sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Sacos plásticos à vácuo para otimizar o espaço das bagagens da moto

O correto é levar poucas coisas numa viagem de moto, mas… 
Todos aqueles experientes motociclistas de viagem sabem que o correto é levarmos a menor quantidade possível de roupas em nossas viagens. Não simplesmente porque temos poucos espaços nas bagagens da moto e sim devido a de fato precisarmos de poucas roupas, visto que o que utilizamos mesmo é somente a jaqueta, calça, botas e luvas, além de um ou mais jogos de segunda-pele, algumas cuecas e meias. 
Numa viagem de moto, não importa a distância ou o tempo que temos disponível para dedicar a viagem, a quantidade de roupas que devemos levar é quase sempre a mesma. 

Mas, tem aqueles que gostam de levar mais roupas, seja porque vai com a garupa, seja por qualquer outro motivo. A necessidade de mais espaços pode até mesmo ser para poder armazenar compras de roupas durante a viagem, vai saber! 
Muitos devem já conhecer aquelas plásticos à vácuo utilizados para armazenar roupas, inclusive de cama e outras, que ao terem o ar sugado por um aspirador de pó, por exemplo, reduzem em até 75% do espaço, talvez, o que poucos motociclistas já pensaram é em utilizar esses plásticos para armazenar as roupas que levamos em nossas bagagens nas viagens de moto. 
Esse produto é simples, custa barato, pode ser comprado, por exemplo, no site mercadolivre.com.br. Tem a venda em alguns supermercados também, até em lojas de conveniência na Argentina ou Chile, já vi a venda esses produtos.  


Saco plástico com a válvula para se retirar o ar e minimizar o espaço ocupado
pelas roupas.

Mas você pode estar se perguntando, mas onde vou conseguir na minha viagem de moto um aspirador de pó para retirar o ar do plástico? Calma… você pode usar esses plásticos e enrolá-los com as mãos e o ar sai minimizando o espaço…  tem também uma bomba de tamanho reduzido que opera manualmente retirando o ar. Mesmo um aspirador de pó, certamente se quiser, você consegue um por alguns minutos emprestado no hotel!
Sabe aquelas roupas que usamos durante uma viagem que ficam com um odor horrível, mesmo ao lavá-las? Pois é, se você colocá-las nesses plásticos, não contaminarão suas demais roupas e coisas e saiba você, que se deixá-las nos plásticos por 15 dias, o odor desaparecerá, verdade. Isso porque o odor é proveniente de bactérias e sem ar, as bactérias morrem. 


Saco plástico cheio de roupas, ainda sem o ar retirado. Esse volume ficará no 
mínimo 50% menor após a retirada do ar. 

Você pode também dobrar o plástico e retirar o ar manualmente, sem uso
de um aspirador de pó. Mas existe também uma bomba que suga o ar, 
de tamanho pequeno (como uma pequena bomba de encher pneu de bicicleta), que pode te ajudar a fazer isso.

Exemplo da redução de espaço após retirar o ar do saco plástico
(claro, com um aspirador de pó é ainda mais otimizado o processo)

Outra vantagem do uso desse produto para motociclistas de viagem é que deixará suas roupas totalmente protegidas contra a água, mesmo que entre chuva nas suas bagagens. 
Concordo, se você usar esses plásticos, todos os dias ao arrumar suas bagagens ao sair do Hotel, terá que dedicar um tempo a mais para retirar o ar dos plásticos e otimizar seu espaço. Mas isso é feito em poucos minutos, manualmente, e caso esteja viajando com a garupa, pode deixar ao encargo dela! Afinal, ela é que precisa de mais espaço não é mesmo? Ou não... 
Outra coisa, essa solução pode ser usada momentaneamente, por exemplo, você partiu para sua viagem, no caminho comprou algumas coisas (seja lá qual for o seu motivo para tal) e ai precisa de mais espaços nas bagagens? Pronto, usa uma solução como essa que apresentamos aqui. 
Numa viagem que realizei ao Deserto de Atacama com garupa, no retorno, em Foz do Iguaçu, a garupa fez algumas compras, resultado: despachamos roupas sujas pelo correio para São Paulo, onde morávamos. Se tivesse usado a cabeça, poderia ter utilizado esses sacos a vácuo, ao invés de mandar roupas sujas desde Foz do Iguaçu e ter que se explicar nos Correios qual era o conteúdo da grande caixa! 
Já noutra longa viagem que fiz entre Sampa, Ushuaia e Alaska, aprendi que sem dúvida, o ideal é levarmos poucas coisas, na real, muito menos do que imaginamos ao partirmos para uma longa viagem de moto. 
Tá dada a simples dica!
Texto por Policarpo Jr - RockRiders.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário