Muita gente sabe, outros tantos ignoram e outros, ainda, nem dão bola para o período de "amaciamento" do motor. Afinal, o que é, por que e como amaciar o motor de sua moto?
O que é o "amaciamento"?
O amaciamento do motor consiste no ajuste entre as peças internas do motor e coligadas. Tais peças são: pistão, anéis, cilindros e também virabrequim, bielas, comando de válvulas e até engrenagens do câmbio.
Por que amaciar?
Nas motos recém-saídas da fábrica, as peças ainda novas possuem pequenas rugosidades em certas partes que precisam ser alisadas para dar melhor encaixe e diminuir o desgaste por atrito. Para que isso ocorra, não é necessário levar a moto ao mecânico e pedir para que ele as alise. Isso acontece com o tempo e com o uso que o proprietário faz de sua moto, onde as peças, elas mesmas, vão se ajustando com o próprio atrito.
Como amaciar o motor?
Principalmente, nos primeiros 1.000 km, não abuse da moto. Mas, não é legal, por outro lado, andar parecendo uma tartaruga no cio. Assim, ela será uma moto frouxa. Procure, no entanto, não exagerar nas rotações do motor, procurando sempre respeitar seus limites. Em motos equipadas com conta-giros, é fácil reconhecer esses limites, devido às medidas impressas no mostrador e, naquelas que não contam com tal equipamento, é necessário saber a hora certa de trocar a marcha (especialmente, em alta) tendo, como referência, o ronco do motor - ele próprio parece "pedir" a troca.
Não há mal algum em viajar com sua moto durante o período de amaciamento. Basta reconhecer e respeitar os limites, como já foi dito. Quanto mais tempo, numa viagem, você manter a moto numa marcha só (a mais alta, é claro), melhor será o amaciamento. Isso garantirá um desempenho muito melhor de sua motocicleta, além de gerar maior economia de combustível, futuramente.
No mais, para garantir o amaciamento perfeito, mantenha sempre o óleo dentro do prazo de validade - que varia por km rodado e qualidade do óleo - e sempre no nível correto.
Simples né? Leia também as dicas a respeito do amaciamento do motor da sua moto nova que constam no manual do proprietário.
Fonte: Texto pelo motociclista Mozart Forasteiro - Rock Riders
Nenhum comentário:
Postar um comentário