terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Opinião de Primeira - AGORA TUDO ESTÁ CLARO: A CULPA TODA É DE SATURNO!

É um pacote destinado aos ingênuos e aos idiotas. Porque só eles engolem tantas bobagens reunidas, nas previsões feitas por “videntes”, todos os finais de ano. Tem gente – acredite! – que vive em função dessas besteiras, cuidando para não passar por gatos pretos ou embaixo de escadas. Acreditam piamente quando um desses malandros diz que “entre as minhas previsões, um avião com mais de 200 pessoas vai cair em algum lugar da América do Sul”! E quando isso acontece, como ocorreu com a tragédia da Chapecoense, houve quem saísse correndo para a mídia dizendo: “viu, minha previsão estava certa!”. Não diz que existem milhares e milhares de voos e que, eventualmente, um acidente, quase sempre causado por falha humana, acontece sim. Prova disso é que o mesmo sujeito está repetindo. Diz agora que em 2017 vai cair um avião com quase 300 passageiros. Eita previsão para idiotas! Outra vidente, mãe de santo, canta aos quatro ventos que o ano é “de mandar o marido velho embora; mandar namorado que não presta embora; trocar de emprego”! Os 12 milhões de desempregados devem estar tentando entender o que essa esdrúxula previsão quer dizer.  Ah, é fácil entender porque as coisas vão acontecer, tanto as boas quanto as ruins. É que o 2017 será regido por Saturno. Entenderam? Quem não sabia porque as tragédias e as conquistas da humanidade acontecerão no ano que está chegando, ignorava a regência saturniana como o evento mais importante entre todos. Oh, God, tem besta pra acreditar em tudo!

Michel Temer vai cair em abril, anuncia um desses visionários. Nisso se pode acreditar mesmo, porque se ele continuar fazendo besteiras (como perdoar as dívidas das teles e dar a elas de presente quase 100 bilhões de reais), tem que cair mesmo. Besta é quem acredita nessas coisas, não os enganadores, que vivem às custas dos eternos otários das crendices. “Vai cair um avião”. Espero que não seja na minha cabeça nem dos meus amigos. O Brasil vai melhorar em algumas coisas, piorar em outras. Não é de morrer de rir? Enquanto essas previsões vão enchendo os bolsos dos malandros de sempre, os otários de sempre ficam acreditando e vivendo em função dessas bobagens. Tudo por culpa de Saturno!

AVENTURA PARA A MORTE
Quais as chances de ainda serem encontrados os rondonienses, parte de um grupo de 19 brasileiros, que tentaram entrar ilegalmente pelo mar, nos Estados Unidos? Com uma embarcação frágil, sem ter como enfrentar o mar perigoso, os 19 saíram das Bahamas, certos de que iriam aportar em alguma praia americana e, de lá, entrarem no país sem necessidade de documentação ou visto. Aparentemente, uma aventura sem maiores consequências. Na vida real, três jovens de Rondônia sumiram. As chances de serem encontrados com vida são mínimas, já que não há notícias deles desde meados de novembro. São mais vidas perdidas, em aventuras em que as chances de dar certo diminuem cada vez mais .Uma tristeza a mais, nesse  trágico e terrível ano de 2016, que teima em não terminar...

QUEM SERÁ O NEO DEPUTADO?
E agora, quem vai mesmo assumir a cadeira da deputada Glaucione Nery, eleita prefeita de Cacoal? O nome até incluído em convite de posse pela Assembleia Legislativa era do empresário Geraldo de Rondônia, primeiro suplente na coligação. Só que Geraldo trocou de partido e, pela lei eleitoral, teria perdido o direito. O segundo suplente também fez o mesmo. O terceiro suplente, Marcelo Cruz, eleito vereador em Porto Velho pelo PTB, seguiu o caminho. Candidatou-se pelo PSC e trocou a camiseta no meio do jogo. O quarto suplente, que ficou onde estava, é o até agora desconhecido nos meios políticos Neto da Canaã. Como ele foi o único dos suplentes que não trocou de partido depois da eleição, o que se ouve informalmente em conversas no TRE é de que ele poderá ser o empossado. O caso vai dar enorme discussão, recursos na Justiça Eleitoral e muito bate boca. O Neto da Canaã já foi diplomado como suplente. Quer agora o diploma de titular...

OS NÚMEROS ESTÃO CERTOS?
Melhoraram os percentuais do IHD (Índice de Desenvolvimento Humano), de Porto Velho. A capital rondoniense está entre as 20 melhores cidades da região norte para se viver, mesmo não oferecendo infraestrutura digna, como água e tratamento de esgoto, para sua população. Outras cidades do Estado também foram consideradas boas para se viver: Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, todas da região central e do Conde Sul. A jovem Palmas, capital do Tocantins, foi escolhida como a melhor das cidades para se viver em toda a região norte. Foram analisadas, para o resultado do levantamento, segundo a revista Veja, áreas como educação, saúde, estatísticas de violência, desigualdades e eficiência na gestão. O IHD de Porto Velho já foi menor. Sinal que melhoramos ao menos um pouquinho. Quem mora na Capital, acha mesmo que melhoramos?

OBRAS EMPACADAS
Duas obras importantes que o governador Confúcio Moura sonhava entregar até o Natal, continuam empacadas. Uma delas é o Espaço Alternativo, aquele que ficou parado pelo menos 14 meses, por decisão monocrática de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Retomados os serviços, eles estão andando a passos de cágado. É bom que não se conte com a obra concluída antes de junho deste 2017, que está chegando. Isso, com algum otimismo! A outra é a do ginásio Cláudio Coutinho, que está se arrastando há mais de dois anos, emaranhada na burocracia infernal de sempre, na falta de recursos e outros problemas. Tomara que não siga os passos da “reforminha” do prédio do INSS, que levou quase oito anos para ficar pronto. Parece mesmo que esta terra tem uma multidão de sapos enterrados. Vade retro!

UM MUDA, OUTRO MONTA O TIME
Logo que 2017 chegar, haverá mudanças no governo do Estado estão prestes a serem anunciadas. Uma é certa, numa área vital. Outras, ainda estão sendo analisadas por Confúcio Moura. Um dos nomes mais respeitados entre o núcleo mais próximo ao comandante em chefe, que estava numa posição secundária por escolha própria, foi convocado para assumir um posto vital na administração. Parece que aceitou. Outras trocas estão a caminho. Não se sabe ainda se alguma delas será também no primeiro escalão. Já em relação à Prefeitura, Hildon Chaves, o eleito, que toma posse no domingo, está no Rio de Janeiro. Foi passar o Natal com a família nas terras cariocas. Volta ao trabalho normal amanhã, tentando fechar os nomes da sua equipe, que ainda está incompleta. Provavelmente até sexta, Hildon anuncie toda a sua equipe. Oficialmente, contudo, nada está confirmado.

PERGUNTINHA
Você ficou com pena dos presos na Operação Lava Jato, que roubaram milhões de reais do dinheiro público e que passaram o Natal comendo Marmitex, tanto nos presídios como nas celas da Polícia Federal?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário