segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A INFLAÇÃO SUBINDO, OS COMBUSTÍVEIS E O ESTELIONATO ELEITORAL

A inflação está bem mais alta do que apontam os índices oficiais. Qualquer pessoa que vá  a um mercado ou um motorista que abasteça seu carro; quem receber a sua conta de energia do mês ou for comprar uma roupa; quem comprar frutas, tiver que pagar seu cartão de crédito ou ficar no vermelho no banco, sabe que os 10 por cento alardeados pelo governo, foram há muito ultrapassados. Claro que há abusos, porque nesses períodos de crise sempre tem os canalhas, que pisoteiam a população, roubando nos preços. Mas no geral, os custos são mesmo assustadores. Nada do que o governo Dilma anunciou na área econômica se confirmou. Quando a inflação já começa a bater nas duas vezes e meia do previsto, é sinal de que  a coisa realmente perdeu o rumo. Tem notícia pior? Infelizmente tem.  Inflação vai crescer. Os combustíveis, que já estão com preços absurdos, vão aumentar ainda mais. Aliás, com relação a combustíveis, para Rondônia a situação  pode ser muito ruim. Há um risco concreto de que comece a faltar gasolina e óleo diesel nos postos, principalmente na Capital, já no início da próxima semana, não pelo preço, mas por falta de transporte.
 Mas a mais temida de todas as notícias ainda está por vir.  Há uma conversa insistente de que as contas de energia podem aumentar em até 51 por cento, a partir de janeiro. Em Rondônia, onde os reajustes chegaram  a patamares exorbitantes, a situação pode se tornar caótica. Há famílias inteiras que terão que utilizar até metade do que ganham, apenas para cobrir os custos do consumo de energia. O estelionato eleitoral que funcionou para muitas coisas, também foi útil no caso da energia. Enganou a todos. Enquanto  a Presidente alardeava que as contas diminuiriam, na surdina se preparavam reajustes pornográficos. Pobres de nós. Pobre do Brasil!
 A LUTA DE GUAJARÁ - Guajará Mirim ainda vive uma crise, mas ao menos há alguma luz no final do túnel, depois de um longo tempo de graves problemas e abandono. Com  perspectiva de conclusão das obras da BR 425 (finalmente feitas com qualidade), além de investimentos federais e estaduais em vários setores, a cidade começa a reagir. O deputado Dr. Neidson, filho de Guajará e que conhece profundamente toda aquela região, está otimista  e fala sobre o trabalho que está realizando na Assembleia. Ele é o entrevistado do programa DIRETO AO PONTO, neste sábado, nas 21 emissoras da SICTV/Record. Começa às 13h20, neste sábado.
 VOLTOU O BOM SENSO - Não se sabe até quando, mas ao menos por enquanto, voltou a reinar o bom senso na questão das obras da BR 319. Pressionado de todos os lados, o Ibama liberou a continuação dos serviços. Com apoio de parte importante o Ministério Público, algumas áreas do Judiciário e com exigências das ONGs internacionais,  quem sempre obedece, o Ibama teve que recuar, porque as autoridades da região tiveram o aval o governo central, que essa vez atendeu a pressão dos  representantes rondonienses e amazonenses. Se a Justiça não muar tudo de novo,  BR 319 finalmente será concluída, acabando com um abandono de quatro décadas...
 NÃO SÃO SÓ AS ONGS... - O esforço das  licenças políticas e empresariais, que se deslocaram pela BR 319 inacabada desde Porto Velho até Manaus, clamando pela conclusão da obra, deu finalmente resultado, até pelo apoio recebido em todas as localidades por onde a caravana passou. Mas a pressão que funcionou mesmo foi dos parlamentares: dois senadores (Valdir Raupp e Acir Gurgacz), de deputados federais e estaduais (de Rondônia foram 15 na comitiva; do Amazonas só dois), além de representantes da Fiero e outras entidades, mudaram o rumo da decisão do Ibama. Parece que agora, não são só s ONGs que mandam na Amazônia!!!
 QUANTOS SÃO? - Vários leitores da coluna, publicada hoje em mais e 40 sites e Blogs no Estado,  estão comentando a decisão da Câmara de Vereadores de demitir 330 servidores, nesta semana. O principal questionamento é sobre o número absurdo de comissionados, já que toda essa gente foi  demitida e tudo continua funcionando normalmente. Onde anda a transparência, já que ninguém sabe oficialmente quantas pessoas trabalhavam no poder e porque ele inchou a ponto de se ter que realizar tantas demissões? Mas, falando sério: não é gastança demais  para um  poder que dá tão pouco em troca, para sua comunidade?
 OS LOUCOS E OS OUTROS - Continua sem solução o caso dos búfalos que se multiplicam e destroem tudo pela frente, na Fazenda Pau D´Olho, na região do Vale o Guaporé. Sem predadores naturais (seus únicos inimigos são os leões, para se dar um ideia da fúria dos animais, eles se multiplicam e acabam causando sérios danos ambientais, enquanto autoridades que não sabem o que fazer, ficam dando palpites furados, sem resolver o problema. Atualmente, são mais de cinco mil animais, alguns pesando até uma tonelada, devastando pastos e campos. Ambientalistas fanáticos não querem que se toquem nos búfalos e quem não é doido quer que haja um controle rígido desta perigosa população de animais deste porte.
 PERGUNTINHA - Se os 330 demitidos da Câmara Municipal de Porto Velho não faziam e nem fazem falta, já que tudo continue funcionando normalmente por lá, por que toda essa gente foi contratada?
Fonte: Jornalista Sérgio PLires

Nenhum comentário:

Postar um comentário