quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS MENSALEIROS: MEROS BATEDORES DE CARTEIRAS?
Claro que é trágico, embora pareça cômico! Ao dizer que a roubalheira da Petrobras coloca o caso do Mensalão como ação que deveria ter sido julgada pelo Juizado de Pequenas Causas, o ministro Gilmar Mendes fez, claro, uma declaração cheia de ironia, mas, infelizmente, verdadeira na essência. “Quando a gente vê o caso, onde apenas uma figura secundária se propõe a devolver 100 milhões de dólares, já estamos em um outro universo, em outra galáxia”, disse Gilmar Mendes, em referência a Pedro Barusco, apontado como braço-direito do ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque. O caso Petrobras, que em qualquer país onde a corrupção não é aceita de verdade e não apenas no discurso, já teria derrubado metade do governo, senão a própria Presidente. Teria causado uma comoção nacional e não haveria presídios suficientes para colocar todos os malfeitores. Mas aqui, mesmo com todas as provas; com o volume roubado, calculado até agora em 10 bilhões de reais (pode ser mais ainda), o que se vê, ouve e lê são explicações esdrúxulas, papo furado, conversa pra boi dormir e...ninguém na cadeia. Nem a presidente da estatal caiu, mesmo com tudo o que está acontecendo!
Quando surgiu o escândalo do Mensalão, com o esquema descoberto, se calculou o desvio de 173 milhões de reais de dinheiro público. Então, se anunciava que era o maior caso de todos os tempos, pela número de autoridades e políticos envolvidos e de dinheiro afanado. O caso estrondoso sacudiu o STF e o país inteiro. Agora, esse valor chega a menos de 8% do total já levantado no Escândalo do Petrolão. O ministro Gilmar Mendes têm razão. Perto dos 10 bi de dólares desse caso, os Mensaleiros, presos e condenados, podem ser considerados pouco mais que batedores de carteiras. Uma vergonha para esse Brasil de corruptos impunes!
 TERÇA QUENTE - Esta terça será das mais quentes na Assembleia Legislativa. O presidente Hermínio Coelho está convocando a população para participar de sessão nesta tarde, quando ele pretende provocar uma petição que pede o afastamento do cargo do governador Confúcio Moura. Desde quinta passada, Hermínio tem trabalhando neste sentido, mas não teve apoio (ao menos até ontem), da maioria dos deputados. Agora, ele quer que a população vá à Assembleia, para pressionar pela votação contra Confúcio. Tarde daquelas, no parlamento rondoniense!
 CADA VEZ PIOR - Na medida em que avançam as investigações da Operação Plateias, as coisas ficam cada vez piores. As denúncias são sempre mais graves, envolvem nomes de proa; apontam para caminhos complexos e, mais à frente, podem significar danos irreversíveis à biografia de algumas personalidades. O caso específico do governador Confúcio Moura é dos mais difíceis, porque toda a estrutura do esquema era formada por gente muito próxima a ele. Confúcio está sim com graves problemas...
 SÓ EM UMA DÉCADA - O caso na área policial e nos meandros do Judiciário ainda vai muito longe. Os envolvidos e eventualmente denunciados na Plateias serão julgados em última instância talvez só após uma década. Mas há outro problema mais sério para o governador reeleito: uma denúncia do Ministério Público Eleitoral, sobre abuso de poder econômico, pode correr muito mais rápido na área do TRE e do TSE. Isso sim, pode afetar os planos de posse num segundo mandato. Mas, é claro, tudo isso em tese, porque muita água ainda vai rolar embaixo da ponte.
 COISA GRANDE - O esquema de corrupção, denunciado pela vice procuradora da República, Ela Wolkmer Castilho é enorme. Envolve 163 nomes, incluindo o de Confúcio. Seriam ainda seis executores dos planos de captação ilegal de dinheiro; 76 empresários e 80 servidores públicos. Todas essas 163 pessoas fizeram parte da investigação. Todas foram ouvidas na Polícia Federal. As investigações envolveram também o Ministério Público Federal e o Estadual, além do GAECO, o grupo de combate ao crime organizado. É coisa grande, raramente vista em moldes tão imensos!
 CADEIA TEM DONO! - A esculhambação que já era, piorou. Agora, presos andam fazendo gravações de vídeo de dentro dos presídios, ameaçando policiais e agentes penitenciários, como aconteceu na semana passada no Urso Branco. E ainda postam nas redes sociais. É essa baderna, essa liberalidade que dão às cadeias o cenário de terra sem dono, onde os presos fazem o que bem entendem (e lá de dentro planejam os crimes aqui fora), é que é defendida pelos representantes dos direitos humanos dos criminosos, que pouco estão se lixando para as vítimas. Lamentável!
 FESTA MERECIDA - Toda a festa foi merecida. Ji-Paraná comemorou, no final de semana, seus 37 anos de criação. Para os moldes de Rondônia, onde com exceção da Capital e de Guajará Mirim, todos os demais municípios são jovens, a cidade hoje comandada pelo competente Jesualdo Pires, já tem muita história para contar. Em menos de quatro décadas se transformou no segundo município rondoniense, com grandes avanços e um futuro dos mais promissores. Ji-Paraná ainda vai ter muito o que comemorar, certamente!
 PERGUNTINHA - Quando teremos mais uma operação policial, envolvendo autoridades do nosso Estado, para nos envergonhar de novo perante o país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário