sexta-feira, 17 de outubro de 2014

História do motociclismo de viagem

Existem registros de viagens de moto desde 1920... 
O desejo do homem em montar numa moto e percorrer caminhos à descoberta do mundo mistura-se com o próprio desenvolvimento desta máquina, que se massificou principalmente graças à 1ª guerra mundial e rapidamente passou a fazer parte do imaginário dos mais aventureiros. 
Este espírito de aventura, liberdade e descoberta foi-se desenvolvendo de tal forma, que em meados dos anos 50 surgiu o termo "MOTOTURISMO", evoluindo até à atualidade. O ambiente sócio-económico do pós-guerra (1914-1918) foi propício à massificação das motos, pois eram máquinas baratas, de fácil manutenção e acessíveis a mais pessoas. 
Segue abaixo uma relação de viagens que ficaram famosas devido a cobertura da imprensa e contam um pouco da história do motociclismo de viagem global. Sem sombra de dúvida são só alguns exemplos, já que existem centenas de outras vivenciadas por motociclistas de todos os cantos do mundo. 

1922 - Clare Consuelo Sheridan, a primeira mulher...

Clare Consuelo Sheridan foi uma mulher de carreira. Escultora de renome, escritora, jornalista e viajante, sempre levou uma vida de aventuras. Nasceu em Londres em 9 de setembro de 1885, uma das três filhas do casal milionário americano Jerome Leonard e Clarissa Hall.
Sheridan não era apenas uma mulher talentosa nas artes e escrita. Em 1922 tornou-se correspondente europeia do jornal New York World, e passou a ser uma viajante incansável. Muitas das suas viagens foram realizadas de carro ou de moto com side-car, havendo na época muitos autores que escreveram sobre as suas viagens e aventuras. 

Elspeth Beard - A mulher que em 1980 aos 24 anos viajou sozinha de moto pelo mundo

A motociclista inglesa Elspeth Beard fez uma incrível viagem por dezenas de países da Europa, Ásia e Oriente médio, rodando sozinha nos anos 80. Foi sem dúvida a viagem mais longa feita de moto por uma melhor, inclusive, até os dias de hoje. 

De 1928 a 1936 - A volta ao mundo de moto

Em 1928, dois jovens húngaros decidiram dar a volta ao mundo numa Harley-Davidson com side-car. Zoltan Sulkowsky  e o amigo Gyula Bartha, partiram numa aventura de 9 anos, publicando posteriormente em livro a sua história, muito realista, sobre o mundo que viram, onde a infuência da europa nas colônias africanas se faziam sentir em grande escala.  
Os dois experimentaram as riquezas de sultões, testemunharam culturas primitivas e de extrema pobreza de vilas remotas, viajaram através de desertos e percorrem estradas de todos os tipos. Enfrentaram animais selvagens, lidaram com lama, areia, calor e frio extremos, e rios que, para atravessar, a moto tinha que ser desmontada para caber em pequenos barcos.
O livro das suas aventuras, "Around the World on a Motorcycle: 1928 to 1936" é inteligente e envolvente, oferece uma visão de mundo única entre as guerras mundiais, temperado pela grande diversidade de culturas e da grande variedade da vida humana que existe no planeta.

1931 - "One man Caravan" de Londres a Tóquio

Em 1931, o jovem Robert Edison Fulton Jr festejava com os amigos o final do curso de arquitetura na Universidade de Viena, quando lançou a ideia que gostaria de fazer uma grande viagem de moto, mas para isso teria que conseguir uma máquina confiável. 


A sorte estava do seu lado, pois entre os presentes na festa estava o fabricante das motos "Douglas" que prontamente lhe ofereceu uma moto para a sua aventura.
Com apenas 23 anos de idade, Fulton Jr, parte numa viagem solitária de 40.000 km, entre Londres e Tóquio que durou 18 meses. Tudo registrado no livro “One Man Caravan”. 

1934 - Viagem de dois anos por dois continentes

Depois do seu casamento em 1934, Stanislaw e Halina Bujakowski decidiram que iriam passar uma lua de mel diferente, realizar um sonho em viagem. E de moto, claro. Saíram da sua cidade na Polônia, chamada Druskininkai e foram rumo a Xangai na China, utilizando o modelo Birmingham da fabricante BSA, com um sidecar. 
Sua rota os levaram entre países europeus, passaram pela Turquia, Síria, Iraque, Pérsia, Índia e claro, finalmente a China. 

1950/52 - Che Guevara e La Poderosa II...

Em 1950 o ícone Che Guevara tinha feito a sua viagem começada de moto e terminada a pé, pelas províncias argentinas de Tucumán, Mendoza, Salta, Jujuy e La Rioja, na qual percorreu diversos resorts Andinos. Não foi propriamente uma viagem de turismo, mas foi com certeza uma das primeiras grandes viagens feitas numa moto.
E Che voltou a repetir a façanha (para a época, visto que hoje é puro prazer) em 1952. Com Alberto Granado, parte numa grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, na velha moto do companheiro, uma Norton 500 cc, fabricada em 1939 e apelidada de La Poderosa II. Esta viagem deu em livro e mais tarde em Filme, ambos intiulados "Diarios de Che Guevara", (Walter Salles 2004).
Vale recordar, que o trecho realizado de moto por Che foi bem pequeno, visto que a moto quebrou no início da viagem de 1952. Mas vale a iniciativa e ficou nos anais da história do motociclismo de viagem. 

1953 - A viagem de Geoffrey Gander

Em 1953, o ingês Geoffrey Gander junta-se a uns amigos (tanto homens como mulheres) e decidem fazer uma viagem mototurística pela Europa. Uma viagem passando por diversos países como França, Alemanha, Áustria, Itália e Suíça e devidamente retrata por fotos, um detalhe pouco comum na época.
As motos usadas por este engenheiro e amigos foram a GAU 856 Brough Superior SS100 com sidecar, moto ainda existente na garagem de um dos descendentes, uma AHC 650 Triumph Thunderbird de 1950, a KBY Sunbeam 571 e uma 871 VMM Sunbeam. Destas, pelo menos uma delas ainda deve existir na casa de um amigo de Geffrey que a guardou como recordação, e finalmente uma AHC Triumph 963.


A viagem teve início no Aeroporto Lympne, no Reino UNido, em julho de 1953, e terminou em Le Touquet, depois de percorrem cerca de 3.200 km. 
Hoje em dia, esse tipo de viagem é feita na casa das milhares, regularmente, todos os anos. 

2004 - "Long Way Round", a mais veiculada na imprensa...

De todas as viagens mototuristicas, talvez a mais mediática é a que o ator Ewan McGregor e o amigo Charley Boorman fizeram em 2004: decidiram sair de moto de Londres (Inglaterra) até Nova Iorque (EUA), atravessando a Europa, Ásia e América do Norte, viagem a que deram o sugestivo nome "Long Way Round". 


Em 2007 reuniram a mesma equipe e fizeram o "Long Way Down", saindo de John O'Groats (Escócia) até a Cidade do Cabo (África do Sul), descendo a Europa e a África. 
Essa viagem foi muito importante para a fabricante BMW Motorrad, pois praticamente todo a fama das motos da linha GS iniciaram a partir do momento que essa dupla de amigos começou a viajar e ter a sua história relatada na TV. 
Desde 2004, centenas se não milhares de outros motociclistas já percorreram trajetos semelhantes ou maiores que esses dois amigos motociclistas. É preciso dizer também que na viagem da dupla, tinha toda uma equipe por trás, não só de pessoal técnico que fizeram os vídeos e fotos para a TV, como carro de apoio. 

Atualmente 

Logo depois do advento da Internet, o mundo ficou pequeno. Todas as informações que precisamos para planejar nossas viagens estão disponíveis na rede global. Hoje, com a tecnologia de praticamente qualquer moto, chegamos em qualquer lugar, basta respeitar os limites seus e da moto utilizada. 
O motociclismo de viagem cresce e continuará crescendo muito, todos os anos, afinal, viajar de moto é sem dúvida uma experiência única e inesquecível, que nos leva por caminhos que de outra forma nunca conheceríamos. 
Fonte:  Por Policarpo Jr, RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário