UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO
A decisão do Tribunal Regional, por 4 votos a 3 pela perda do mandato do governador Confúcio Moura e de seu vice, Daniel Pereira, causa um estrago enorme na política do Estado. A condenação foi surpreendente, porque o que se esperava, pelo que se ouvia nos bastidores, é que Confúcio sairia chamuscado, mas não queimado deste processo. O voto de Minerva do presidente do Tribunal, o desembargador Péricles Moreira, colocou a estrutura da política estadual numa saia justa. O que acontecerá agora? Praticamente todos os olhos se voltarão para o Tribunal Superior Eleitoral, para onde os recursos serão encaminhados. Pela letra fria da lei, Confúcio e Daniel teriam que deixar o cargo imediatamente. Mas seus advogados já estão trabalhando em direção a um efeito suspensivo da decisão do TRE. A principal alegação seria que a saída intempestiva poderia causar graves danos ao Estado. Em situações semelhantes, o TSE tem concedido a suspensão até que haja decisão final. Mas pode também não ocorrer. Isso é apenas um estudo de futurologia.
A verdade é que, mesmo que consiga suspender a decisão até que o TSE dê seu veredito final, a administração estadual viverá uma espécie de limbo, sem saber se Rondônia terá o mesmo governante daqui a alguns meses ou se não o terá mais. As ações de governo, o planejamento, o discurso da crise econômica, as dificuldades de negociações das categorias de servidores que ameaçam greve, tudo ficará num contexto complicado e sem a certeza de que as decisões tomadas agora, valerão lá na frente. A decisão do TRE rondoniense, pode mudar tudo na política deste Estado. A bola agora está com o TSE. A insegurança política deste período pode causar sérios problemas ao Estado. Mas, todos torcemos que essa situação seja resolvida logo, seja qual for a decisão final.
GARRAS AFIADAS - O segundo colocado na eleição ao Governo, Expedito Júnior, não conseguiu respirar direito a partir do início da tarde deste quinta e seu telefone não parou de tocar um só minuto, quando foi anunciada a decisão do TRE. Seus eleitores e partidários comemoram efusivamente o resultado dos votos dos desembargadores. Há ainda um longo caminho jurídico pela frente, mas é claro que os tucanos e seus aliados estão com garras afiadas e prontos para assumir o poder, caso isso seja determinado na decisão final. A oposição no Estado está em alvoroço e bastante otimista.
JAQUELINE? - Como os votos de Confúcio Moura foram anulados, há quem defenda a tese de que deveria haver nova disputa de segundo turno, entre Expedito Júnior e Jaqueline Cassol. A coluna ouviu alguns especialistas e todos acham que essa tese não vinga. Pela legislação vigente, o segundo colocado na disputa, Expedito Júnior, é quem assumiria em caso de cassação definitiva de Confúcio. Mas, é claro, o tema é rico para discussão. E ela vai longe...
MUITOS OUTROS LANCES - A eleição ao governo ainda terá muitos lances na área judicial, depois deste que cassou, no TRE, o registro da candidatura de Confúcio e seu vice. Há outros processos ainda contra o eleito e, da mesma forma, o tucano Expedito Júnior também está enfrentando dificuldades com a prestação de contas perante a Justiça Eleitoral. A situação se desenha como em várias outras ocasiões e em todas as regiões do país: nem sempre é o voto do eleitor que decide quem será o eleito. Ele só governa, mesmo, depois te ter o aval da Justiça, o que pode levar semanas, meses e até anos. Tomara que isso não ocorra em Rondônia.
CÂMERA LENTA - Recomeçaram, mesmo que em slow motion, ou seja, em câmera lenta, as obras dos viadutos de Porto Velho. O consórcio de empresas, incluindo a conhecida e respeitada rondoniense Madecon, garante que agora os serviços só param quando tudo estiver pronto. O maior problema, neste reinício de atividades,é o caso do viaduto abandonado do Trevo do Roque. Quando os trabalhos foram reiniciados, o local se transformou num verdadeiro nó para o trânsito pesado. Espera-se que se encontre uma solução que concilie as obras e o andamento do tráfego.
CRAQUES DÃO EXEMPLO - O jovem Mateus Leoni, rondoniense que joga no Vitória da Conquista, da Bahia, deu um exemplo de gentileza e esportividade, que se transformou em notícia nacional. Depois de levar um carrinho violento do palmeirense Arouca, no jogo de quarta-feira, Mateus aceitou o pedido de desculpas do adversário. Os dois trocaram mensagens pelas redes sociais. Arouca afirmou que "foi uma atitude muito legal e rara no nosso meio! Fico feliz em saber que está tudo em ordem. Ao Mateus, sucesso, por ser um bom jogador e um cara de boa índole!"
PERGUNTINHA - O que será que vai dizer, no discurso que fará à Nação neste domingo, a Presidente Dilma Rousseff, além de homenagear o Dia Internacional da Mulher?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário