terça-feira, 21 de outubro de 2014

CONCURSOS - Confira dicas de como se preparar para concursos públicos

AUTOCONFIANÇA E PLANEJAMENTO:  Se você estuda para concurso então acredite neste seu projeto. Pense na vida melhor que você terá depois que sua posse ocorrer. Pense que cada hora de estudo lhe renderá bons frutos. Acredite que você tem capacidade de ser aprovado, que só depende de você. Para isso, planeje. Defina horários semanais de estudo, cumpra suas metas e saiba a hora de sentar e levantar, dando devidos intervalos (no máximo de 20 minutos) para respirar melhor, ir ao sanitário e lanchar. Esqueça celular e internet, eles certamente não lhe levarão à aprovação. Em outras palavras, ter planejamento é ter disciplina.

QUAIS CONCURSOS DEVE FAZER? Defina prioridades. Não dá para atirar para todos os lados, escolha uma área e foque nesta área do conhecimento. Se você tem afinidade com direito do trabalho, por exemplo, faça concurso de tribunal trabalhista. No entanto, além de técnico e analista do TRT, você deve fazer vários outros concursos, ainda que não caia direito do trabalho como disciplina. Vejo que um grande erro cometido pelos candidatos é o de não realizar provas. Não se pode comparar a realização de uma prova com a sua simples resolução no conforte de sua casa. Teste suas habilidades. Teste o trânsito da cidade, seu tempo de prova, o preenchimento do gabarito. Se quero fazer a prova de técnico do INSS por que não me inscrever também para técnico do Tribunal de Justiça?

TRABALHO E ESTUDO: Observo no meu dia-a-dia que a maioria das pessoas que estão passando em concurso são pessoas que também trabalham. Essas pessoas conseguem aplicar o primeiro item (autoconfiança e planejamento) tão bem que a falta de tempo não é empecilho ao cumprimento de suas metas. Comigo foi assim: sempre trabalhei, desde a faculdade, mas planejava estudar quatro horas diárias. Estipule uma quantidade diária de estudo e siga seu planejamento. No sábado ou domingo, dobre essa jornada de estudo. Também não deixe de se divertir, por que isso só lhe trará benefícios. Além do trabalho e do estudo pratique alguma atividade física, de preferência caminhe?corra. O resultado é imediato. Experimente!

ANSIEDADE. É NORMAL? Quem nunca teve uma insônia em véspera de provas? Sempre achamos que não vai dar tempo de cumprir o edital, que não chegaremos à última etapa do certame ou que nossos concorrentes são mais bem preparados. São sensações normais, desde que não interfira no seu bom desempenho. Vivemos, diariamente, a expectativa de uma aprovação. E com ela, surge um turbilhão de pensamentos, além da cobrança de amigos para sair, dos vizinhos pela pergunta inconveniente ("já possou? Quero lhe ver aprovado"), a família que já não aguenta mais pagar suas contas. Sua paquera que não lhe vê há tanto tempo. Tudo isso é normal. Se você perceber que tem alguma coisa desequilibrada, se, por exemplo,a insônia está lhe atrapalhando, procure ajuda. Vá ao médico, diminua o ritmo, pratique esportes, Esteja bem. Sua cabeça precisa estar bem.

Fonte: Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário