domingo, 29 de outubro de 2017

Soluções para levar gasolina adicional em longas viagens

Existem várias formas de acoplar recipientes na moto com gasolina reserva... 

É muito comum e necessário, conforme o trajeto de uma longa viagem de moto, levar por segurança, alguns litros adicionais de gasolina, mesmo para aqueles que pilotam motos com grande capacidade no tanque, como é o caso dos modelos BMW R 1200 GS/GSA, Yamaha Super Ténéré, V-Strom e outras. 


Garrafas de alumínio com suporte da Touratech.

Os motivos que nos fazem levar gasolina adicional, são inúmeros, tais como: cruzar locais mais isolados, como alguns trechos da Ruta 40 na Argentina, ou passando por dentro do Deserto de Atacama em estradas de rípio, locais que possam ter possíveis problemas de abastecimentos (devido a greves ou feriados), etc. 
Várias são as soluções para se levar gasolina em recipientes. Vamos abordar apenas aquelas que consideramos mais "profissionais", sem gambiarras. Aliás, transportar gasolina adicional na moto é uma coisa séria, requer cuidado do motociclista. 
Vale lembrar que no Brasil, a lei não permite transportar gasolina em recipientes na motocicleta. Mas, normalmente, utilizamos essas soluções para viagens em países vizinhos ao Brasil, então você pode levar os recipientes vazios enquanto estiver em estradas brasileiras. 


Galão da Rotopax, pode ser colocado em diversos locais da moto. 

Todos sabemos que sim, é possível se colocar gasolina numa garrafa plástica qualquer, até de refrigerantes e transportá-la, mas não é seguro fazer isso e por isso não recomendamos. Sem contar com a "meleca" que gera, vaza gasolina, etc. 
Todos os produtos aqui listados não sei onde são comercializados no Brasil. No exterior, basta procurá-los em sites como Ebay e Amazon que os encontrará, sem contar em empresas especializadas, como lojistas, fabricante Rotopax, Touratech, SW-Motech e outros. 

Abaixo algumas excelentes soluções: 

Para aqueles que usam malas laterais de alumínio, existem suportes que podem ser colocados nas malas apropriados para armazenagem de combustíveis, como esses das fotos abaixo, das marcas SW-Mothec e Touratech. No mercado europeu, custam entre 26 (Touratech) e 45 euros o suporte (SW-Mothec), ai você ainda terá os custos para comprar o recipiente plástico de 2 ou 3 litros ou se preferir, usar garrafas de alumínio (vide abaixo) também específicas para gasolina.


Suporte da SW-Mothec para malas Trax (mas servem em outras de alumínio também)

Suporte e canister de metal da ARD Cases. Capacidade de 2 até 3 litros de gasolina.

Outro produto é um simples galão, costuma ser de 5 litros, ai você pode colocá-lo em algum espaço na moto, amarrado com elásticos ou aranhas. Esse galão pode ser difícil ser localizado no Brasil, mas nos postos de gasolina do Chile (rede Copec) é fácil de encontrá-los (quando for para o Atacama aproveite e o compre). Nos EUA e Europa também são vendidos em qualquer loja de conveniência. Custam barato, tipo 10/15 dólares nos EUA e 8/9 euros na Europa. 


Galão da Copec encontrado nos postos de gasolina do Chile. 
(Nos EUA e Europa existem diversos modelos semelhantes a esse em lojas de conveniência)

Existe ainda umas garrafas de alumínio apropriadas para transporte de gasolina, com capacidade entre 600ml e 1,5 litro. Não custam barato, mas tem a vantagem de poder ser armazenada numa mala por exemplo. No mercado tem várias marcas, recomendo da marca Primus ou MSF, porque já as usei e não tive nenhum problema. É bem segura, você pode colocá-la em alguma mala específica de "produtos para moto" da sua bagagem. Ou ainda usar um suporte próprio para ela fabricado nos EUA.


Garrafas de alumínio próprias para combustíveis das marcas Primus, Optimus e MSF (existem outras)

Para os que buscam soluções para mais capacidade de armazenamento, tem uma empresa, a Rotopax, especializada em suportes e recipientes para se armazenar combustível, os quais, podem ser colocados em diversos locais da moto e armazenar 4, 6, 10 litros ou mais. No mercado europeu um Kit completo desse produto (suporte + recipiente de armazenagem) custa a partir de 90 euros (fotos acima nessa página). Nos EUA um Rotopax com capacidade de 3,8 litros (galão) + um suporte sem chaves sai por 90 dólares. 
Outra solução é usar um Jerry Can de metal (tipo usados por militares - foto) que pode ser (no caso de moto) de 5 ou 10 litros. São resistentes e tem um excelente fecho que não vaza gasolina ao ser transportado. 

Sim, se procurar no Google encontrará mais soluções... mas essas que abordamos são as mais usadas. 
Importante também ressaltar que você deve armazenar a gasolina na moto em locais que não sejam "quentes" e ao colocá-la do lado onde fica o escapamento, cuidado com a distância do mesmo. Outro cuidado é colocar em locais da moto que sejam seguros, isto é, menos propensos a sofrerem impactos. 
No mais, são raros os locais que precisamos desse tipo de recurso, mas conforme o trajeto que irá percorrer, é melhor prevenir. 
Fonte: Texto por Policarpo Jr - RockRiders.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário