sábado, 4 de fevereiro de 2012

Entrevista Exclusiva com o Campeão Mundial de FMX Javier Villegas

Javier nasceu no Chile em 12/08/1983 e desde 2001 prática o Freestyle MotoCross. O interesse pela modalidade surgiu quando viu os primeiros vídeos crusty e a imitar as manobras que via.
No período em que morou no Rio de Janeiro no final da década de 90 participava de competições de Supercross (SX) que tinha competição de manobras no final do dia. Quando voltou ao Chile em 2000 houve um show de FMX e o convidaram e depois disso começou há dedicar mais tempo e a treinar novas manobras de Freestyle.

BuscaMoto - Quais foram às maiores dificuldades que você teve no começo da carreira?
Javier Villegas - O Chile não tem uma cultura esportiva muito forte. Então era difícil me dedicar ao esporte lá, por isso, tive que deixar tudo o que eu tinha se quisesse chegar longe. Pra mim não fazia sentido ser o melhor do Chile se só tinha mais 2 ou 3 pilotos, nem o melhor da América Latina. Eu queria mais e pra isso tinha que sair do meu país.

BuscaMoto - 2011 foi ano muito especial para você. Foi o ano em que se tornou campeão mundial pela FIM e acredito que tenha alcançado um de seus objetivos no FMX. O que mais você almeja no esporte?
Javier Villegas - Continuar progredindo, aprender mais manobras, pegar medalha nos X-Games e pódio no X-Fighters. Ainda tem muito pra fazer.

BuscaMoto - Com certeza um dos objetivos deste ano é de manter o título, não? Como você tem se preparado para isso? Já tem alguma estratégia montada?
Javier Villegas - Usar a mesma do ano passado, treinar forte, aprender manobras novas e melhorar minha rotina etapa a etapa.

BuscaMoto - Qual ou quais pilotos você acredita que pode te dar trabalho este ano?
Javier Villegas - Todos os pilotos que estão no tour são fortes. Qualquer um poderia dar briga, mas os mais fortes agora são: Remi Bizouard, Maikel Melero, Petr Pilat, David Rinaldo e Brice Izzo.

BuscaMoto - Tem manobra nova para este ano? Qual?
Javier Villegas - Quero dominar o 360 e ficar mais confortável com o Volt pra poder fazer em todas as etapas.

BuscaMoto - Qual é sua melhor manobra e qual você mais gosta de fazer?
Javier Villegas - Seatgrab Flip e uma das minhas favoritas e o No Hand Suicide Flip.

BuscaMoto - Qual manobra gostaria de fazer e ainda não faz?
Javier Villegas - Double Grab Flip, fazer alguns combos de Under Flip e Volt

BuscaMoto - Além do Nigh Of The Jump você pretende participar de mais alguma competição? Qual?
Javier Villegas - Gostaria de competir em todas as competições que der. Vou tentar entrar no X-Fighters assim como nos X-Games e no Dew Tour.

BuscaMoto - Você mora no USA há quanto tempo? Por que você mudou para lá? Sentiu evolução nas suas manobras depois que foi para os USA?
Javier Villegas - Estou morando aqui desde o final de 2005 e da pra sentir a diferença treinando e competindo com os pilotos de maior nível faz você puxar seu ritmo de treino.

BuscaMoto - Depois que você ganhou o título você foi ao Chile?
Javier Villegas - Não, ainda não fui ao Chile. Não tenho motivo pra ir lã ainda, se for convidado pra um show eu vou, se não prefiro ficar em casa treinando.

BuscaMoto - Há uns 5 ou 6 anos atrás você promoveu no Chile um campeonato sul americano, você pensa em promover outro?
Javier Villegas - Fizemos 2 anos seguidos e foi bem legal. Mas é muito trabalho e é difícil competir em um alto nível e ao mesmo tempo promover eventos. Por agora prefiro só me concentrar na minha carreira esportiva.

BuscaMoto - Ano passado você poderia ter ganhado o título aqui no Brasil, mas infelizmente, a etapa foi cancelada e este ano também não terá. Há alguma chance ou oportunidade de andar no Brasil em 2012?
Javier Villegas - Na verdade não sei. Eu queria ser convidado pra a Copa Brasil e falei com alguns contatos pra ir, mas nunca me responderam pra ir. Se der algum jeito adoraria, pra eu ir pro Brasil é muito legal.

BuscaMoto - No fim do ano passado 2 pilotos brasileiros, Jeff e Fred, estiveram com você. Vocês treinaram junto? Como foi o encontro?
Javier Villegas – Não deu pra treinar. Eles estavam ficando na casa de outro piloto e treinavam em outra pista, na verdade nem fiquei sabendo quando eles treinavam.
Fonte: Busca Moto




Nenhum comentário:

Postar um comentário