domingo, 2 de outubro de 2016

Opinião de Primeira - DIA DO ELEITOR DAR UM GRANDE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO À CAPITAL

O primeiro passo será dado nesse domingo, em Porto Velho. Nos demais  51 municípios do Estado, quando chegar a noite, já saberemos quem o eleitorado escolheu para dirigir seus destinos a partir de janeiro de 2017 e por quatro anos seguidos. Na Capital, única cidade onde haverá segundo turno, sete postulantes à Prefeitura querem o voto, para chegar à fase final da disputa e ganhar a eleição. É onde se pode dizer que não é uma cidade qualquer. É uma capital extremamente problemática, com área geográfica gigantesca, com uma população de mais de meio milhão de habitantes e onde, na maioria dos casos, os serviços públicos estão devendo muito aos seus cidadãos. Os sete, que não são samurais, como no filme, postaram-se perante o público numa campanha curta, com menos dinheiro do que sempre e, mais que tudo, disputando o voto democrático em cada canto desse enorme município da Amazônia. Não houve baixarias, no geral. Aqui e ali registraram-se alguns episódios mais complicados, mas não que se pudesse considerar mais do que o normal numa disputa tão acirrada. Chegam à reta final do primeiro turno, com chances reais, pelo menos três candidatos: Léo Moraes, Mauro Nazif e Roberto Sobrinho. Williames Pimentel está muito perto e pode surpreender na reta final. Em seguida, Ribamar Araújo, Hildon Chaves e Pimenta de Rondônia.  
No dia em que completa 102 anos, Porto Velho tem uma eleição  muito importante. Vai colocar no turno decisivo, os dois nomes que melhor convenceram o eleitorado, que podem resolver os grandes problemas que assolam a população. Quem for à frente, terá responsabilidades redobradas e mais uma dura campanha pela frente, até o dia 30. Todos merecem vencer. Mas principalmente o eleitor. E será ele quem decidirá se os próximos quatro anos de Porto Velho serão positivos ou continuaremos vivendo numa Capital com péssima qualidade de vida. Tomara que o eleitor saiba dar o melhor presente no aniversário da nossa Capital. O voto é a sua arma. Saiba usá-lo! **

FESTA E LAMENTOS
A pesquisa do Ibope, divulgada na noite de sexta, foi motivo de festa nos comitês dos candidatos Léo Moraes e Mauro Nazif, que apareceram em primeiro, empatados tecnicamente e causou estragos nos demais comitês, que ainda esperavam uma reação melhor do eleitorado às suas propostas. Embora o Ibope tenha errado muitas pesquisas em Porto Velho e Rondônia, também acertou algumas.  Amanhã à noite saberemos exatamente quem tem razão: se os que apareceram à frente ou os que, logo atrás, que se consideraram injustiçados pelos dados do mais famoso instituto de pesquisas do país e que trabalha para a maior emissora de TV, a Globo. Simpatizantes e apoiadores da candidatura de Willames Pimentel e Roberto Sobrinho dizem ter certeza que ambos vão  ao segundo turno. O mesmo dizem os que apoiam Hildon Chaves e Ribamar Araújo. O único que se conformou em não ir mais longe é Pimenta de Rondônia, do nanico PSOL.
                    
E OS VEREADORES?
O eleitor vai às urnas para  teclar dois votos na urna eletrônica. Vamos escolher também os futuros membros das Câmaras Municipais. Embora a relação deles com as suas comunidades esteja cada vez mais distante – até pelas más escolhas de quem vota, já que há gente muito boa concorrendo, que mereceria uma oportunidade – os vereadores são importantes para as cidades, se cumprirem suas obrigações. O problema é de que quem chega às Câmaras, no geral, já quer ajeitar sua vida, fazer acordos com os Prefeitos e, se sobrar algum tempo, tratar de ajudar a resolver os problemas de quem os elegeu. É bom o eleitor ir para as urnas, nesse domingo, lembrando em quem votou na última eleição e se esse personagem fez por merecer novo mandato. Senão o fez, trate de tirá-lo de lá...

DIA DE PAZ E TEMPORAL
A tendência é que Porto Velho tenha um dia pacífico de votação. O clima da cidade não era, até esse sábado, de confrontos, brigas, animosidade ou confrontos que poderia levar a supor riscos de problemas durante o domingo. O TSE, inclusive, não aceitou pedido de mandar a Força Nacional para a Capital, para Guajará Mirim e algumas outras cidades do Estado, até porque não há aparente risco de conflitos por causa da política. O maior perigo é a previsão do tempo. Além de previsão de bastante chuva durante o dia, há risco de um temporal no final do dia. Pode até não acontecer, mas é bom se prevenir. O eleitor, para não ter problemas maiores, deve priorizar a manhã para votar. Pelo sim, pelo não é melhor ficar protegido no final do dia. Afora isso, o que se espera é uma votação normal e sem qualquer caso mais grave, que mereça registro policial.

CARTEIRAÇO NO INSS
Se seu nome fosse Dilma Rousseff e você fosse do PT e ex Presidente da República, conseguiria bater o recorde mundial de velocidade para conseguir sua aposentadoria. Um ex ministro da Previdência iria com você numa agência do INSS e em cerca de meia hora, tudo estaria acertado. Você estaria premiado com um direito que, aos brasileiros , poderia demorar vários meses. É isso mesmo. Mais um acinte, praticado exatamente por autoridades que deveriam dar o exemplo de que não se beneficiam de seus eventuais  e passageiros poderes, para conseguirem benefícios pessoais. Pode parecer uma crítica exagerada. Não o é. Dilma Rousseff e qualquer um desses poderosos ricos,  que jamais enfrentarão filas e que não dependem das merrecas da aposentadoria, deveriam abrir mão do uso abusivo do poder, para mostrar ao cidadão e a cidadã comum que as dificuldades têm que ser iguais para todos. Lamentável!

ENFIM, PRONTO!
O Dnit está correndo contra o tempo para entregar o viaduto sobre a BR 364, no Trevo do Roque, entre terça e quarta próximas. Um grande número de funcionários das empreiteiras contratadas trabalham dia e noite, para concluir a obra que levou mais de seis anos para ser construída e que se transformou em motivo de deboche e piadas, até que enfim será entregue. Vai amenizar um grande problema do trânsito da Capital, na sua ligação com a nossa principal rodovia federal, que nos liga ao resto do país e ao Acre. Nesse sábado, as equipes continuaram dando duro, colocando a grama no entorno da obra e os guard raill, que começou a ser instalado há poucos dias. Há quem considere que a subida ao viaduto é muito íngreme, mas técnicos do Dnit garante que ela está abaixo do máximo permitido. Portanto, a semana que começa tem boa notícia para Porto Velho. Até que um dia....

PERGUNTINHA
Você vai votar com convicção de que está escolhendo os melhores ou depois de errar no voto vai ficar reclamando dos maus políticos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário