quinta-feira, 16 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM DEBATE QUE O RONDONIENSE NÃO PODE PERDER

Esta sexta é dia muito importante para a disputa do Governo de Rondônia. A partir das oito e meia da noite, Confúcio Moura e Expedito Júnior ficarão frente a frente, naquele que é considerado o debate mais decisivo para a eleição. Promovido pela TV Candelária/Record, o que for tirado dele, certamente terá tempo hábil para repercutir em todo o Estado. O da TV Rondônia, que será na próxima quinta, dia 23, embora seja o último embate, é realizado a apenas três dias do pleito e, mesmo com toda a velocidade com que as informações andam atualmente, só mesmo se surgir um grande e importante fato novo, poderá ter a mesma influência no eleitorado do que o que a Candelária realiza. Comandada pelo experiente Léo Ladeia, respeitado pelos candidatos e principalmente pelo público, o confronto terá cenário diferente, forma de perguntas e respostas proporcionando maior tempo de embate direto entre os dois e ainda a participação de lideranças da comunidade, de várias cidades, que farão suas perguntas. Quem as responderá será sorteado na hora. 
Os encontros em TVs e rádios (o debate da Candelária será transmitido, ao vivo, também para mais de 12 emissoras em todo o Estado), permitem que o eleitorado sinta como vai a campanha e como estão os dois concorrentes, ante aos enormes problemas que terão que enfrentar, seja quem for o eleito. Influirá sim no voto dos indecisos. Poderá até mudar a opinião de quem já tinha tendência para um ou outro lado. Portanto, todos os rondonienses que querem se informar bem, saber o que pensam os dois concorrentes; o que cada um pretende realizar em setores vitais para a vida do Estado e que, mais que tudo, querem ter participação ativa no processo, aprimorando a democracia, não podem perder o debate desta sexta. Agende aí: começa às 20h30 em ponto!
 AUTORIZAÇÃO PARA MATAR - Nesta semana, dez anos depois dos crimes hediondos, os últimos envolvidos na chacina do Urso Branco foram julgados. Todos os que cometeram os crimes horrorosos dentro do presídio vão pagar por seus atos, porque a sociedade não aceita assassinos. Com exceção, é claro, dos índios Cinta Larga. No mesmo período, em 2014, um grupo deles chacinou 29 garimpeiros em Espigão do Oeste, na área da Reserva Roosevelt. Até hoje, sequer foi aberto processo contra os matadores. Portanto, alguns brasileiros têm autorizar para matar. Os outros não.
PRIORIDADES - Seja quem for o futuro governador, dois temas importantes precisarão ser priorizados, em parceria com a bancada federal eleita. O primeiro deles é a questão da transposição, que até hoje só ficou no discurso. O outro é a dívida pornográfica do extinto Beron, que está suspensa, mas não acabou. Os dois assuntos foram abordados pelo presidente da Assembleia, o deputado reeleito Hermínio Coelho, em discurso na tribuna, nesta semana.
 ENCHENDO O SACO - Não deu outra! Mal foi aberta e a ponte sobre o rio Madeira já foi fechada duas vezes em menos de 40 horas, por protestos. Esse tipo de coisa enche o saco, porque na grande maioria das vezes, a grande maioria que perde o direito sagrado de ir e vir, não só não sabe porque está sendo punido como, pior ainda, não pode fazer para resolver o problema que gerou o fechamento da via, da ponte, da avenida, da rodovia. Os moradores do lado de lá da ponte não suportam mais a falta de energia. Não seria o caso de fechar o acesso à sede da Eletrobras?
SÓ ESTÁ PIORANDO - A reta final da campanha ao governo e Presidência da República será dura de engolir, pela baixaria constante que tem se observado, principalmente nas redes sociais. O problema só se acentua. Vale tudo. De denúncias novas a requentadas; de ameaças e palavreado agressivo e sujo; de desrespeito ao bom senso e ao correto convívio democrático. Uma pena que Rondônia e o Brasil não aproveitam esse momento democrático para discutir a fundo as questões mais importantes para a maioria da população. Mas, enfim, cada povo tem o nível de campanha que merece!
ALGUÉM AINDA ACREDITA? - Continuam pipocando aqui e ali pesquisas que, mesmo registradas em TREs, são claramente fajutas. Tanto por aqui quanto em nível nacional. Em Rondônia, qualquer previsão a essa altura do campeonato é tentativa de engodo. No primeiro turno, os dois candidatos terminaram empatados e não houve, ao menos até agora, qualquer grande evento que pudesse mudar o rumo da disputa. Quem quiser se enganar que se engane! A verdade é que tanto em Rondônia como para a Presidência, a disputa vai ser urna a urna, voto a voto. A menos que daqui para a frente ocorra algo que mude todo o quadro atual...
NAS PAREDES - Recortes da coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA, publicada pelo jornal Estadão do Norte e reproduzida por dezenas de sites do Estado, fazem sucesso em Humaitá. O texto, abordando a vergonhosa situação da BR 319, com o título "Uma estrada projetada para nunca ser concluída?" está espalhado por toda a cidade. Em lojas, hotéis, empresas, bares, restaurantes, lá está a publicação. O povo de Humaitá também está indignado com a rodovia que as ONGs internacionais não permitem que ganhemos.
PERGUNTINHAS - Quem se sairá melhor no debate desta sexta, na TV Candelária? Confúcio Moura ou Expedito Júnior, qual dos dois acabará a noite como o vencedor do confronto?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário