terça-feira, 25 de novembro de 2014

CONCURSOS - Redação caprichada pode definir nota em vestibulares e concursos

Dicas da professora Fernanda Bérgamo vêm de jogo de amarelinha.

É preciso ter habilidades para se dar bem - no jogo e no texto.

Uma redação bem feita pode definir a nota dos vestibulares e dos concursos. A professora Fernanda Bérgamo ensina sete passos para escrever um tom texto - até parece uma brincadeira.

A doente propõe um jogo de amarelinha para ensinar as regras. Quem nunca brincou quando era criança? Tudo acontece sobre um desenho feito no chão: uma cabeça, onde fica o céu, o corpo, os braços, o pescoço. São cinco pulos para chegar ao céu. Na regra da amarelinha é preciso pular com um pé só. Os dois pés devem tocar o chão apenas nos números quatro e cinco e no número sete. Por isso é preciso ter habilidades para ganhar a brincadeira. Algo que é fundamental também na redação.

Então vamos ao número 1. "Leia a proposta com muita atenção. Não tenha pressa nessa hora. Às vezes os elaboradores fazem pegadinhas. Por exemplo, se o tema é uma pergunta, você vai precisar respondê-la durante o seu texto. E você vai precisar ler os textos de apoio", explica a professora.

Passo 2: "É para você definir a sua tese. Qual é a sua opinião sobre esses assunto? Com certeza você vai expressar essa opinião na introdução e vai, com muita habilidade, associando tema à tese, completar o primeiro parágrafo", orienta.

Passo 3: "Levante bons argumentos para defender sua opinião inicial. Para isso, utilize todas as estratégias argumentativas possíveis. Apresente dados estatísticos, comparações, alusões históricas. É hora de usar a bagagem que você tem", sugere.

Os braços da amarelinhas estão mais próximos do céu, que é onde a brincaria termina. No número quatro a gente chega à conclusão da redação. "Se o tema for uma pergunta, é hora de dar a resposta baseado no que você desenvolveu. Você também pode apenas refletir sobre o desenvolvimento encerrar o seu texto com uma constatação. ma boa estratégia para concluir o texto eficientemente é apresentar soluções para os problemas desenvolvidos", disse Bérgamo.

Se você acha que a conclusão é o fim, ainda faltam mais três passos. O 5: "Você ainda não passou a impo o seu texto, mas está pronto para fazê-lo. Para isso, cheque datas, nomes de pessoas, dados estatísticos, fontes que utilizou. Se tiver qualquer dúvida, não arrisque: omita a informação ou a troque. Também é hora de dar uma checada na gramática. Como está a acentuação do seu texto? Como está pontuação? Olho especial no acento grave. E você repetiu alguma palavra? Hora de substituir por algum sinônimo", ensina.

Nem todos os números da amarelinha estão na mesma cor. Passo 6: "É hora de passar a limpo e caprichar na legibilidade da letra. Você tem uma letra miudinha? Aumente. Cuide das margens, não extrapole a margem direita. Tudo que ficar fora da caixa será desconsiderada pelo corretor", diz Fernanda.

Passo 7: "Só rabisque sua folha definitiva se você tiver certeza. Quando é que valeu a pena? Você leu seu texto? Observou que engoliu uma palavra? Coloque uma 'gaivota' e acrescente.  A ausência de palavra pode comprometer a clareza do seu texto.  Também é hora de observar se houve repetição desnecessária, passar um traço simples sobre a palavra repetida e colocar um bom sinônimo em cima. Dessa forma, seu texto ficará impecável", concluiu Fernanda. Enfim chegamos ao tão desejado céu e, claro, chegamos também ao fim da redação.

Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário