terça-feira, 9 de agosto de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM FIO DE ESPERANÇA: HÁ LEIS QUE JÁ SÃO IGUAIS PARA TODOS!

Duas decisões judiciais nos últimos dias, deram um alento, uma sinalização positiva, um fio de esperança de que as coisas começam mesmo a mudar nesse país. E que as ideologias começam a ficar muito longe da interpretação das leis, fazendo-as iguais para todos os brasileiros e não apenas para alguns. A primeira delas foi em Rondônia. O juiz Carlos Roberto Burck, da 1ª Vara Criminal de Cacoal, condenou o índio Antonio Apucara Suruí pelos crimes de cárcere privado e grave ameaça. O mais importante não foi a pena, por demais justa, já que o indígena ameaçou de morte e manteve trancadas numa sala de escola onde suas filhas estudavam, vários professores e funcionários. Ele queriam que suas vítimas dissessem onde estavam as garotas, que lá estudam. Tempos depois, se descobriu que uma delas fugiu com o namorado. O importante foi o que Sua Excelência escreveu na sentença: ele ignorou o pedido da Procuradoria Especializada da Funai, que queriam fazer a defesa do índio. Segundo o juiz, “trata-se de indígena plenamente integrado”, “professor em aldeias indígenas” e, então, “como qualquer cidadão, não há porque crer-se da impossibilidade do o próprio denunciado, sem assistência da Funai, defender-se em ação penal!”.  Toma-lhe! È uma decisão histórica, porque coloca um indígena acusado de um crime, na condição de cidadão brasileiro e não mais de um pobre coitado que nada sabe, quando se trata de responder a algum delito.

Outro caso, no mesmo tom,  ocorreu em Goiás, com a decisão de mandar para a cadeia quatro membros do MST, sob acusação de terrorismo, tomada por pelos juízes Thiago Boghi, Rui Carlos de Faria e Vitor Umbelino Junior.  Na denúncia, o Ministério Público alegou que os sem-terra fizeram ameaças a funcionários de uma fazenda e roubaram  uma máquina agrícola. Não há referências a uso de armas de fogo pelos sem-terra, que teriam usado apenas armas brancas, como facões. Aviso à LCP, armada e praticando atos de terror em Rondônia: a Justiça vem aí!

PIMENTA CONFIRMADO
Mais um candidato está confirmado oficialmente para disputar a eleição municipal em Porto Velho. O PSOL definiu mesmo Pimenta de Rondônia como seu representante. Solitário, o partido não tem ainda o nome do vice, mas manteve sua tradição de se fazer presente nas urnas. Pimenta, um pequeno empresário, já concorreu à Câmara Federal, ao Senado e ao Governo do Estado,  mas nunca disputou a Prefeitura. É um socialista apaixonado, que defende as ideias do partido e se sacrifica, sempre que chamado, para participar de eleições, mesmo sem ter qualquer chance de vitória. Com muito poucos membros em Porto Velho e Rondônia, o PSOL ainda sobrevive, do jeito que pode. E Pimenta de Rondônia sempre esta disponível, para ajudar seu partido.

CASA AMARELA NA WEB
Não há nada que supere uma boa ideia. E o blogueiro e jornalista Tadeu Itajubá as tem seguidamente. A última dele é lançar uma web rádio, a Cabana Amarela, a primeira especializada em música sertaneja do seu gênero, na floresta amazônica. Tadeu, que nas horas vagas é também um cozinheiro de mão cheia, recebe no seu sítio muitos amigos. Aproveitou o nome do local que já está se tornando famoso entre seus colegas de profissão, já que os recebeu sempre com grande pratos produzidos por ele mesmo, para batizar a sua emissora web que entra no ar em breve. 

SEM APOIO FEDERAL
O PT vai de Roberto Sobrinho. O vice também deve ser petista, porque até essa semana não havia qualquer outra sigla anunciando adesão ao projeto petista. Com chapa pura, Roberto tenta mais um mandato. Vai para o palanque fazendo comparações de suas administrações com a de Mauro Nazif e se apresentando como quem conhece os problemas da cidade e pode resolvê-los. Sobrinho terá contra si muitos problemas, incluindo os judiciais, mas também o péssimo momento que vive seu partido, no país inteiro e em Rondônia também. A perda do governo brasileiro, que é certa, com a cassação de Dilma Rousseff, também será um problema a mais, já que ele perderá o discurso da proximidade com o poder central. Não será fácil, mas Sobrinho está otimista, mesmo com todo o quadro negativo que se apresenta ante ele.

HOMENAGEM À BÁRTOLO
Valter Bártolo, primeiro administrador de Vila de Rondônia (hoje Ji-Paraná), músico, notívago, com um rol de amigos que preencheria duas listas telefônicas; cantor de tango que encantou até os argentinos; rondoniense que gravou seu primeiro disco, apenas com músicas próprias, em 1963;  receberá uma homenagem especial do Governo de Rondônia. Filho da região de Guajará Mirim, Valter morreu em novembro de 2012 e a partir de agora dará nome ao barco-hospital que atenderá a comunidade da sua região de nascimento. Familiares do inesquecível Valter Bártolo participarão da cerimônia, que será realizada em Guajará na terça-feira da outra semana, dia 16, Homenagem das mais justas a um rondoniense que jamais deve ser esquecido, por tudo o que representou para esta terra.

LAMENTO DE UM PAI
“Hoje, quinta-feira, 28 de Julho, quero fazer a minha homenagem à minha filha, que Deus levou. Nesse dia ela estaria completando 21 anos de vida, junto de nós, como sempre esteve. Mas a festa está sendo lá no Céu. Estamos aqui, minha filha: o Júnior, sua mãe e eu, seu pai, muito tristes nesta data. Você foi uma filha exemplar. Nós sempre vamos te amar”! O texto, publicado na semana passada e recheado de lamentos e tristeza, é de Paulo César Silveira Freitas, pai da jovem Naiara Karina, assassinada brutalmente em janeiro de 2013, em Porto Velho. Paulo César, seu lamento e sua tristeza e uma família destroçada pela dor, tornaram-se símbolo de tantos brasileiros que perderam seus entes queridos, mortos por animais que se travestem de seres humanos.

PERGUNTINHA
Se você fosse dar uma Medalha de Ouro a um brasileiro, quem você escolheria para ser agraciado com a maioria honraria dos Jogos Olímpicos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário