domingo, 9 de outubro de 2016

Salada Paulista: “Adeus ao último dos boêmios” - São José do Rio Preto / SP

Rio Preto dá adeus à  tradicional lanchonete e restaurante do centro da cidade, que fecha suas portas nesta sexta-feira (7), após ter sido, por anos, reduto de boêmios
São 63 anos de história. Quem hoje desfruta da Melhor Idade, um dia pode ver no alto de sua juventude, nascer e crescer uma das mais tradicionais opções gastronômicas e boemias do coração de Rio Preto.
A Salada Paulista foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1953 por Benedicto Mulatti, Dutra Mulati e João Mariliano, no prédio do antigo Salão Modelo, local onde está situada até os dias de hoje, na rua Bernardino de Campos, em frente à Praça Dom José Marcondes.
Servindo café, lanches e salgados, cinco anos após seu surgimento, o local passou a oferecer  também pizza de muçarela com a massa própria, sendo a primeira pizzaria da cidade. O produto ficou tão famoso por seu sabor e qualidade que até esta sexta-feira (7) ainda era o item mais vendido da lanchonete.
Depois da boemia, é da pizza que você gosta mais
Por ali passaram boêmios, autoridades e até mesmo artistas como Silvio Santos e Roberto Carlos, que não deixaram de experimentar o tradicional prato da casa: a pizza de muçarela. O historiador rio-pretense Fernando Marques conta sobre o episódio do Rei Roberto Carlos, que em 1965, quando ainda era um ilustre desconhecido, estacionou seu Fusca verde em frente ao restaurante e, após o show na Praça Rui Barbosa deu uma esticada com o seu amigo rio-pretense Wilmar Canniza,  falecido recentemente .
“A Salada Paulista se confunde com a história da cidade. Não foi um simples bar e restaurante. Foi um marco de divisas. Com sua proposta sempre progressista,  imprimiu um rumo importante para o crescimento e desenvolvimento de Rio Preto”.
O historiador lembrou também que por muitos anos o local serviu também como uma espécie de ‘rodoviária’, onde jardineiras partiam e chegavam de toda região rumo à capital.
“Foi a casa mais democrática de toda nossa história.  Funcionando 24 horas,  na madrugada era comum a frequência tanto da alta sociedade,  que saiam dos clubes, como os comuns que se debruçaram no balcão, disputando o próximo pedaço de pizza que saia do forno de 10 em 10 minutos.”
Há quem conte também que nos áureos tempos, o dono do estabelecimento orgulhava-se de ter jogado fora a chave do local, numa referência à essa vocação boêmia do bar, que não fechava nunca.
O primeiro estabelecimento a ter televisão
Segundo o historiador Fernando Marques, do Museu da Imagem e Som de Rio Preto, quando a televisão chegou a Rio Preto, pelas mãos de Waldemar Verdi, que era o presidente da Acirp na época, a Salada Paulista foi o primeiro estabelecimento a ter um aparelho.  “Era comum a casa ficar abarrotada de gente para assistir os jogos do Santos e Seleção Brasileira com o Rei Pelé, que aliás já experimentou a tradicional pizza de muçarela, em 1969, quando veio enfrentar o América de Rio Preto.”
FIM
As tradicionais pizzas ainda continuam sendo vendidas junto aos salgados, lanches e refeições. No entanto, com o crescimento da cidade, o rio-pretense passou a ter outras opções. Além disso, o calçadão já não tem o mesmo fluxo de pessoas que antigamente, sendo que muitos preferem ir aos shoppings centers ou até mesmo pedir comida em casa.
Os atuais administradores, portanto, vão fechar o estabelecimento e alugar o ponto. O que ficará para quem passar pelo calçadão serão lembranças de quem saboreou delícias, riu, chorou, cantou, bebeu e até mesmo conheceu grandes amores.
Fonte: Da Redação - Diário da Região / São José do Rio Preto - SP.
COMENTÁRIO DO BLOG: Este escriba fica triste com esta notícia, pois parte da minha juventude a Salada Paulista fez parte deste momento. Também fez parte da vida do meu  pai Anis Chaddad, assim como também do meu tio Farid Chaddad. A Salada Paulista também foi ponto de encontro de intelectuais, políticos e artistas no passado.  Também sempre afirmei e vou continuar afirmando que a pizza da Salada Paulista sempre foi a melhor do mundo e sempre será. Saudades, muitas saudades...  Mas a vida segue mostrando as suas páginas na vida de cada um. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Morei em Rio Preto de 1974 a 1979
Frequentava a salada com meu tio nene de Guapiaçu. Posso afirmar que a pizza era mesmo a melhor do mundo.

Postar um comentário