Dilma Rousseff |
A pesquisa Datafolha feita neste mês de dezembro mostra que a maioria dos parlamentares federais estão decididos a votar a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff. Entretanto, nenhum dos grupos, pró ou contra impeachment, conseguiram votos suficientes para se sair vitorioso.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 18 de dezembro. Dos deputados ouvidos pela pesquisa, 42% (215 votos) afirmaram estar a favor do afastamento, enquanto 31% (159 votos) se declararam contra.
A decisão do afastamento do processo da Câmara será decidido pelos 27% dos deputados (138 parlamentares) que ainda não se decidiram ou não quiseram responder à pesquisa.
São necessários, ao menos, 342 votos, ou dois terços do total, para o impeachment passar na Câmara. Faltam, portanto, 127 votos favoráveis. Por outro lado, 12 novos apoios, completando os 171 votos, serão suficientes para a presidente sobreviver no cargo.
Caso seja aprovado na Câmara dos Deputados, o impeachment será encaminhado ao Senado, onde o processo será instaurado se a maioria simples for atingida. Será nesse momento que a presidente poderá vir a ser afastada do cargo.
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE / Blog do Alexandre Távora
Nenhum comentário:
Postar um comentário