sexta-feira, 24 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AS FORÇAS PODEROSAS QUE LEBRÃO TERÁ QUE ENFRENTAR

O deputado Eurípedes Lebrão é uma das boas surpresas da política. Reeleito com a terceira maior votação no Estado, Lebrão também sonha. Quer ver uma obra vital para toda a Amazônia, a BR 319, reconstruída e ligando Porto Velho a Manaus. A intenção é positiva: ele pretende mobilizar deputados estaduais e toda a bancada federal, para começar a pressionar, desde o primeiro dia, o novo governo (seja quem for eleito para a Presidência) para que a obra ande. Não há qualquer reparo a fazer na intenção do deputado que, aliás, tem sido um dos destaques positivos do nosso parlamento. Esta sua iniciativa é das mais louváveis. Onde está, então, a grande dificuldade? A principal é que Lebrão acha que a culpa maior pela estrada não sair é das empresas balseiras, que fazem as travessias dos rios. Não deixa também de estar certo. Mas o foco central, é claro, está errado. Quem decide se a BR 319 vai sair ou não são as ONGs internacionais, que mandam na Amazônia. Pelo menos enquanto o atual modelo de governo estiver no comando do Brasil. A única chance da 319 sair do papel, definitivamente - e assim mesmo com uma verdadeira guerra a ser enfrentada na mídia e junto aos amiguinhos das ONGs - será uma postura diferente do poder central.
Uma rodovia vital para a Amazônia e para o Brasil, como essa, só se tornará realidade quando os interesses nacionais se sobrepujarem às forças bilionárias e poderosas de entidades que são pagas pelo grande capital internacional. Só fazem de conta que defendem a preservação ambiental, por temerosas da concorrência dos nossos produtos, que podem afetar a economia dos países que as ONGs representam. O dedicado deputado Lebrão tem que se preparar para enfrentar forças imensas, aliás, forças até agora vitoriosas e imbatíveis também na questão da BR 319.
 ROTA DE COLISÃO - Não há mais dúvida de que o prefeito Mauro Nazif e o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Queiroz, estão em rota de colisão. Nazif culpa apenas Alan pela movimentação dos vereadores contra ele. Avisou, em entrevista com os Dinossauros, na Rádio Parecis FM, que "eu estava quieto e despertaram o leão". Traduzindo: vai entrar na briga, certamente. A situação está complicada, porque Nazif acusa Alan Queiroz de aproveitar o momento político/eleitoral para atingí-lo. Alan tem dito que Nazif é um administrador muito ruim...
 ESTÁ NO ABANDONO - Triste a situação do prédio do Shopping Popular, em Porto Velho. Mais de 290 boxes, tudo perdido, tudo atirado. Construído há quase cinco anos, ao custo de mais de 1 milhão e 800 mil reais, o shopping  foi destruído pela enchente do primeiro trimestre e está abandonado desde lá. Uma situação que exige ação rápida, apoio de todos os setores, recursos imediatos e que, sem dúvida, requer um esforço concentrado para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. Por enquanto, nada andou...
 BANCADA FEDERAL - Da nova bancada federal para a Câmara, o candidato à reeleição Confúcio Moura tem o apoio de cinco eleitos: Marinha Raupp,  Lucio Mosquini, Marcos Rogério, Nilton Capixaba  e Lindomar Garçon. Já Expedito conta com três aliados de peso: Mariana Carvalho,  Luiz Cláudio e Expedito Neto. O único senador (reeleito), Acir Gurgacz, também é da ala confuciana, assim como o atual senador Valdir Raupp. Odacir Soares, suplente de Ivo Cassol e que está substituindo o titular, é Expedito.
CÔMICO E TRÁGICO - Quem acha que já vou tudo de ruim na política, se deu mal quando soube da última história envolvendo a confusa administração do Padre Franco, em Cacoal. O vereador Valdomiro Corá, do PV, indicado para presidir a Comissão Processante que pode decidir pelo impeachment do Prefeito. Qual não foi a surpresa geral, incluindo-se aí o povão que superlotou a Câmara para acompanhar a sessão, quando o nobre edil declarou apoio incondicional ao...Prefeito. Exatamente. O escolhido para comandar a comissão é aliado número 1 do Padre Franco. Cômico, não fosse trágico!
 PETISTA PROTESTA - Repercute, nas redes sociais, dura carta aberta do ainda deputado Cláudio Carvalho, do PT (não reeleito), indo na contramão do seu partido e não apoiando a reeleição do governador Confúcio Moura.  Claramente afetado pelo resultado das urnas, Carvalho sublinha que não conseguiu mais um mandato de deputado por culpa do envolvimento do seu nome na Operação Apocalipse. Ele diz que mesmo tendo sequer sido citado pelo Ministério Público, foi a simples citação do seu nome como envolvido no rolo que o tirou da Assembleia.
ENTRA NA HISTÓRIA - Há um clima de otimismo em Ji-Paraná, com a volta das obras do Anel Viário. Paralisada várias vezes, algumas até por decisões incompreensíveis, a obra é vital para a cidade. Há mais de duas décadas é esperada pela comunidade, mas sempre encontra percalços pelo caminho. O custo total está orçado em mais de 30 milhões de reais e certamente será uma obra que vai entrar para a História das coisas boas de Ji-Paraná. O prefeito Jesualdo Pires está comemorando a volta dos trabalhos e quer ver a obra entregue, finalmente, o mais rápido possível.
 PERGUNTINHA - A pouco mais de dois dias da eleição, você apostaria uma boa grana em quem, para ganhar o Governo do Estado e a Presidência da República?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário