Olá meus amigos, a tempos vocês estão me cobrando teste da Yamaha MT-09, e chegou a hora. Agradeço pela confiança de vocês que admiram meu trabalho, imparcialidade, e sinceridade. Se desejar pode comentar no final da pagina.
A tão falada MT-09, confesso que estava ansioso para testá-la, pois muitos falavam tão bem da moto e quando recebi a motoca da Yamaha para o teste, não achei tudo isso.
Vamos lá, sem rasgação de seda, como eu gosto de escrever e como eu gostaria de ler.
Na verdade recebi duas motos, a primeira encontrei algumas características que não batiam quando eu assisti um programa de televisão que passa domingo pela manhã.
Para não falar besteira e ser injusto, resolvi pedir outra moto para Yamaha, e realmente eu tinha razão, a moto não apresentou o problema de mapeamento do motor como havia constatado, mas o resto continuou.
No geral a moto é boa, imponente, robusta, design de bom gosto, possui um torque e boa aceleração, onde você não precisa ficar reduzindo, só engatar a sexta marcha e acelerar, desde baixas rotações ela apresenta uma grande força e se torna uma motoca bem divertida.
Painel da MT-09 é completo, totalmente digital e conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em reserva, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão.
Como se saiu?
Primeiramente vamos para o dinamômetro:
Assista vídeo onde comprova velocidade de cada marcha e a velocidade final, que atingi também na pista, pouco frustrante não passar dos 225Km/h em uma moto de 900cc.
Assista vídeo onde comprova velocidade de cada marcha e a velocidade final, que atingi também na pista, pouco frustrante não passar dos 225Km/h em uma moto de 900cc.
Resultado dinamômetro:
Velocidade atingida de cada marcha
1° marcha 92Km/;h
2° marcha 126Km/h
3° marcha 175Km/h
4° marcha 206Km/h
5° marcha 225Km/h
6° marcha 226Km/h
Potência do Motor: 111,91CV
Torque: 9,75Kgf.m
Na cidade:
MT-09 na cidade é uma boa moto, no transito se sai muito bem, é maleável e fácil de contornar os obstáculos no transito se tratando de São Paulo, mas se pudesse esterçar mais o guidão seria melhor.
A embreagem é um pouco dura, na cidade é um bom exercício para os dedos.
Não gostei muito da suspensão traseira , especialmente na calibração do amortecedor, na minha opinião falta uma calibração com retorno mais lento para melhorar absorção nas pequenas ondulações (as bem curtinhas), seria uma regulagem fina para melhorar o trabalho do começo do amortecedor, e no Brasil o asfalto não é um tapete, então seria uma modificação bem vinda.
De resto a suspensão cumpre bem seu papel na cidade.
Na estrada:
No quesito do motor, tem muita saúde e não tenho queixas e só elogios, os 3 cilindros empurram com força em todos os regimes, possui uma boa estabilidade em linha reta até uns 170Km/h suportando andar tranqüilo, más tem que respeitar os limites de velocidade, testei na pista ok.
Moto é confortável, possui boa posição de pilotagem.
Estrada com curvas de baixa velocidade a moto está em casa, faz muita curva, com a maior facilidade e muito prazerosa de pilotar.
Devido a suspensão traseira ser muito mole, mesmo com a regulagem de mola no mais duro, não gosta de curvas de media para alta, a moto balança demais, dobrando muito.
Em altas velocidades acima de 180KM/h a moto fica muito leve, e é facil sentir que ela começa a ficar insegura, se fosse uma moto de menor potência eu até aceitaria isso numa boa, mas uma moto de 900cc não poderia acontecer isso, tanto é instável que ela limita por volta de 225Km/h.
Notei outra questão sobre uma mudança que eu indicaria, devido ao design do banco, tem um parte que afunila e por ali quando você pega um piso molhado por este espaço, o pneu traseiro joga água diretamente nas costas do piloto, e aconteceu comigo.
Tinha acabado de chover, pista molhada, eu estava de jaqueta impermeável e calça jeans, num certo momento notei que minhas costas estava molhada, e foi ai minha surpresa, água entrava entre minha calça e a jaqueta, depois de um percurso de 25 Km eu estava com minhas costas toda molhada, mesmo com uma jaqueta impermeável, este quesito também deveria ser revisto pela fabrica.
Níveis de potencia do motor: MT-09 possui 3 modos
STD: modo intermediário de potencia
A: modo mais brusco na aceleração
B: modo mais suave na aceleração
Resumo:
uma boa moto para cidade, estrada e lazer, possui freios ABS de série que deixa mais seguro a pilotagem especialmente com pista molhada, motor consome por volta de 19,0Km/l, valor a partir de R$37.990,00.
Moto é divertida, e seu habitat não é velocidades altas, suspensão traseira é razoável, e a dianteira é muito boa com varias regulagens e um ótimo curso.
Ficha Técnica / Dados Técnicos da Yamaha MT 09
- Comprimento Total0 75 mm
- Altura do Assento 815 mm
- Peso Líquido 191 Kg
- Distância entre-eixos 440 mm
- Motor4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 12 válvulas
- Quantidade de Cilindros3 cilindros
- Diâmetro x Curso 78,0 mm x 59,1 mm
- Taxa de Compressão 11,5 : 1
- Potência Máxima 115 cv / 10.000 rpm
- Torque Máximo 8,92 kg-m / 8.500 rpm
- Sistema de Partida Elétrica
- Capacidade do Óleo do Motor 3,4 L
- Capacidade do Tanque de Combustível 14 litros (2,8 litros reserva)
- Sistema de Ignição TCI
- Câmbio 6 velocidades
- Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W) Bridgestone S20F / Dunlop D214F
- Pneu Traseiro 180/55 ZR17 M/C (73W) Bridgestone S20R / Dunlop D214
- Freio Dianteiro Disco duplo hidráulico 298 mm (ABS)
- Freio Traseiro Disco hidráulico 245 mm (ABS)
- Suspensão dianteira / cursoGarfo telescópico / 137 mm
- Suspensão traseira / cursoBalança traseira tipo Monocross com link / 60 mm (curso roda: 130 mm)
- Cilindrada Real 847 cc
- Cores Matt Grey, Deep Armor, Blazing Orange
Fonte: Moto Espor - Autor do Texto: Marcos Branco - Fotos: Josué Vicente
Um comentário:
legal os comentarios..tive umae amei a moto...se alguem se interessar tenho para venda suporte de bau e afastador de alforges para ela, marca scam, interessados envie para rsfontinha@gmail.com abraço e sempre na estrada sobre 2 rodas !
Postar um comentário