domingo, 22 de novembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

É UM OUTRO LULA, É UM OUTRO PT, É UM OUTRO BRASIL!

Era um dia frio em meados dos anos 80. Em Praia Grande, litoral paulista, um ginásio de esportes em fase final de obras recebeu quase 10 mil pessoas, para um encontro de sindicalistas.  Gritaria geral! Barulho ampliado pelo sistema de eco dentro da obra não terminada. Quando a principal atração chegou, podia-se ouvir uma mosca no ambiente. Nem um som vinha da plateia. Na mesa principal, um operário, Luis Inácio Lula da Silva, então o grande líder do povo que enfrentara a ditadura militar e se consagrava como o maior dos sindicalistas. Autoditada e uma espécie de boneco de ventríloquo superdotado, porque em cada colo que sentava, absorvia a maioria dos ensinamentos, Lula se tornou um dos mais carismáticos líderes mundiais. Duas vezes Presidente do Brasil, ele chegou esta semana aos 70 anos, agora descendo as escadas da glória e da popularidade. Se houvesse eleições hoje, ele ainda estaria à frente de nomes como Fernando Henrique, Aécio Neves, Geraldo Alkmin ou qualquer outro dessas figuras carimbadas da política nacional. Mas seus índices de popularidade, que chegaram a ser estratosféricos, hoje o são minguados. Apenas 23% dizem que ainda votariam nele, enquanto 55% afirmam que jamais o escolheriam novamente nas urnas.
 A decadência de Lula é a decadência do PT. O partido que ele criou, está sendo destruído por ele mesmo, por ter tomados decisões infelizes, como indicar nomes como Fernando Haddad, o não prefeito de São Paulo e Dilma Rousseff, a presidente que já devia ter pedido o boné há muito tempo. Quando Lula sucumbir, todo o petismo sucumbirá também. Ele criou um partido para si mesmo e nunca preparou um sucessor. Nos seus 70 nos, Lula pode estar dando adeus à vida pública. Pouco tem a ver com aquele Lula que, quando abria a boca, silenciava multidões. Uma pena!
 PERIGO NO AR - Mais um confronto à vista. No garimpo de ouro de Pontes de Lacerda, cidade mato grossense próxima à nossa fronteira, a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança foram chamadas para retirar pelo menos mil garimpeiros que ainda permanecem no local, apesar da Justiça ter determinado a saída de todos. A notícia ainda pior é que muitos dos que ficaram à procura de ouro, estariam fortemente armados, inclusive preparados para enfrentar quem quer que seja. Não querem sair da área onde o ouro é abundante. Num só dia, por exemplo, um desses aventureiros teria negociado mais de 450 mil reais em ouro que retirou da mina. Incrível...
CORRIDA DO OURO - Aliás, em relação ao novo garimpo, que está fazendo novos riscos em poucos dias, dezenas de rondonienses estão se preparando para aventurar-se naquela região do nosso Estado vizinho. Muitos estavam já prestes a cair na estrada, com todo o aparato necessário para a garimpagem, mas desistiram, porque a “fofoca” está recheada de amadores e aventureiros que pouco entendem da corrida do ouro. Os mais experientes vão esperar baixar a poeira, esperar a Polícia Federal e Força Nacional retirar  milhares de pessoas do local, para só depois, com calma, irem para lá. Quem é experiente, sabe que o momento é de espera e não de ir correndo para enfrentar “os homi”!....
 REPÚDIO AO IBAMA - O deputado Aélcio da TV fez, num encontro do Parlamento Amazônico do Maranhão, o que a grande maioria dos habitantes da Amazônia gostariam de fazer: pediu um voto de repúdio ao Ibama, o órgão oficial do governo brasileiro a serviço das ONGs internacionais. Aelcio comemorou a volta das obras da recuperaçõ d BR 319, mas criticou duramente o Ibama, recebendo apoio de dezenas e dezenas de deputados de toda a região presentes ao evento, na semana passada. A 319 é vital para mais de 3 milhões e 700 mil amazônidas, destacou o deputado rondoniense.
 O PERIGO DOS EXTREMOS - Idiotas da extrema direita, tão nocivos ao país quanto os petralhas politicamente cegos, andam convocando a população, pelas redes sociais, pra derrubar o governo e pedindo a volta do regime militar. São perigosos, mas felizmente, apenas uma meia dúzia de doentes sociais, que querem impor suas vontades sobre a maioria da população, implantar de novo uma ditadura e colocar o povo sob seu tacão. Quando convocam ida às ruas, nunca são mais que uma centena. Deveriam ser processados e responder pelos crimes que anunciam e assinam pela internet.
 CAMPEÕES DA ROBÓTICA - O deputado Cleiton Roque, representante da região de Pimenta Bueno na Assembleia, ainda todo feliz com a vitória dos estudantes de uma escola da sua cidade num campeonato diferente. Os alunos do novo ano da Escola Anísio Serrão de Carvalho, venceram o Campeonato Estadual de Robótica. Os estudantes Caio César Colonese,  Eduardo Cardoso e Heloisa ilena Moraes, vão agora representar Rondônia na fase nacional da competição, em Uberlândia, Minas. No geral, a qualidade da educação por aqui e no pais está muito ruim, mas sempre há professores especiais e estudantes especiais que conseguem mostrar todo o seu talento, quando recebem as oportunidades. Esse é o caso
 PERGUNTINHA - Dá para ter esperança ainda no futebol brasileiro, quando o Corinthians será campeão com grande facilidade, tendo apenas um time mediano e com um craque apenas em seu treinador?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário