quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A solidão no natal e a solidariedade humana

Apesar das inúmeras formas atuais de comunicação, paradoxalmente a solidão se torna a cada dia um mal avassalador para tantas pessoas. E não importa se é em uma grande metrópole ou em uma cidade do interior. 
Não importa também o quanto estamos conectados com o mundo virtual, em algum momento a solidão vai bater e vai doer. Durante as festividades de fim de ano, este sentimento chega pra valer e para muitas pessoas aquela sensação de vazio e de abandono judiam demasiadamente.
Tendo saúde o resto não importa. É verdade, mas é verdade também que a solidão é dura e maltrata muito. Não é fácil conviver na própria companhia e tolerar a própria presença o tempo todo, e no silêncio absoluto, até as batidas do próprio coração podem fazer um barulho enorme.
O ser humano não nasceu para ser uma ilha, ainda que fosse Ibiza. Precisamos de proximidade e para quem se sente isolado, natal e ano novo se tornam um tormento, repletos de momentos de melancolia.
Natal é tradicionalmente uma época de alegria, aconchego, de trocas de presentes e de calor humano. Mas nem sempre podemos estar perto dos familiares.
Os filhos por exemplo, crescem e vao embora cuidar de suas próprias famílias ou de seus trabalhos. A distância geográfica dificulta a convivência.
Vivemos em uma cidade onde a maior parte da população tem parentes vivendo fora.
É bom lembrar que muito se dizem erroneamente sensíveis, quando na verdade são apenas reativos. Ser sensível no sentido exato da palavra é se dar conta do que acontece ao redor, das necessidades do outro e se importar com isso.
Como ter prazer no natal dando e recebendo calor humano?
O Espaço Aberto dá algumas sugestões:

Terceira idade
O mundo está envelhecendo e as estatísticas mostram que muitos idosos vivem só. Na Súecia, por exemplo, de cada 10 pessoas, 4 são idosos vivendo sozinhos. No Japão, o número de suicídios entre os que têm mais de 75 é de 72 por 100.000 habitantes, o que significa 10 vezes mais do que ocorre no grupo de 15-44 anos. Na França, esse número chega a 113 casos por 100.000! São pessoas que se cansam de viver só e deixam de tolerar a sua própria presença o tempo todo.
Adotar um idoso ou visita-lo, ver a programação do lar do idoso e participar delas, pelo menos durante as festividades vai fazer muito bem a quem doa o tempo e a quem o recebe.

Superando a perda de um ente querido.
Perder alguém deixa um vazio muito grande. Aqueles que perderam o cônjuge, por exemplo, sentem uma solidão muito grande após todo o tempo de convivênca. Estas pessoas precisam de outras por perto, ainda que desejam também um momento de isolamento. Há aquelas que devido a dor se isolam completamente. Envolve-la nas suas organizações festivas e procurar anima-la pode fazer toda a diferença.

Os parentes são os amigos.
Amigos são parentes que escolhemos ter, diz o ditado. Reúna os amigos, façam uma festa, grande ou pequena. Com todos em paz e em harmonia, não vai faltar alegria.

O trabalho e a distância dos familiares.
São as circunstâncias e busca de uma vida melhor que fazem com que muitas pessoas trabalhem em outros estados, não podendo estar perto de seus familiares mesmo durante as festas de fim de ano.
Convide seu amigo de trabalho que não tem família perto. Envolva-o, faça-o se sentir útil colaborando na organização, assim como todos os outros envolvidos. Ele vai se sentir mais a vontade sabendo que está colaborando de alguma forma.

Trabalhando na noite de natal e de ano novo.
Se é o caso, não há porque ficar triste ou reclamar. Devemos ser sempre gratos por ter um trabalho que mantêm nossa dignidade e de nossos familiares. Organize uma pequena comemoração junto com os outros colegas que estão trabalhando no mesmo horário e reserve um momento para as celebrações.

Natal do “eu comigo mesmo”.
Não há mal nenhum em passar as festividades sozinho, se assim é seu desejo. Mas não escolha ficar só se for por melancolia ou cansaço físico. Se prefere estar na sua própria companhia, então se trate com carinho. Faça um jantar caprichado com direito a todas as regalias que você merece. Você merece o melhor que puder fazer por você mesmo.

Natal dos lisos.
Dinheiro não está fácil para ninguém, mas para alguns a situação está pior ainda. É o seu caso? Então reúna os amigos e faça uma sopa de pedra mágica. Cada um coloca um ingrediente e no final todos terão uma maravilhosa refeição. Acrescente bastante música e a sopa será servida regada a muita alegria. Não esqueça de agradecer a cada um que colaborou.

Existe em cada um de nós sentimentos de bondade e solidariedade. Pratica-los sempre irá fazer com quem nos sintamos muito melhores com nós mesmos e com os outros.
Muitas vezes, oque pode ser pouco para alguns é, precisamente, o muito que o outro necessitava.
Neste natal, ao invés de ser reativo, seja verdadeiramente sensível. Há inúmeras forma de ser solidários, devemos apenas partir do princípio de que tudo precisa de atitude.
“ Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. É aniversário Dele e praticar seus ensinamentos será o presente mais honesto e sincero que poderemos lhe oferecer.
Feliz Natal a todos.
Fonte: Sandra Santos / Rondônia ao Vivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário