quarta-feira, 28 de junho de 2017

Opinião de Primeira - A HUMILHAÇÃO NORUEGUESA E TODA A “BONDADE” PARA COM A AMAZÔNIA

Depois da humilhação que o suspeito de corrupção e Presidente interino do Brasil, Michel Temer, sofreu em sua viagem à Noruega, onde cometeu várias gafes e ainda foi tratado tal um comandante de Republiqueta, fomos ameaçados do corte de investimentos noruegueses à  Amazônia, para combate ao desmatamento. É bom que se saiba o outro lado da moeda, que a grande mídia, apaixonada pelo pequeno país do norte europeu, exemplo de administração e de qualidade de vida, faz questão de não contar. A verdade é que os muitos milhões que aquele país nos manda, é para encher os bolsos de ONGs, que cuidam apenas de projetos e apoio a tribos indígenas, algumas das quais vivem, “por coincidência”, em regiões onde o Brasil tem as maiores riquezas minerais do Planeta. Como só se conhece a história oficial, seria bom se pesquisar um pouco, antes de se alardear ser vital a presença de noruegueses e outros países na Amazônia e ouvir outras opiniões também. Como a do contestado  antropólogo Edward Luz, ex consultor da Funai, odiado pela quase totalidade dos seus colegas de profissão, que não contestam a internacionalização da Amazônia. Leia o que ele afirma: “as ONGs brasileiras e internacionais se beneficiam dos recursos de um esquemão de demarcações de terras no País. Há uma elite intelectual na antropologia nacional que reza pela cartilha de uma política indigenista de fora. Esses antropólogos foram treinados por 40 anos sob interesses geopolíticos de outros países, influenciaram na construção do princípio constitucional de 1988 e hoje exercem o controle desta política indigenista brasileira. Qualquer crítica ao modelo dessa turma é tachada de argumento de direita, coisa de militar golpista”.

O outro lado da verdade continua: “O que há no Brasil (escreveu Luz), é uma galera da antropologia vendendo mitologia, enquanto as novas gerações de índios querem melhorias de vida, querem computador, celular, andar de carro, vestir calça jeans, como todos os jovens da idade deles. E as ONGs querem que eles vivam no passado, mesmo que mendigando apoios e passando fome!” Ainda te  mais: “boa parte do dinheiro das ONGs internacionais é consumido exatamente pelas ONGs. Os índios que querem viver no isolamento existem, sim, como é o caso dos korubo, no Amazonas. Mas são uma minoria. Nos povos contatados, a resistência vem dos mais velhos e dos técnicos das ONGs. A juventude não pensa assim”, declara. “Isso sem falarmos das mulheres, que são submetidas a abusos de toda ordem, sem que os homens sejam punidos”, acrescenta. Você já tinha tido acesso a essas informações, totalmente contrárias às alardeadas como únicas verdades?
SÓ GRINGO ENTRA - Ainda sobre o assunto: a principal ONG da Noruega é a “Rainforest Foundation Noruega”, que atua na Amazônia (apenas em áreas indígenas, as mais ricas em minérios), desde 1989. Ela e outras organizações, a maioria internacionais, mas algumas também brasileiras, já receberam, apenas em 2014, mais de 24 milhões de coroas, a moeda do país, perto de 8 milhões de reais. Um terço disso só para Roraima, um estado brasileiro que foi entregue a alguns poucos indígenas, menos de 25 mil ao todo, famintos e sobrevivendo apenas da “bondade” dos representantes internacionais. Os brasileiros, aliás, são proibidos de entrarem na região, pelo menos das sete da noite até o amanhecer. Nesse período, quem não for “gringo”, não entra. Deu pra entender ou precisa desenhar? Nas próximas edições, contaremos mais sobre essa “enorme bondade” dos noruegueses e outros países para com a nossa  Amazônia...
INJEÇÃO DE GRANA - Já começou com o pagamento dos aposentados e pensionistas. Nessa terça, será a vez dos demais servidores, que recebem seus salários referentes a Junho, do Governo do Estado. Dentro de três dias, nessa sexta, dia 30, cai na conta de todos a primeira parcela do 13º salário. Para resumir a ópera: em pouco mais de 72 horas, nessa última semana de junho, vão ser injetados na economia do Estado alguma coisa em torno de 400 milhões de reais. Num momento em que a economia brasileira pede socorro, Rondônia confirma mais uma vez ser uma ilha de paz e controle financeiro, graças a uma política séria e de cuidado total nos gastos públicos, adotadas pelo governador Confúcio Moura e sua turma. O comércio, que anda choramingando com a queda nas vendas, certamente está comemorando esse grande injeção de grana que começa a jorrar a partir desta terça.
REAÇÃO RÁPIDA - Os marginais (são marginais sim e não pobres trabalhadores, como tentaram enganar a opinião pública), que atacaram e incendiaram o posto policial da PM no Garimpo Bom Futuro, já foram identificados e presos. Mais de uma dezena ainda estava comemorando o crime, quando chegou uma turma da pesada, composta por policiais, civis, militares e rodoviários, uma tropa de mais de 40 e pegou todos os envolvidos, todos ainda achando que tinham feito grande coisa. Foram também apreendidas com essa turma (nada a ver com trabalhadores comuns), drogas e armas. Ou seja, aquela conversa de que foi gente simples que engendrou tudo, que a polícia foi violenta, que os pobres coitados estavam apenas tentando sobreviver, tudo papo furado de criminoso. Agora, os detidos serão processados pelos danos que praticaram, inclusive destruindo um bem público, com tudo o que havia lá dentro. Até documentos pessoais dos policiais foram incinerados. Resposta rápida para ato criminoso e de vandalismo. Tomara que a Justiça seja tão ágil também para condenar os envolvidos.

 VERGONHA NO AEROPORTO - Um conselho à administração do aeroporto Jorge Teixeira, que de internacional só tem o nome. Não passem mais vergonha! Não façam os frequentadores ficarem também envergonhados, ao terem que ouvir um arremedo de sistema de som, que existe para comunicação com o público e que é pior do que aqueles dos mais modestos arraiais que a gente conhece aqui pela região. Tentar ouvir algum comunicado, para quem está, por exemplo, na área da praça de alimentação do aeroporto (aliás, uma das mais caras do país), é viver momentos de frustração e pena. Frustação porque não se consegue entender uma só palavra pronunciada pelos pobres coitados que tentam avisar alguma coisa. Pena porque a gente fica lembrando dos enormes investimentos já feitos para melhorar o aeroporto, com nosso dinheiro e o deixaram quase na mesma, mas certamente com um sistema de comunicação tão horroroso como nunca teve. Enfim, melhor seria usar placas e sinais de fumaça para avisar passageiros e usuários, do que essa porcaria que teimam de chamar de sistema de som.

 AS CÂMERAS VÃO FUNCIONAR! - Há notícias boas para a melhoria da segurança pública em Rondônia e especialmente na Capital, segundo anunciou o próprio secretário de segurança, coronel Caetano. A principal delas é a contratação, em breve, de mais 400 agentes de segurança. Serão novos policiais, mas também gente para atuar em várias áreas, inclusive em atividades internas, para que mais PMs possam ser liberados para ir para as ruas, cuidar da população. A outra relaciona-se com o sistema de câmeras de vigilância, quase uma centena, instaladas na Capital e que não funcionam. Segundo Caetano, tudo está preparado para que o sistema volta a funcionar muito melhor, inclusive de forma integrada, para que a câmara possa não apenas flagrar algum criminoso, mas, ao mesmo tempo, mostrar o rosto dele e identifica-lo imediatamente. Os delitos de trânsito também serão flagrados, numa parceria com o Detran. Agora, só falta mudar as leis para manter os bandidos presos nas cadeias, para termos, enfim, a verdadeira segurança pública.

TROCAS CONFIRMADAS - A troca de funções no alto comando da Prefeitura, anunciado há semanas nessa coluna, só agora se concretizou. O até então secretário da Fazenda, Luiz Fernando Martins, passa a ser o Chefe de Gabinete, atuando diretamente junto a Hildon Chaves. Breno Mendes, que ocupou o cargo até agora e que enfrentou muitas críticas, embora se reconheça sua total fidelidade ao chefe, vai ser o novo comandante da Empresa Municipal de Desenvolvimento, a Emdur, responsável principalmente pela iluminação pública da cidade. Para a Fazenda, assume um funcionário do quadro da Prefeitura: Luiz Henrique Gonçalves. Aliás, é o primeiro servidor do quadro a ocupar essa função entre as mais importantes na administração da Capital rondoniense. Podem haver outras mudanças mais à frente, mas por enquanto é isso. Vale lembrar que o advogado Amadeu Machado, convidado para assumir a Semfaz, abriu mão da missão. Hildon então optou por um servidor concursado para a função.

 PERGUNTINHA - Você considera otimistas ou apenas otários irrecuperáveis os que acham que, com todas as operações pega corrupto que estamos assistindo pelo país, a corrupção desenfreada, em toda a estrutura dos poderes, acabou de vez?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário