quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CINCO PASSOS PARA ABRIR UMA FRANQUIA COM SEGURANÇA

Assinar contrato e se tornar o dono de uma franquia exige alguns passos importantes


Depois de estudar o mercado de franquias, entender seu perfil como empreendedor e encontrar um modelo de negócio que lhe interessa, o investidor ainda terá um pouco de trabalho pela frente.É nessa hora que ele deve entrar em contato com a empresa franqueadora e iniciar um processo seletivo - o franqueador passa a avaliá-los, assim como ele terá também terá tempo de se certificar se aquela é a escolha certa.

Confira quais são os passos que o candidato precisa percorrer até, enfim, assinar o contrato e se tornar o dono de uma franquia. 
  1. REUNIÃO - Marque uma reunião com a equipe de expansão da empresa franqueadora para que eles apresentem em detalhes o modelo de negócio, os suportes oferecidos aos franqueadores e o plano de expansão da empresa.´E a hora de tirar dúvidas técnicas e financeiras.  Esse é o momento de verificar se as suas expectativas são compatíveis com o que a marca oferece e entender se é possível abrir juma franquia da empresa na região de seu interesse - muitas marcas podem já ter franqueados ocupando aquela área.
  2. INFORMAÇÕES - Caso você demonstre interesse em continuar no processo seletivo, a equipe de expansão da empresa franqueadora deve mandar uma ficha de qualificação para você preencher com seus dados pessoais e financeiros. Cabe a você levantar toda a documentação necessária e garantir que não haja qualquer restrição de crédito em seu nome.
  3. AVALIAÇÃO -  Depois que entregar os documentos, a empresa avaliará você. A franqueadora verificará se você comprovadamente tem o capital necessário para a abertura da franquia e se tem alguma restrição de crédito.  Também analisará seu histórico profissional e seu perfil comportamental, para saber se está de acordo com o perfil do franqueado que eles procuram - há franqueadoras, por exemplo, que só aceitam franqueados que tenham alguma experiência prévia em gestão.  Caso você tenha um ponto comercial disponível, a rede também analisará o imóvel e sua localização. Caso não tenha, a empresa pode buscar um ponto só depois que você assinar um pré-contrato.
  4. OFERTA - Caso a franqueadora aprove seu perfil, você deve receber a Circular de Ofertas de Franquias (COF). Ao recebê-lo, o investidor deve pedir a ajuda de um advogado para analisar o contrato e anotar as eventuais dúvidas para discutir com o franqueador. Por lei, você tem ao menos dez dias de prazo para avaliar a COE. Na Circular de Oferta de Franquias, também constam alguns telefones de franqueados que estão rede e outros que já fecharam ou repassaram suas lojas. Converse com eles e tente descobrir se a franqueadora realmente entrega o que promete.
  5. CONTRATO - Faça uma reunião final com o franqueador. Neste dia, você e ele tirarão as dúvidas que restarem. Caso você seja aprovado pelo franqueador e também confirme sua intenção de ingressar na rede, chegou a hora de assinar o contrato.
Fonte - Filomena Garcia - Uol / Agência Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário