sexta-feira, 8 de junho de 2018

NA ESTRADA: A SABEDORIA DE DAR UM PASSO PARA TRÁS

Ao contrário do que dizem alguns camaradas, me considero um péssimo Road Captain. 
Tudo bem, consigo manter o bonde rodando bonito, numa velocidade que proporcione segurança e rendimento ao mesmo tempo; também sei o momento certo de fazer uma ultrapassagem, mas a verdade é que sou completamente perdido geograficamente falando. Com isso, levo o bonde para conhecer os retornos mais incríveis do Brasil sentindo a orelha arder de tanto que me xingam. 
Dê um mapa na minha mão que eu sento na calçada e choro. No Serviço Militar, durante uma pista de orientação, meu parceiro – que era muito míope e perdeu os óculos durante uns exercícios – e eu fomos os últimos a chegar ao ponto de encontro; ele porque não enxergava nada e eu porque não entendia o mapa nem a bússola. Levamos uma bela carcada do Tenente. “Só quero o último!”, a gente ouvia de longe. Foram os berros dele que nos salvaram de passar a noite perdidos no mato. 
Em todas as viagens de férias com a minha mulher em cidades e países desconhecidos, é sempre ela quem carrega o mapa, diz que rua pegar, onde virar, se tal monumento é para este ou aquele lado. Amigos, até com o Waze eu me perco. 

parte boa de tanto me perder é que aprendi que sempre há um retorno logo ali na frente, uma sabedoria adquirida com os erros e que vem junto com a grandeza de abrir mão do orgulho. 
Fazemos escolhas equivocadas a maior parte da vida, seja por estupidez, ignorância, teimosia, engano ou inexperiência. Está tudo bem. Não é a primeira vez nem será a última, provavelmente. 
Tá perdido? É preciso parar, descer da moto, esticar as pernas e matutar: é essa direção que eu quero mesmo seguir? É aqui que eu quero realmente ficar? Aproveite essa parada estratégica para tentar descobrir novos caminhos e traçar uma nova rota, ainda que desconhecida. Pode não parecer, mas há várias escolhas. 
Antes de seguir viagem, porém, é interessante revisar os próprios conceitos, reapertar as peças soltas e reorganizar os pensamentos: olhar para dentro. Pode ser aí que estejam a confusão e as dúvidas. Geralmente é. 
Pegar a estrada antes do sol nascer e ver o mundo à frente se iluminar tem uma força e uma energia poderosas. Mas se esse ainda não for o caminho certo, não desanime; basta não ter o receio nem o orgulho de dar um passo para trás e começar tudo de novo. Afinal, você é o Road Captain da sua vida.

Fonte: Tiago Feliziani nasceu em 1981 na cidade de Sorocaba-SP. É publicitário, redator, escritor e motociclista, e às vezes confunde esquerda com direita.



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário