terça-feira, 28 de outubro de 2014

REDES SOCIAIS - Facebook lança Rooms, app onde usuários conversam sem se identificar

Aplicativo permite criar salas sobre assuntos e lembra o Reddit. Usuários podem personalizar cores e imagens de capa de sala.

O Facebook lançou o Rooms, um aplicativo que permite que usuários conversem e postem conteúdo sem se identificar. Com funcionamento parecido ao fórum Reddit, um dos principais redutos de virais e discussões na web, e às salas de bate-papo do início da internet, o app por enquanto só está disponível em países de língua inglesa e dispositivos iOS.

Com o Rooms, os usuários podem criar salas de assuntos - gols de placa, cães fotos ou sustos com filmes de terror, por exemplo - para postar fotos, vídeos e textos.  É possível ter um "nickname" diferente em cada um desses grupos. De acordo com o Facebook, as cores e as imagens de capa dessas salas podem ser personalizadas, bem como o emoticons do seu botão de "curtida". Também será possível destacar mensagens específicas e criar permissões, o que indica que uma pessoa pode se tornar administradora do grupo: tudo isso, é claro, preservando o anonimato dos usuários.

"Uma das coisas mágicas dos primeiros dias da internet era se conectar a pessoas que você nunca encontraria no seu dia a dia", diz o Facebook em comunicado. "Fóruns e salas de bate-papo eram pontos de encontro para pessoas que não compartilhavam necessariamente da mesma localização geográfica ou conexões sociais, mas tinha algo em comum. Lugares onde o que você dizia importava mais do que o que você era quem você conhecia".

A existência do Rooms já havia sido indicada pelo jornal "The New York Times" no início de outubro. Na época, a reportagem afirmou que o objetivo do aplicativo era permitir que "os usuários do Facebook usassem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais".

Fonte: G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário