segunda-feira, 8 de agosto de 2016

SAÚDE - Saiba a importância de cuidar da saúde dos seus olhos

O público feminino também deve se preocupar, afinal, 60% dos pacientes com glaucoma no mundo, são mulheres.

A primeira coisa que você faz quando acorda é abrir os olhos e é a visão o sentido que mais vai usar até o fim do dia. Apesar desta dependência, o brasileiro não tem o costume de cuidar de sua saúde oftalmológica. Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.

--As pessoas têm o costume de procurar o oftalmologista apenas quando percebem sintomas de dores de cabeça ou dificuldade de leitura, para saber se precisam usar o trocar o grau dos óculos. Mas esta é apenas uma parte dos problemas que devem ser investigados - diz o Oftalmologista do Hospital Universitário da UFRJ, Márcio Morterá.

O cuidado com os olhos são um investimento importante para a saúde geral, já que problemas de visão interferem em muitos âmbitos da rotina. Para além da prevenção de doenças e outras consequências graves como a cegueira, a boa adaptação aos óculos, por exemplo, evita sintomas como tontura, ma-estar e falta de concentração.

--A alternativa de adquirir os óculos sem prescrição médica, como esses vendidos em camelô, são uma péssima opção para a saúde dos olhos. As lentes com certeza não serão ideais e farão apenas uma adaptação aproximada. Como qualquer automedicação, podem piorar os sintomas - alerta Márcio.

Glaucoma
Para além da adaptação do grau dos óculos, a ida ao consultório possibilita a realização de testes e exames de doenças comuns e incomuns que podem ter consequências irreversíveis para a saúde. O glaucoma, por exemplo, é uma doença silenciosa que é causadora de 15% dos casos de cegueira no mundo, perdendo somente para a catarata - 40% dos casos. Segundo a OMS, cerca de 1 milhão de brasileiros já foram diagnosticadas com a doença.

--A consulta com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é essencial para o diagnóstico do glaucoma. Somente este profissional poderá detectar a doença e analisar a pressão ocular, já que, na maioria dos casos, os pacientes não têm sintomas e quando procuram, em fase avançada, já estão com perda do campo visual ou com cegueira total -- diz o oftalmologista Richard Yudi Hida.

Diferente da catarata, que é reversível o glaucoma é consequência de um dano no nervo óptico causado pelo aumento da pressão ocular. Sem tratamento, esta lesão compromete as funções do nervo, o principal responsável por levar as informações visuais até o cérebro, podendo ser irreversível.

Pessoas com antecedentes de glaucoma na família, com mais de 40 anos, afrodescendentes ou asiáticos e diabéticos fazem parte do grupo de risco. Assim, aqueles que se encaixam em uma ou mais categorias devem realizar exames preventivos com maior frequência.

Fonte: Jornal A Gazeta de Rondônia




2 comentários:

Unknown disse...

A visão é um bem tão precioso que Deus nos deu generosamente...Que cada um de nós cuidemos bem dele👀

Unknown disse...

A nossa visão é um bem precioso que Deus nos deu generosamente... Que cada um de nós cuidemos bem dele!👀

Postar um comentário