quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SONO - Dicas para você dormir bem

Dificuldades para dormir? Saiba que você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), 69% dos brasileiros têm dificuldade para dormir. Assustador, não?

Tchau, tchau eletrônicos 
Esta primeira dica é preciosa: nada de ficar vendo o Whatsapp ou Facebook antes de dormir, seja no computador, tablet ou smartphone. Além de te deixarem mais ligados (o ritmo da internet é frenético, convenhamos), a intensa luz azul interfere em nosso organismo, já que nosso cérebro associa a claridade dos eletrônicos com a luz do sol.

Chuva de travesseiros
Muitas pessoas colocam muitos travesseiros debaixo da cabeça, o que além de prejudicar a coluna acaba atrapalhando o sono. Se você não consegue dormir com poucas almofadas, procure distribui-los pela cama:  abrace um, coloque outro no meio das pernas, outro no joelho, etc. Ou seja, escolha as posições que te deixe confortável, sempre tendo um mente a saúde da sua coluna.

Exercite-se!
"Blá, blá, blá, os benefícios dos exercícios físicos". Não faz essa cara, você sabe que essa dica não é balela. Movimentar-se faz com que você pegue no sono mais rápido. Apenas evite fazê-los num horário próximo à hora de ir para a cama, já que isso dificultará o desligamento da mente, já que ela estava trabalhando num ritmo bastante intenso.

Ajuste a sua posição
Você sabia que o seu corpo reage diferentemente à posição no qual você vai dormir? Por isso é tão difícil sentir-se confortável.Ás vezes dormir de lado funciona para você, mas não para o seu amigo. A ideia é apostar no velho esquema de tentativa e erro.

Alimentos pesados, não!
Também já estamos carecas de saber que cafeína, Coca-Cola e derivados podem te deixar em estado de alerta. Mas outras comidas, como carne vermelha, podem ter o mesmo efeito, já que o corpo demora pra processar. Comida em excesso, especialmente carboidratos, também podem ser desfavoráveis na busca do sono perfeito.

Associe cama ao sono
Usar a cama para outras atividades pode ser um dos principais vilões nessa empreitada. Quando o cérebro entende que a cama é um local para dormir, fica mais fácil fazer com que o sono venha. Agora, se você costuma comer, usar o computador ou mesmo ler um livro na cama, a sonolência poder se tornar mais difícil.

Fonte: Distúrbio do sono. net


Nenhum comentário:

Postar um comentário