terça-feira, 21 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A INTERVENÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL ACABA COM A BAIXARIA?
O TSE tomou a iniciativa e os TREs, incluindo o de Rondônia, entraram com tudo no assunto. Tema: o baixíssimo nível da campanha eleitoral na disputa pela Presidência da República e aos governos estaduais. O que se viu no primeiro turno e piorou ainda mais no segundo, foi uma das campanhas mais recheadas de baixarias na nossa ainda incipiente democracia. Nada foi poupado. Não houve questões pessoais, amorosas, familiares, íntimas que merecessem respeito. Incentivadas pelas redes sociais, onde milhares de psicopatas e doentes sociais as utilizam para aprimorar a canalhice e a baixeza humana, as equipes dos candidatos, ao invés de não aceitarem essa sacanagem toda, ao contrário, entram nela de cabeça. O que se viu, em várias ocasiões, foram momentos de tristeza, de lamentos, de falta de humanidade e respeito; de falta de vergonha na cara; de descaramento mentiroso. Não se pode generalizar, porque houve também coisas boas, propostas e alguma dignidade. Mas a verdade é que as campanhas descambaram, no geral, para um campo tão perigoso que, em determinados instantes, se imaginou que os candidatos, principalmente nos debates, poderiam se pegar no tapa, para não dizer coisa pior.
Em Rondônia, os representantes dos candidatos fizeram um pacto no TRE (informal, porque ninguém assinou nada), pela valorização das ideias e o fim da baixaria. Poucas horas depois, no debate da TV Candelária/Record, pode-se dizer que o acordo foi cumprido à altura do que se poderia esperar. Mas esta é a semana decisiva. Como agirão os dois candidatos? E na disputa Presidencial, que nunca esteve tão acirrada? O que pode fazer a Justiça Eleitoral, de concreto, para amenizar o clima de guerra na política? Perguntas não faltam. Encontrar as respostas  certas é que ninguém sabe como  fazer!
 ACERTOU OU ERROU? - Ibope do final de semana, com  empate técnico em Rondônia (Confúcio dois pontos à frente de Expedito), deixa muito clara a disputa voto a voto neste segundo turno. Transparece  também a preocupação do instituto em não repetir os erros grosseiros do primeiro turno, quando não acertou nada. O governador Confúcio disse à Rádio Parecis FM que acredita na pesquisa. Expedito acha que é ele quem está na frente. No próximo domingo saberemos se o Ibope mais uma vez jogou água fora da bacia ou se, ao menos acertou uma...
 BOM SENSO - Fazer pesquisa dando empate técnico (que foi o que ocorreu nas urnas, no primeiro turno), é uma espécie de ação de segurança, para não desmoralizar ainda mais o Ibope, até há pouco reconhecido como uma instituição especialista em termos de  opinião pública. O bom senso indica que apresentar números próximos a empate ao menos salvaguarda quem faz as pesquisas. É o mesmo, aliás, que ocorre em nível nacional. Depois das burrices do primeiro turno, agora Aécio e Dilma só aparecem empatados...
MAIS DOIS DEBATES - Depois do confronto na TV Candelária, que foi tenso mas sem baixarias, Confúcio Moura e Expedito Júnior voltam a se enfrentar nesta terça à noite, ante câmeras e microfones. Se a programação não mudar, vão debater na TVS/Alamanda. Será mais um encontro para sair faísca. O último debate está agendado para a quinta à noite, dia 23, na TV Rondônia/Globo. Espera-se, nestes dois últimos encontros, que os candidatos falem duro, mas que não partam para a agressão pessoal....
 OS VICES FALAM - Nesta segunda, um evento diferente foi programado para Ji-Paraná. O candidato a vice na chapa de Confúcio Moura, Daniel Pereira, debateu com o candidato a vice na chapa de Expedito Júnior, o deputado Neodi Oliveira. Iniciativa foi da Associação Comercial e Industrial da cidade, em parceria com a Ulbra. O encontro foi à noite, com transmissão da Rede TV/SGC e Rádio Eldorado. O encontro de vices, para um debate público, é fato raro. Os rondonienses que acompanharam, puderam ouvir o que os dois experientes políticos tinham a dizer ao eleitor.
CONVERSA DE RESULTADOS - O clima, que andava tenso, entre Prefeitura e Câmara de Vereadores de Porto Velho, começou a dar sinais de distensão. Cinco nobres edis já teriam tido uma longa conversa com o prefeito Mauro Nazif e as arestas começaram a ser aparadas. No plenário, houve pressão, ameaças, discursos duros e alguns até furiosos, mas bastou um bom papo com parte dos edis que andavam bravos, para que as coisas começassem a melhorar. Comentário de um dos vereadores que não participou da reunião de conciliação: "Nada como uma boa conversa para aparar arestas..." Será que ele estava sendo irônico?
SUSTOS CARDÍACOS - O coração anda assustando personalidades rondonienses. Em poucos dias, três figuras conhecidas passaram por momentos de perigo. Felizmente, o trio está bem, depois de atendimento competente dos médicos locais e de outros Estados. O primeiro foi o empresário e ex constituinte Chagas Neto. Depois, foi a vez de Ciro Pinheiro, homem de imprensa dos mais respeitados nesta Rondônia. O último caso foi do empresário Antonio Wilson. Felizmente, todos superaram o problema e o susto. Estão bem. Mas têm que cuidar melhor da saúde, exigem seus amigos e familiares.
 PERGUNTINHA - A seis dias da eleição, você já escolheu em quem vai votar para o Governo de Rondônia e para a Presidência da República ou ainda está indeciso?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário