quinta-feira, 29 de junho de 2017

Viajar pode melhorar a saúde

Quem acessa esta página está pra lá de convencido do quanto viajar faz bem, tanto para o físico quanto para o mental; mas o jornal El país (Colômbia) conversou com dois especialistas, Andrés Ramírez e Nadya Andrea Rangel e resolvemos compartilhar com você alguns pontos destacados por eles.
Abaixo, 10 benefícios que uma viagem pode trazer para você e sua saúde:
1- VIAJAR MELHORA AS HABILIDADES SOCIAIS

Se você é daqueles que tem medo de aproximar-se de alguém pela primeira vez e fica ruborizado ao falar em público, viajar é um bom exercício para enfrentar estes medos. Resguardados os cuidados necessários quando se conhece alguém estranho numa viagem, fazer novos amigos, compartilhar suas experiências e conhecer as histórias dos outros permitem que suas habilidades psicossociais sejam estimuladas. Sozinho ou acompanhado, durante uma viagem é necessário comunicar-se com pessoas que você não conhece.

2- AUMENTA A CRIATIVIDADE
Alguma vez você se perguntou porque não lhe surgem ideias criativas e diferentes? A resposta pode ser simples: você pode estar preso à sua rotina diária.

A criatividade, segundo o especialista Andrés Ramírez, surge quando dois neurônios não se conhecem, se cruzam e geram novos vínculos. Por isso viajar pode ser uma terapia efetiva para que suas habilidades criativas se potencializem. 

Nas viagens, as pessoas estão abertas a conhecerem e viverem coisas novas. Sem dúvida, romper com o cotidiano pode ser a melhor solução para que as ideias surjam.



3- PODE MELHORAR A SAÚDE CARDÍACA
De acordo com a publicação, o sedentarismo é o quarto fator de risco de morte por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas pessoas costumam ser sedentárias ou pouco ativas em sua rotina diária, no entanto quem viaja com maior frequência tende a ser menos propenso a sofrer de enfermidades cardíacas porque durante as viagens costuma fazer mais exercícios, e mesmo sem se dar conta mantém o sangue em constante movimento. As caminhadas para conhecer museus, ruas, cidades inteiras ou espaços naturais como parques e reservas e nadar são atividades que melhoram o ritmo cardíaco.
4- REDUZ O ESTRESSE
De acordo com a publicação, a Clínica Marshfiel de Wisconsin, nos Estados Unidos, realizou um estudo com mulheres no qual descobriu que aquelas que viajavam a cada dois anos eram mais propensas a sofrer de depressão e estresse, que as que saíam de férias ao menos duas vezes por ano. As grandes tensões da vida fazem com que o corpo libere um hormônio chamado cortisol, que em excesso gera estresse e doenças derivadas. Durante as viagens, as pessoas costumam esquecer, ao menos por uns dias, dos problemas.

5- AUMENTA A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO
Em uma viagem as pessoas estão atentas a tudo de novo que estão vendo, comendo, cheirando e sentindo, aprimorando seu sentimento de admiração e curiosidade.

6- AUMENTA A CAPACIDADE DE ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS
Uma das habilidades psicossociais mais complicadas para tratar é a adaptação às mudanças. Para muitas pessoas é difícil sair da “zona de conforto”. Durante uma viagem, as pessoas se adaptam a muitas delas, muitas vezes sem perceber e ainda as apreciam. Mudanças no clima, alimentação, vestimenta, idioma e até humor, por exemplo. Por isso, alguém que viaja e gosta de conhecer novas culturas e maneiras de viver é propenso a ter mais facilidade para assimilar qualquer tipo de mudança em sua vida que aqueles que não o fazem.

7- MELHORA A RECURSIVIDADE
Já lhe aconteceu de ter um problema com o qual parece não ter ferramentas para soluciona-lo? Em muitas ocasiões nossa mente fica sem saber como atuar, mas nas viagens, as pessoas adotam a mente “MacGyver” para inventar o que seja a fim de solucionar o problema e seguir com o passeio. Isso acontece porque as pessoas interiorizam inconscientemente algo denominado “a atitude do viajante” que é a capacidade de adaptar-se às mudanças momentâneas pelas quais está passando, a fim de cumprir com o objetivo traçado, que para a maioria é, desfrutar.


8- ABRE A MENTE
Para muitas pessoas é difícil entender as práticas ou ideologias de outros países ou lugares. Sem dúvida, viver sempre em uma mesma cultura algumas vezes pode fechar mais a mente. Viajar pode ajudar a entender todos estes “enigmas” que as vezes consideramos “estranhos”. Por isso, mergulhar em uma cultura diferente e conhecer, deixando de lado os preconceitos, fará com que você se torne uma pessoa com a mente mais aberta, um indivíduo disposto a tolerar e a entender outras perspectivas da vida.

9- MELHORA AS HABILIDADE COGNITIVAS
Se você quer melhorar sua capacidade de aprender, viajar é uma grande alternativa. As pessoas que viajam costumam reunir grandes experiências e ampliar seus conhecimentos de cultura geral. Você já deve ter ouvido falar (e certamente concorda com isso) que é melhor viajar que comprar objetos materiais. Graças as experiências adquiridas durante uma viagem é possível otimizar seus processos cognitivos e enriquecer-se com lições que vão além das assistidas em salas de aulas. Segundo a publicação, viajantes têm mais facilidade em aprender outros idiomas e de enriquecer-se mais no âmbito cognitivo.

10- VIAJAR NOS FAZ MAIS FELIZES
Quer viver mais feliz? Viaje!
Durante uma viagem é possível sentir diferentes emoções, mas a mais comum é a sensação de felicidade. Um estudo realizado pela Universidade de Breda, na Holanda descobriu que de 1500 pessoas, 974 demonstraram mais felicidade ao planejar uma viagem. Isso ocorre porque, a partir do momento que se toma a decisão e se planeja a saída, o sistema imunológico se dispõe a liberar endorfinas, que são as encarregadas de manter um estado de prazer e bem-estar.

Durante a viagem, as pessoas costumam reforçar o sistema imunológico com as experiências reunidas e momentos que guardam, sejam sozinhos ou com familiares ou amigos. Assim sendo, um remédio efetivo para combater a tristeza ou o tédio é aquela viagem com a qual você tanto sonha.


Fonte: Mochila Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário