quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Limpar carburador de moto

Sua moto afoga demais? Está cansado de dar tantas partidas? Saiba que isso pode ser carburador sujo. Veja como limpá-lo em sua casa.
Se tem uma coisa que testa a paciência dos motociclistas - além da falta de atenção dos motoristas em dar seta - é a moto ficar afogando a toda hora, principalmente em semáforos. Muitas vezes, o problema pode estar na falta de sincronia entre mão e pé para trocar de marcha, mas também pode estar na falta de limpeza do carburador, neste caso, apenas para algumas motos mais antigas, ou modelos específicos, já que a grande maioria vem com injeção eletrônica de fábrica.
Carburador inicial
De toda forma, as motos carburadas ainda são muito utilizadas. Dando um destaque para as CGs, da Honda, que dominam o mercado nacional na categoria 125 e 150 cilindradas. Contudo, podemos agregar todas as motos que possuem tal componente. Geralmente, quando enfrentamos esse tipo de problema, procuramos logo um mecânico, o que é preferível, já que ele possui experiência, ferramentas, etc.
Mecanico de moto
Mas também, é bom que você saiba que pode limpar seu carburador em sua casa. Veja como!

O que é o carburador

Para começo de conversa, vamos procurar entender o que é o carburador e qual a sua função para o funcionamento do motor.
O carburador é um dispositivo presente em veículos automotores que é responsável pela mistura exata de ar e combustível. Metaforicamente falando, poderíamos dizer que o carburador é o dosador do motor. É "ele" que determina a quantidade de gasolina necessária pela aspiração de ar dos pistões. Quando você acelera a moto, um dos componentes do carburador é movimentado. Esse componente puxa o ar que é misturado com o combustível e vai direto para o cilindro, onde será queimado e movimentará os pistões.
Carburador de moto
Atualmente, os carburadores estão sendo substituídos pela injeção eletrônica, na qual faz todo o processo da mistura eletronicamente.

Como limpar o carburador passo a passo

1º passo: Deixe sua moto parada em algum lugar plano e de boa iluminação. Desligue a chave do contato para deixá-la segura para a manutenção.
2º passo: Remova a carenagem lateral, na qual se localizam a bateria e outros componentes do motor. O carburador estará em destaque à sua frente. É recomendável que você tire algumas fotos para que não se perca na hora de montar novamente.
Carburador
3º passo: Vá até a regulagem da gasolina do outro lado (mesmo lado que você desce), gire a regulagem da gasolina para OFF. Para que o combustível não vaze. Remova a mangueira.
Regulador gasolina cg
Fonte: Blog Motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário