quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA RETA FINAL, A DISPUTA VOTO A VOTO, AQUI E NO BRASIL TODO

Quem ganha? Quem perde? A reta final da campanha, em nível estadual e nacional, demonstra que o eleitorado está dividido. Nas pesquisas, praticamente ao meio. Ou seja, nem Confúcio Moura e nem Expedito (aqui em Rondônia); nem Aécio Neves e nem Dilma Rousseff em nível de disputa Presidencial, podem pensar em comemorar, com segurança, a vitória no domingo que se aproxima. Há anos  que não se via uma disputa tão acirrada, tanto por aqui como no país inteiro. Em Rondônia, Confúcio se fortalece e cresce em algumas regiões importantes. Mas Expedito não fica atrás. Tem seu nome consolidado também em áreas significativas no mapa rondoniense. Os dois, líderes políticos conhecidos há muito anos, estão disputando praticamente voto a voto. Mesmo tendo havido na campanha alguns momentos em que se sentiu o risco de descambar para a baixaria,  os dois candidatos chegam perto das urnas reforçando propostas, anunciando projetos, tentando convencer o eleitor mais pelas ideias e menos pela guerra de palavras e troca de acusações. Aécio e Dilma também chegam muito perto da batalha final com projetos muito diferentes, mas a agressividade na campanha nacional neste momento é bem mais dura e até exagerada do que nas terras de Rondon.
Há um racha em várias regiões do Brasil. Dilma ganha aqui e ali. Aécio, cá  e acolá. As pesquisas dão um e outro à frente, sempre com margem de erro. Em Rondônia, o Ibope (que não acerta nada por aqui há anos), também deu empate técnico, com leve vantagem para Confúcio. Quem ganha? Quem perde? O que todos os cidadãos e cidadãs de bem torcem é para que ganhe Rondônia e ganhe o Brasil, independente de quem forem os eleitos. Porque, na verdade, está na hora do Estado e do País serem os vencedores e não apenas projetos pessoais e de grupos.
 DEBATE FINAL - É nesta quinta, a partir das 21hh15, o último debate entre os candidatos ao Governo de Rondônia. Será a oportunidade definitiva para que Confúcio Moura e Expedito Júnior convençam o eleitorado ainda indeciso. Será na TV Rondônia/Globo, o encontro final do segundo turno. A partir de amanhã, a propaganda eleitoral estará proibida. Mesmo assim, é claro que a correria atrás do voto vai correr solta. E domingo, a partir das 8h da manhã, começa a votação. Quem chegará na frente?
 NINGUÉM  ENTRA - Os rolos do Sebrae, sob intervenção há quase um ano e transformado quase num bunker pela turma que veio designada, pelo comando nacional do órgão, para resolver os problemas, continuam sem resposta. Vários pedidos de explicações já foram feitos pelo governo do Estado e por entidades como a Feempi / Simpi, a Facer   e a Federação dos CDLs e...nada! A turma do Sebrae não atende ninguém e não dá qualquer explicação a quem quer que seja. É como se fosse uma instituição privada e não uma instituição impulsionada e gerida com dinheiro público.
 PORTAS LACRADAS - Duas medidas foram tomadas contra isso. Numa delas, o deputado Moreira Mendes fez duro pronunciamento na tribuna da Câmara, cobrando explicações do Sebrae, sobre o que aconteceu antes da intervenção e o que está acontecendo depois delas. Além disso, correspondências foram enviadas ao superintendente da PF  ao CGU, TCU e ao Gaeco do  Ministério Público, pedindo investigação para que se fique sabendo o que realmente está ocorrendo na entidade. As portas do Sebrae, por enquanto, parecem que continuam lacradas aos rondonienses.
 SORTE - Comissão sorteada para analisar pedido de impeachment do prefeito Nazif, tem três aliados, uma que ainda não se posicionou e um oposicionista. Os aliados são Ana Maria Negreiros, Jair Montes  e  Marcelos Reis. Fatinha, do PT, está em cima do muro. O adversário é  Aelcio da TV. Ou seja, o sorteio feito com toda a lisura, acabou beneficiando muito a Mauro Nazif. Que pode estar com sérios problemas no geral, mas a sorte nos momentos decisivos não está lhe faltando. Resumindo a ópera: pode não dar em nada.
 DROGA CORRE SOLTA - Drogados tomam conta de áreas do centro de Porto Velho. Em algumas praças, eles já fazem parte da paisagem. Desesperados para comprar principalmente crack, praticam assaltos em plena luz do dia, nestes locais, todos sem policiamento. Também próximos aos caixas eletrônicos, em agências bancárias que ficam abertas até tarde, é fácil encontrar, na manhã seguinte, cachimbos, restos de drogas e bebidas alcoólicas. Não há controle nem combate a isso. Para a lei, os drogados têm o direito de se drogar, sem serem incomodados. Lamentável!
 DESTRUIÇÃO - Os temporais violentos deste ano, que já atingiram Porto Velho, chegaram também ao interior. Ji-Paraná passou pelo susto, mas no último fim de semana ele foi muito mais apavorante em Pimenta Bueno. Dezenas de casas foram destelhadas, prédios semidestruídos, árvores centenários e enormes jogados nas ruas e sobre a fiação e até torres de TV desabaram. Por sorte, até agora, não houve nenhuma vítima. Mas que o medo ronda o Estado quando as nuvens negras começam a se aproximar, ah!, isso não se contesta...
PERGUNTINHA - Será verdadeira a denúncia das redes sociais de que o SUS paga 142 reais por cirurgia de reconstituição mamária de mulheres atingidas pelo câncer e 1.460 reais por cirurgias de colocação de silicone para homossexuais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário