domingo, 16 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PESO NA ELEIÇÃO: DOIS EM CADA DEZ TEM O BOLSA FAMÍLIA

Depois da reeleição da presidente Dilma, começa-se a compreender porque o povo mais pobre optou por ela e não por Aécio Neves para comandar o país, mesmo com perto da metade do eleitorado tendo optado por Aécio. Os programas sociais, usados como mote de campanha (legal e até ilegalmente, através de ameaças de que poderiam ser cortados, caso o PT fosse defenestrado do poder), deixam claro que o Bolsa Família e outros programas se tornaram motes eleitorais. Para se ter ideia, os números oficiais apontam que hoje, em cada dez brasileiros, 2,3% dependem do Bolsa Família. Em algumas regiões mais pobres, o percentual chega a 50% da população do Estado, como é o caso do Maranhão. Ali, dos quase 6 milhões e 800 mil maranhenses, nada menos do que 3 milhões e 450 mil são atendidos pelo programa. No Piauí, o índice de "bolsistas" pobres chega a 48%. Em Alagoas, 45%. No Ceará, 43%, mesmo índice da Paraíba. O Acre é o sexto estado brasileiro com mais beneficiários do programa. 42 em cada 100 acrianos, o recebem.
Rondônia é o 16º estado brasileiro com maior número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família. Numa população estimada em 1 milhão e 728 mil habitantes, 413 mil são atendidos com o benefício social. O número representa 24%. Ou seja, de cada 100 rondonienses, 24 estão no "Bolsa". Os estados mais ricos, do centro sul, onde há mais riqueza e mais trabalho, são os que menos benefícios pagam. Em Santa Catarina, por exemplo, apenas 8% da população é atendida por programas sociais. São Paulo tem 10%; Brasília 11%; Paraná 13% e Rio Grande do Sulo, 14%. Quanto mais se sobe no mapa brasileiro, mas pobres e miseráveis se encontra. Então não foram só os nordestinos os que pesaram na balança. Foi essa população pobre, espalhada por todo o Brasil, que, com seus votos, reelegeu Dilma.
TRABALHO MOLEZA - A Justiça está vigilante em relação aos desmandos em órgãos oficiais. Os exemplos são imensos. Agora, a coisa chegou na Câmara de Ariquemes. Por lá, decisão judicial bloqueou os bens do vereador João Leite dos Santos, do PP e de quatro funcionárias contratadas por ele. Motivo simples: todas receberam regularmente seus salários, durante dois anos, sem nunca ter colocado os pés no serviço. Bem que a moda poderia pegar em outros órgãos públicos, onde essa nefasta prática ainda é comum. Lamentavelmente!
AGORA VAI? - A Prefeitura da Capital anda anunciando muitas obras e entrega de benefícios á comunidade, na tentativa de diminuir o volume de críticas dirigidas à administração municipal, que estaria trabalhando com muita lentidão, segundo se ouve em toda a cidade. O prefeito Nazif anunciou nesta semana um pacotaço de obras e limpeza no bairro Ulysses Guimarães, utilizando várias máquinas e equipamentos, além de uma equipe de mais de 40 pessoas. E garantiu que até o final deste ano, entrega à população nada menos do que oito postos de saúde que estão em reta final de obras. Esperemos, pois!
 NOVA MESA - Nos bastidores, continuam as conversações para a formação da futura Mesa Diretora da Assembleia. Deputados reeleitos, novatos e os que retornam depois de alguns anos (como é o caso de Lucia Tereza, de Espigão do Oeste), reúnem-se, trocam informações e preparam o caminho para a escolha, no final de janeiro. O que se ouve é que dessa vez a escolha será limpa e transparente e não repetirá as fórmulas nefastas que tantos problemas causaram ao parlamento estadual. Tomara que4 assim seja!
OUVINDO AS COMUNIDADES - A penúltima sessão itinerante da Assembleia Legislativa está programada para esta quinta, em Ji-Paraná. Os deputados se deslocam a várias cidades do Estado, buscando integração com as comunidades, ouvindo reivindicações e levando notícias de emendas e benefícios às coletividades. Na reunião desta semana, espera-se grande participação de autoridades e públicos de toda a região central. A última itinerante deste ano e da atual legislatura será em Vilhena, no início de dezembro.
FOFOCA E CHACOTA - Mistério! Ninguém sabe qual a fonte que espalhou a informação de que a Assembleia Legislativa não teria recursos para pagar o 13º salário aos seus servidores. Bobagem. Há sim todos os recursos necessários para o cumprimento de todos os compromissos. O que se sabe, na real, é que em dez dias, o presidente Hermínio Coelhe autorizará o pagamento dos salários de novembro já com o salário extra incluído. Muita fofoca e tentativa de espalhar o medo entre os servidores da ALE, acabou se tornando motivo de gozação e chacota.
 MINHOCAS VORAZES - Ainda não terminou o atual governo e o número de casos de corrupção, falcatruas, gente peso pesada enrolada só aumenta. Depois do Petrolão, até o sistema do PROER está na alça de mira do Ministério Público, com investigações que podem envolver inúmeros órgãos estatais e outros que são beneficiados com dinheiro público. O que parece, neste contexto, é que cada enxadada traz um ninho de minhocas. No caso, minhocas vorazes por engolir tudo o que estiver dentro dos cofres públicos. Cadeia para toda essa gente!
 PERGUNTINHA - Com a inflação, aumento de tarifas e riscos na economia, como você e sua família estão se preparando para as festas de Natal e para o 2015 que estão chegando?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário