiária, sob a supervisão de Daniele Lira. (Globo Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário