sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

SETE HÁBITOS QUE TE FAZEM GASTAR MAIS DO GANHA

O que leva alguém a ficar endividado, a nunca conseguir guardar dinheiro? A resposta é simples: gastar mais do que ganha. Mas quais são os motivos que levam a esse descontrole financeiro? Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira, são sete os fatores que impedem as pessoas de cumprirem a eterna promessa de colocar as contas em ordem. Dentre estas, estão:

  1. Falta de planejamento - Não saber quanto ganha e quanto gasta é o principal fator de controle financeiro. Para corrigir isso, é preciso começar pelo orçamento doméstico; 
  2. Falta de educação financeira - É raro que alguém tenha aprendido a lidar com dinheiro desde a infância. Normalmente, o assunto é tratado em família quando acontece algum problema como desemprego. Nesse caso, vira um assunto tabu, que ninguém gosta de tratar. Segundo Domingos, é importante que a família toda participe das decisões a respeito do uso do dinheiro e que as crianças sejam ensinadas desde pequenas a lidar com ele, por meio da mesada;
  3. Crédito fácil - O descontrole também pode chegar no abuso do crédito fácil, como cheque especial e cartão de crédito e também os créditos para endividados. Essas linhas de créditos têm juros mais altos do mercado. O ideal é evitar. Caso já esteja endividado, procure linhas de crédito mais baratas ou até mesmo venda algum bem.
  4. Parcelamentos - O parcelamento é uma das maneiras mais perigosas de perder o controle das finanças, porque as pessoas não percebem que estão se endividando. O parcelamento é uma forma de crédito, pois você está usando dinheiro que não possui para comprar produto.
  5. Falta de objetivo - Quem não tem uma objetivo para o uso do dinheiro é mais propenso a gastar de forma irresponsável. Para escapar disso, Domingos sugere fazer o seguinte exercício. Pense sobre quais são seus sonhos para o futuro. Depois, dê um prazo para que eles aconteçam. Esse prazo deve ser realista, levando em conta o orçamento. Tendo isso estabelecido, poupe para esse fim.
  6. Comprar por, impulso - O incentivo a comprar e gastar é diário, por meio das ações publicitárias. o caminho para evitar isso é não comprar por impulso. Questionar se realmente precisa do produto. Outra dica é deixar para comprar em outro dia, quando terá tempo para refletir se realmente precisa dele.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário