sexta-feira, 28 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA...

"O que eu posso acrescentar, pela experiência que tenho, é que não só do Cabo da Boa Esperança para lá, mas também das partes do Aquém, se usa a mesma conjugação. Conjugam de todos os modos o verbo rapio, porque furtam de todos os modos da arte...tanto que lá chegam e começam a furtar pelo modo indicativo...furtam pelo modo imperativo...furtam pelo modo mandativo...furtam pelo modo optativo...furtam pelo modo conjuntivo...furtam pelo modo potencial...furtam pelo modo permissivo...furtam pelo modo infinitivo, porque não tem fim o furtar com o fim do governo e sempre lá deixam raízes, em que se vão continuando os furtos".  De quem são estas frases atualíssimas sobre a roubalheira que se instituiu em todos os níveis de governo? É uma pequena parte dos famosos  sermões do Padre Antonio Vieira, que viveu de fevereiro de 1608 a julho de 1697, onde morreu, na Bahia. Valendo-se do mote de uma carta de São Francisco Xavier a Dom João III, afirmando que na Índia Portuguesa se conjugava o verbo rapto ou roubar de todos os modos possíveis e imagináveis, Padre Vieira desenvolveu o tema que, 317 anos depois da sua morte, ainda é presente na vida brasileira e de praticamente todos os países. Sobre o mesmo tema, ainda, Padre Vieira foi mais longe e escreveu: "os príncipes governantes são companheiros dos ladrões".
Os famosos sermões do Padre Viera, que atravessaram séculos e chegam, em vários temas (como o amor aos indígenas e a defesa dos direitos deles) aos dias de hoje, incluem também um palavreado duro sobre a corrupção dos governos e dos governantes. O trecho escolhido resume bem o que ocorria naqueles tempos dos descobrimentos e continua existindo até hoje, com um câncer que se eterniza nas sociedades, tornando-as injustas e mantendo o controle nas mãos dos poderosos.
 PERSONAGEM CENTRAL - Um dos principais personagens da vida rondoniense, neste momento, é o entrevistado do Candelária Debate deste sábado. O procurador geral de Justiça, Héverton Aguiar, gravou entrevista exclusiva,  concedida a Sérgio Pires. O combate à corrupção; as operações que prendem autoridades e desnudam quadrilhas organizadas dentro dos governos; a ação do MP e seus parceiros: tudo isso faz parte da pauta. Imperdível! Vai ao ar para toda a Rondônia neste sábado, 13h20, logo após o Papo de redação, com os Dinossauros da TV.
CABELOS EM PÉ - O repórter Eduardo Kopanakis e o cinegrafista Fábio Costa passaram nove dias circulando pelos distritos de Porto Velho. O que viram é de arrepiar os cabelos. Nesta próxima semana, nos programas de jornalismo da TV Candelária/Record, a dupla vai mostrar uma série de reportagens sobre a dramática situação de quem vive nessas regiões atingidas em cheio pela enchente histórica do rio Madeira, no início do ano. Vai valer a pena acompanhar...
 PERDENDO A ESPERANÇA - Do jeito que a coisa está, não há mais mesmo jeito e nem esperança. Bandidos estão agindo com extrema violência, em plena luz do dia, ignorando a polícia, atirando para todos os lados sem se preocupar se algum inocente será morto; barbarizando a população. Nesta semana, no meio da manhã, assaltantes atacaram em frente ao Banco do Brasil, a menos de 50 metros do Palácio do Governo. Os dois foram mortos na troca de tiros com policiais, mas dezenas de pessoas correram os riscos de serem atingidos. O crime toma conta de tudo. Eles não têm nada a perder, nem suas vidas, que não valorizam. Imaginam como tratam a vida dos outros.
 UM POUCO MENOS - Depois de longo e tenebroso inverno, surge uma boa notícia pelos lados da Eletrobras Rondônia: a conta de energia elétrica do rondoniense vai cair, em média, 3,78%. Para a indústria, abastecida com energia de alta tensão, a queda será ainda maior: 4,27%. Tomara que não surja nenhuma outra manobra legal para transformar essa pequena queda de preço num aumento mais à frente.Mas que é, enfim, uma boa notícia, é sim. Estava na hora da Eletrobras dizer alguma coisa boa à população do nosso Estado!
 MINAS DA CORRUPÇÃO - Onde se pisa, há uma mina. Onde há investigação, há sacanagem. Do Petrolão aos governos estaduais; às prefeituras e até auditores fiscais da Receita; dos Correios às concorrências públicas, tudo está contaminado. Até nos sorteios populares, com recursos que deveriam ir para instituições de caridade, como a APAE, se encontram mutretas e desvios. Já roubam a merenda escolar e dão golpes no Bolsa Família. O que está acontecendo com nosso país? Socorro!
 APOIO À GOVERNABILIDADE - "Que saibam todos os rondonienses que continuamos a trabalhar com vigor, entusiasmo e planejamento,  acreditando e investindo,  sabendo que inúmeras pessoas, que sustentam milhares de familiares por todo o Estado, precisam continuar confiando em nosso Governo do Estado e na sua administração, para que, juntos, todos possamos  superarmos estes  tempos difíceis que nos atingiu a todos. Rondônia está acima de tudo". Trecho da carta aberta à população, assinada pelas entidades das micro indústrias e comércio, em apoio à governabilidade e dirigida ao governador Confúcio Moura.
 PERGUNTINHA - Depois da falecida CPMF que foi quase desenterrada, será verdade que o governo está pensando na volta do absurdo imposto sobre os combustíveis?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário