terça-feira, 18 de novembro de 2014

IV SEMANA DE BIBLIOTECONOMIA - RONDONÓPOLIS-MT

Serviços de Referência e Informação são apresentados na UFMT pelos acadêmicos de Biblioteconomia

 Segue até esta quarta-feira (19.11) a IV Semana de Serviços de Referência e Informação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. O evento é direcionado para acadêmicos de todos os cursos da instituição, e conta principalmente com a participação dos matriculados nas disciplinas de Recursos Informacionais e Serviços de Referência, responsáveis pelas apresentações ao longo da semana.
 Desde o dia 17 de novembro os estudantes estão mais próximos de informações sobre os novos campos de atuação do Bibliotecário; do sistema PERGAMUM de informação oferecido pela Biblioteca Regional; de como se dá o processo de localização dos livros nas estantes de uma biblioteca. A semana está sendo realizada no Bloco Central do campus, das 19h às 21 horas.
 Os participantes também serão informados sobre a importância de preservar e conservar os suportes bibliográficos em papel, além de orientações sobre acervos digitais. Serão apresentados ainda alguns recursos informacionais gerais, tais como: Periódicos Capes, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) (LILACS, MEDLINE e PsycINFO), Scielo eBooks e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os participantes também terão a oportunidade de aprender a utilizar estas fontes.
 A coordenadora do evento, professora Marisa Inês da Silva Pinheiro, salienta que “o profissional de referência que trabalha em uma biblioteca precisa ter um perfil diferenciado, pois este profissional é o elo entre o público usuário e os recursos informacionais da biblioteca, tanto virtual, digital ou presencial. É ele que vai captar as reais necessidades e tendências dos usuários e levá-las à direção responsável pelo planejamento e desenvolvimento das coleções”.  Outras informações pelo telefone (66) 3410-4013. Veja as fotos



Fonte: Edileusa Pena - Professora Adjunto II - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis-MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário