sábado, 22 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O SUOR FRIO TINHA RAZÃO DE SER: A PF AGIU DE NOVO!

Com mais de 300 policiais federais envolvidos, incluindo dezenas de componentes da Força Nacional de Segurança, foi desencadeada mais uma operação daquelas, enormes, com envolvimento de pesos pesados da administração pública e depoimentos até do governador Confúcio Moura na sede da PF rondoniense. É apenas mais um capítulo do que se está assistindo em cada recanto deste país, onde algumas investigações que começam simples e modestas, acabam desaguando em desvios de milhões e outras vezes até bilhões de reais de dinheiro público dilapidado. Só de Rondônia teriam sido desviados mais de 57 milhões de reais, num pacotaço de mutretas que teria sido utilizado na campanha pela reeleição. Ainda não há nada provado, mas a simples cena de se ver policiais federais circulando por todos os andares do Palácio Rio Madeira, o CPA  e invadindo secretarias, já deixa a todos os rondonienses de cabelos em pé. E apavorados com o que pode vir por aí. Espera-se que tudo seja esclarecido logo, com total a absoluta transparência. Que as denúncias sejam investigadas a fundo. Que os que tiverem culpa sejam julgados e paguem por seus erros e que os inocentes saiam ilesos.
A questão retorna à essência, contudo. Cada investigação está levando a resultados apavorantes. O rombo na Petrobras, que pode chegar a muitos bilhões de reais, espalhou sua podridão por quase todo o país. Rondônia não fica fora deste contexto de corrupção e malandragens. Estamos mesmo caminhando, céleres, para uma total depuração? Ou seriam apenas ações passageiras, que não levarão a nada e muito menos acabarão com a corrupção que domina nosso país? Por enquanto, torce-se pela primeira hipótese. Porque quem andou suando frio nos últimos dias, com tanta PF por perto, estava cheio de razão. Ela atacou de novo. E que ataque!
 QUEM SÃO OS ILEGAIS? - Fiscalização nos postos de combustíveis de Porto Velho, no geral, tranquilizou os consumidores. Em todos os fiscais da Agência Nacional do Petróleo consideraram a qualidade da gasolina e demais combustíveis vendidos dentro das normas exigidas. Dois postos, contudo, foram multados e as bombas lacradas, por estarem irregulares, colocando menos combustível nos veíuclos do que o marcado na bomba. Lamentavelmente, essa informação vital, foi escondida da população.
LETRAS QUE ENGANAM - As letras super minúsculas, que sempre escondem pegadinhas contra o consumidor, precisam a partir de agora serem lidas e relidas. Já está valendo a nova lei que permite que os bancos e financeiras peguem de volta bens comprados a prestação e que estejam com atraso de apenas três meses. E tudo isso sem ação judicial. Agora, o juiz do plantão judiciário poderá conceder de imediato a reintegração de posse e o bem ser retirado em 48 horas. Número da lei: 13.043. É bom ficar antenado...
 O ALVO DE HERMÍNIO - Caminha cada vez mais na direção da disputa pela Prefeitura da Capital, em 2016, o nome do atual presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. A saída dele do PSD é questão de tempo. Exatamente o tempo em que será criado um novo partido, a partir da liderança nacional dos irmãos Gomes, do Ceará. Hermínio vai entrar na luta pelo comando da cidade que o adotou e para a qual ele sempre guardou os melhores agradecimentos e alega, a amigos, que tem grandes projetos. Se realmente for candidato, Hermínio será páreo duro para os outros oponentes, sejam quem forem.
AGORA É COM A CAERD - A quarta-feira foi considerada histórica para Ji-Paraná. No Palácio Presidente Vargas, o governador Confúcio Moura assinou o contrato para execução da obras do esgoto sanitário, no valor de 179 milhões de reais, com recursos federais e contrapartido do Estado. O competente prefeito Jesualdo Pires comemorou o evento, como mais um avanço importante para sua cidade. Resta agora à Caerd abrir a licitação e iniciar as obras. O maior problema, a partir de agora, será fazer a complexa e inoperante Caerd cumprir a sua parte. O resto está tudo OK.
SALTO NA CARNE - Muita coisa vai mal na economia, mas não para a carne de Rondônia. Tanto que nossas exportações cresceram quase 250 por cento este ano. O secretário Evandro Padovani está comemorando os resultados, destacando que já somos o sexto maior abatedor de bovinos do Brasil e ocupamos a quinta posição em relação à carne desossada. Foram mais de 101 mil toneladas vendidas, 457 milhões de dólares faturados. Nosso agronegócio vai muito bem, obrigado!
 DIA DE SÃO NUNCA - Ouve-se, atrás de algumas portas bem trancadas, onde assuntos quentes são discutidos, que as obras dos viadutos sobre a BR 364 ainda podem empacar de novo. Parece mentira, mas infelizmente não é. Um "desencontro de contas" sobre o que já foi pago pelas obras e o que faltaria para a conclusão do serviço seria o obstáculo maior para que as nossas elevadas, apelidadas de viadutos, finalmente saíssem do lugar. Desse jeito, quem sabe as inauguraremos, com toda a pompa, no Dia de São Nunca?
 PERGUNTINHA - Só pra estragar o dia: alguém aí ainda lembra que houve Copa do Mundo neste ano e que nossa Seleção levou 7x1 da Alemanha?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário