Escolha boas sementes, ou seja, adquira uma boa quantidade de pinhão.
"Na verdade, a Araucária é uma espécie tão fácil de ser reproduzida que normalmente são feitas campanhas de reflorestamento com crianças usando o pinhão como semente".
Passos:
1 - Escolha boas sementes, ou seja, adquira uma boa quantidade de pinhão. Cozinhe alguns e, enquanto você os vai comendo, enterre os melhores - maiores e mais redondos. O plantio da semente da araucária é feito quando os pinhões estão novos. O detalhe mais importante é que eles deverão ser enterrados deitados em um saco ou pote com terra rica em húmus (terra preta), cuidando para que esta terra permaneça úmida, mas nunca encharcada.
2 - Quando as mudas atingirem mais ou menos 20 cm, podem ser transferidas definitivamente para o solo em projetos de ajardinamento, reflorestamento com vistas a reabilitação de florestas ou plantio de talhões comerciais.
3 - Esta espécie não gosta de sol direto quando nova (menos de 1,5 m.), portanto, pode-se plantar as mudas sob a sombra de eucaliptus, em um espaçamento bom -3 m entre as árvores. É uma boa maneira de começar a substituir o eucalipto, que é uma árvore barata, por uma mais preciosa, o pinheiro brasileiro." (Fundação Gaia)
Fonte: Redação Ambiente Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário