domingo, 29 de março de 2015

O que provoca calvície? Especialistas explicam

Caspa provoca calvície? E estresse? Ter mãe ou pai calvo significa que os filhos sofrerão do mesmo problema? Muitas dúvidas que rondam o assunto têm fundamento, mas outras não passam de lenda. Para explicar o que de fato é verdadeiro e o que é muto, UOL Beleza conversou com tr~es tricologistas (médicos especializados em cabelos). A seguir, eles compartilham o seu conhecimento.

  1. Homem com muito pelo no corpo tem mais chance de ser careca? Mito. Não existe nada que comprove essa relação. Pode-se cogitar que, por conta do mecanismo hormonal de queda capilar ser o mesmo do crescimento dos pelos do corpo, essas duas situações possam estar correlacionadas. Se caso fosse assim, todo calvo seria peludo e vice-versa; mas não é o que acontece.
  2. Calvos têm menos chance de ter câncer de próstata? Mito. "Há vários estudos que apontam o contrário e mostram que alguns padrões de calvície podem, inclusive, ter relação com o risco maior para o câncer de próstata", acredita o Dr. Ademir Jr, médico e presidente da Academia Brasileira de Tricologia. Já Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, argumenta outra razão: "Coincidentemente o mesmo hormônio, o DHT (Diidrotestosterona), é responsável pela calvície genética e pelo câncer de próstata, mas isso não significa que o calvo é mais propenso ao câncer de próstata, pois as doenças advém de genes diferente".
  3. Caspa causa calvície? Mito. A dermatite seborreica, como é chamada a caspa, pode aumentar a queda dos cabelos, mas jamais provocar calvície severa ou definitiva.
  4. Se o homem chegou aos 40 anos com cabelo, está descartada a possibilidade de ficar careca? Mito. Em alguns casos, a calvície pode surgir a partir dos 40 anos. O que muda é que nessa circunstâncias ela se desenvolve de forma mais lenta e gradativa. Quanto mais cedo a calvície se manifesta, pior é o prognóstico. No entanto, 90% dos homens que possuem a gene da calvície manifestam os sintomas a partir desta idade; já aqueles que não herdaram o gene da calvície não vão ficar carecas em nenhuma idade.
  5. Ter pai ou mãe com problemas graves de calvície significa que os filhos serão calvos? Depende. Pode ser que sim, já que as chances são maiores por hereditariedade. Mas há casos em que, por conta do padrão genético dos pais, os filhos podem não desenvolver o problema.
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário