sábado, 3 de junho de 2017

Opinião de Primeira - OURO DO MADEIRA ESTÁ FATURANDO 100 MILHÕES DE REAIS POR MÊS

São cerca de 50 dragas e balsas. Saíram de Porto Velho e se concentraram a 450 quilômetros, mais ou menos, entre as regiões de Manicoré e Nova Aripuanã, já no Amazonas. Espalhados em pontos especiais do rio Madeira, muito longe de onde estavam, perto do centro de Porto Velho, dezenas e dezenas de garimpeiros arriscam suas vidas todos os dias, para retirar ouro do leito do rio. Os resultados? Cerca de 25 milhões de reais faturados por semana. Por mês, acima de 100 milhões de reais. Com o quilo do ouro na faixa de 125 mil reais, há compradores que pagam até além do valor de mercado. Uns, porque o ouro do Madeira é de excelente qualidade e tem mercado em qualquer país. Outros, embora não haja ainda como provar, é de gente lavando dinheiro. O comércio do ouro e de outros metais preciosos é de dificílimo controle e, na maioria dos casos, nem o Estado e nem a União recebem o 1 por cento a que têm direito, pelo ouro encontrado. Quase sempre as transações são feitas informalmente e não há como controlar a produção. A fiscalização é pífia e o dinheiro que rola aos milhões, raramente é contabilizado. É um mundo diferente, duríssimo, com lutas diárias contra a natureza e riscos constantes de doenças, onde a morte ronda a cada momento. Não é fácil se tornar rico com o ouro do Madeira e são poucos os que conseguem chegar lá.

Nessa terra de tanta riqueza (ouro, diamantes, cassiterita e o inacreditável nióbio, que merece um capítulo à parte, por sua raridade e seu alto custo no mercado mundial), o Estado e o país acabam ficando com quase nada, quando ela é extraída. No caso do ouro, não há fiscalização. No dos diamantes, o contrabando é notório. Rondônia só perde. Nada recebe. E o nióbio, que na Austrália, por exemplo, onde é raro, em que apenas com suas vendas, o país mantém toda a sua estrutura de educação? Rondônia tem nióbio, mas ele é levado para o exterior, saindo daqui a preços ridículos e vendido na Inglaterra de forma que torna milionários os que conseguem levá-lo para a Europa. Estamos  perdendo todas as nossas riquezas, por desleixo, desrespeito, falta de fiscalização, corrupção, lavagem de dinheiro, O rondoniense, que poderia usufruir de tantas maravilhas que a natureza nos deu, recebe apenas uma banana, na maioria dos casos. Lamentável!

CASSAÇÃO DE MENTIRA
Forçação de barra: adversários políticos da prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque, tentaram empurrar goela abaixo notícia de que o TRE teria decidido cassar o mandato dela. Pura mentira. O que houve, na realidade: a juíza de Pimenta, numa decisão surpreendente e por firulas jurídicas, não aceitou a defesa da Prefeita por e-mail e considerou que ela perdeu o prazo regimental. Coisa quase inacreditável, nesses tempos modernos em que juízes intimam réus até pelo Watts App. Outro recurso interposto pelos advogados da Prefeita, junto ao TRE, também não foi acatado, mas nada a ver com o mérito da questão, apenas a forma jurídica não estaria correta. Corrigido o problema, o caso será analisado primeiro via liminar. As decisões sobre cassação ou não de mandatos, jamais são decididas por apenas um juiz e ainda por liminar. Todos os processos têm que passar pelo Pleno do TRE, ou seja, são obrigados a receber os votos dos sete Desembargadores.  Gente experiente no meio jurídico e advogados de respeito dizem que, pelo que se viu, não há motivos para a cassação. Ou seja: notícia inventada não tira o mandato de ninguém. Ponto final!

TIMAÇO DE LEITORES
Ex prefeito José Guedes, professor Aluizio Vidal; reitor da Unir, professor Ari Ott;  empresário que dirige a maior rede de TV do Estado, Everton Leoni;  presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho; governador Confúcio Moura;  um dos mais respeitados radialistas de Rondônia, Beni Andrade; deputado Cleiton Roque; jornalista Paulo Andreoli; jornalista Everaldo Fogaça; presidente da Câmara de Porto Velho, Maurício Carvalho; professor da Unir, João Paulo Viana;  senadores Ivo Cassol, Valdir Raupp e Acir Gurgacz; editor de site Mauro Brisa, jornalista José Carlos de Sá; prefeito Hildon Chaves; publicitário Cleiton Pena; ex promotor Ivo Benitez; secretário da Fazenda do Estado, Wagner Garcia de Freitas, chefe da Casa Civil, Emerson Castro; advogado  Juacy Loura Júnior; presidente da OAB regional, Andrey Cavalcante; empresários Giuliano Borges; Marcelo Thomé, presidente da Fiero e Chagas Neto, presidente do Conselho da Fiero: o que todas essas personalidades têm em comum? Todos são leitores diários da OPINIÃO DE PRIMEIRA, que é reproduzida em 44 sites de notícias em Rondônia.

O MP ENTRA NA MATERNIDADE
O Ministério Público entrou na jogada. No final de semana, promotores estiveram na ala da maternidade do Hospital de Base, onde são feitos principalmente partos de risco e onde muitas parturientes já chegam em estado muito ruim. Nessa segunda-feira, a turma comandada pelo procurador geral Airton Pedro Marin Filho começava a analisar a situação na  Maternidade Mãe  Esperança, onde têm ocorrido uma sucessão de casos graves, inclusive com mortes de mães e de seus bebês e as reclamações com o mau atendimento se multiplicam. Uma série de reportagens da SICTV/Record tem mostrado inúmeros problemas com parturientes e seus bebês. O MP vai fundo no assunto, no sentido de descobrir responsabilidades e exigir não só mudanças na forma de atendimento, como responsabilizar quem tenha cometido falhas nos casos já denunciados. Portanto, barbas de molho aos que não estão cumprindo, como deveriam, suas responsabilidades no atendimento às mães e seus filhos.

MARIANA AFIADA
A deputada Mariana Carvalho, hoje um nome que começa a aparecer com destaque em nível nacional, participou de vários programas de rádio e TV locais, no final de semana. Foi destaque também no programa Papo de Redação, dos mais famosos Dinossauros do rádio rondoniense. Comentou várias questões, sem fugir de nenhuma delas. Mandou ver ao responder se será ou não candidata ao Governo. Disse que não tem como programar o dia seguinte, na atual situação em que vive a política brasileira, mas que, quando chegar a hora, se for o desejo do seu partido e do eleitorado, não fugirá à batalha. Comentou também o que está ocorrendo com Aécio Neves, um dos tucanos que mais a apoiou em Brasília. Mariana disse que está triste e decepcionada com o que aconteceu e que quer que todos os que tenham cometido algum malfeito, que paguem pelo que fizeram, sem exceção. Outra questão polêmica é a relação com Expedito Júnior, que, junto com ela, forma a dupla de nomes mais populares do tucanato regional. Mariana nega que tenha tentado tomar o comando do partido e que sua relação com Expedito é boa. Afiada, a jovem deputada não deixa nenhuma pergunta sem resposta. Tem jogo de cintura e está ficando cada vez mais experiente na política. Vai longe, ainda...

ZEQUINHA CONTA TUDO
Zequinha Araújo tem uma longa carreira na política. Sua Fundação atende milhares e milhares de pessoas, a grande maioria pobre e necessitada; ele é querido e bem quisto; nunca fez inimigos na política; está sempre em alto astral.  Contudo, desde que foi denunciado recebendo dinheiro, numa gravação feita em local público, Zequinha viveu um verdadeiro inferno astral. Começa a se recuperar só agora, quando foi reeleito vereador em Porto Velho. Zequinha conta tudo isso e muito mais numa longa entrevista ao jornalista Vinicius Canova Pires, do site Rondônia Dinâmica, que vai ao ar a partir desta segunda. Zequinha nega ter praticado qualquer ilegalidade e diz que foi vítima de uma armação do então presidente da Assembleia, Valter Araújo. Fala sobre muitos assuntos, se emociona e mostra um outro lado que poucos conhecem. Vale a pena ler mais esse trabalho que traz outro depoimento de uma personalidade política das mais conhecidas em todo o Estado.

ARENA GIGANTE
Agora só falta o apoio da Prefeitura. O Governo do Estado já liberou 300 mil reais para apoio da infra estrutura e cedeu o Parque dos Tanques para a realização da edição deste ano do Flor do Maracujá, nosso maior evento cultural. As apresentações de quadrilhas e boi bumbás, acontecem entre 3 e 16 de julho, no local que pode passar a ser definitivo, para as apresentações que são assistidas, todos os anos, por milhares e milhares de pessoas. Neste ano, vão se apresentar 30 quadrilhas e boi bumbás, compondo o pacote de grupos folclóricos que tornam o “Flor” o grande evento que é. Apenas a arena de apresentações, terá 2.500 metros quadrados e, na área, toda a estrutura será montada nos moldes dos melhores momentos das 35 edições anteriores. A Prefeitura também está preparada para fazer a sua parte. Ou seja, no final das contas, uma ótima noticia para os amantes da cultura rondoniense. Vamos, enfim, ter de novo, nossa grande festa!

PERGUNTINHA
Vá pensando aí: Maurão de Carvalho, Ivo Cassol, Mariana Carvalho, Gilberto Barbosa, Acir Gurgacz, Héverton Aguiar, Fátima Cleide, Expedito Júnior: se fossem esses os candidatos ao Governo em 2018, em quem você votaria?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário