quarta-feira, 29 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

 PROTESTEMOS CONTRA ESSE VERGONHOSO PRECONCEITO

O preconceito é doentio e ilegal. Depois da eleição, as redes sociais foram invadidas por frases ofensivas e ataques idiotas aos nordestinos. Sobrou também para nós, nortistas. Os doentes sociais, que só são democratas quando lhes interessa, existem em todos os setores da sociedade e tanto entre os petistas quanto nos antipetistas. Mas a canalhice chegou aos extremos. Os  "acusadores" dizem que o Nordeste elegeu Dilma. Tiveram preguiça de analisar os números. Veriam que a vitória de Dilma teve sim muito do Nordeste, mas muito mais de Minas,  terra de Aécio, onde ele perdeu por meio milhão de votos e do Rio de Janeiro, onde Dilma ganhou por mais de 700 mil votos. Ela fez mais votos no centro sul do que em outras regiões.Tivesse Aécio ganho em sua própria casa e no Rio, o resultado das urnas seria outro. Outro erro grasso: o norte também não é o outro responsável pela vitória apertada de Dilma. Ela ganhou no Amazonas (51% a 48%); ganhou bem no Pará (57% a 43%), mas perdeu feio em Rondônia (54% a 45%) e Acre (onde Aécio teve 63% dos votos e ela apenas 36% ).  Na região toda, Dilma teve 53% a 46%. Mas foi nos eleitorados maiores do centro e sul do país, que a eleição pendeu para ela.
Não se lê nas redes sociais críticas aos cariocas ou mineiros, pela escolha, com raras exceções. Mas há ofensas mesmo apenas contra os nordestinos. Eles deram uma enorme vitória a Dilma, mas a matemática da eleição aponta que se Aécio tivesse ganhou nos grandes colégios eleitorais, seria ele o Presidente e não a Dilma reeleita. Preconceito tem que se corrigir com educação e punição. Ofender alguém por ser de determinada região ou ter feito determinada escolha (democrática, sublinhe-se), é algo que tem que se  contestar com veemência. Portanto, Viva o Nordeste, viva o Norte, viva o Brasil!
 MÃO ESTENDIDA - Ao dizer que a eleição é página virada e que o que foi dito nela, em termos de acusações entre adversários não tem mais qualquer valor para ele, que jura não guardar nenhuma mágoa, o governador Confúcio Moura mantém um tom conciliador, de mão estendida aos seus adversários. Claro que a relação com os opositores não será fácil, mas ficou claro que há, de parte do líder rondoniense reeleito, uma clara decisão de desmonte imediato dos palanques. Agora, a conversa passa a ser em torno de obras e projetos a serem concretizados.
 MAIORIA NA ALE - Em sua primeira entrevista, pós reeleição, Confúcio citou uma de suas preocupações: a de ter maioria na Assembleia. No primeiro mandato, suas relações com o poder legislativo foram conturbadas. Agora, ele já demonstrou que ter o parlamento ao seu lado será um dos seus primeiros objetivos, nesta nova etapa. A conquista da Presidência da Casa pelo grupo de apoio ao governo será meta prioritária. O nome dos governistas para comandar a ALE, ao menos é o que surgiu até agora,  é o do seu atual vice e deputado eleito, Airton Gurgacz.
"VOLUME DE CAMPANHA" - O que faltou para Expedito Júnior conseguir se eleger, além dos perto de 54 mil votos que teve a menos que Confúcio? Ele e seus aliados estão lambendo as feridas e analisando o que aconteceu. Mas, basicamente, faltou volume de campanha (traduzindo para o português claro: não havia dinheiro) e Confúcio e seu grupo foram tomando conta dos espaços, em praticamente todas as regiões do Estado. Expedito é um nome forte, assim como o é o do seu vice, Neodi Oliveira. A dupla, com a boa votação que obteve, tem grande e promissor futuro, na política rondoniense.
REDES SOCIAIS - Daniel Pereira, experiente na política, duas vezes deputado estadual, líder sindical e reconhecido com um político articulado e atuante, é o novo vice governador. Ele teve participação importante na campanha, incluindo uma ativa presença nas redes sociais, defendendo o projeto da reeleição e contratacando nas críticas postadas. Foi um parceiro importante na caminhada. Se tiver espaço relevante no governo que ajudou a eleger, pode ser muito útil para a administração de Confúcio e para o Estado.
 RESULTADO DO JOGO - Fred Perillo, assessor especial do governador Confúcio Moura e muito próximo a ele, postou nas redes sociais um comentário que pode ser considerado um recado aos que preferirem outro candidato ao governador reeleito. Escreveu: "Eleição é uma espécie de jogo. Você escolhe um lado e faz sua aposta. E, ganhando ou perdendo, é o único responsável pelas consequências de sua escolha". Ou seja, por esse raciocínio, quem escolheu Confúcio jogou bem. Quem foi contra, que aguente as consequências...
BAÚ NA CNI - Mais um destaque especial para Rondônia: o presidente da Federação das Indústrias (Fiero), empresário Denis Baú, foi empossado nesta terça como diretor da Confederação Nacional da Indústria, a poderosa CNI. Ele foi convidado pelo presidente reeleito da entidade, Robson Andrade, para fazer parte da alta direção da entidade. Além de ser atuar junto a uma diretoria que abrange 28 entidades estaduais, Baú continuará sendo o representante do Estado junto ao comando nacional da CNI.
 PERGUNTINHA - O que você achou da piada que se espalhou nas redes sociais de que a secretária eletrônica da Petrobras não pede para deixar recado, mas sim dá o número de uma conta para receber uma pequena comissão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário